11 de janeiro de 2009

Uma fotografia por domingo (76)

Festa de S. Gonçalinho, em Aveiro...

Para quem não sabe do que é a essência desta festa, eu explico:
As pessoas vão ao cimo da igreja e, para cumprirem as suas promessas, atiram cavacas cá para baixo.
O pessoal cá de baixo diverte-se a tentar apanhar as cavacas e a tentar não apanhar com elas, que aquilo, se nos acerta, dói que se farta!
O pior é que há uns gajos com umas nassas enormes que apanham quase tudo...
Concorrência desleal, é o que é!
Apesar disto, há cavacas para todos. Algumas são apanhadas do chão, mas não fazem mal nenhum à saúde (eu posso comprová-lo!)


Outros aspectos da festa: iluminação e fogo-de-artifício.

Esta parte é menos perigosa, mas também é muito menos divertida!




8 comentários:

ameixa seca disse...

Não conhecia isto... atirar cavacas de cima da igreja he he Muito fixe! Aqui ninguém dá nada a ninguém :)

saltapocinhas disse...

tens de vir à festa ameixa!
é giro!
e as cavacas são boas...ainda tenho 2 para comer!

Anónimo disse...

Saltapocinhas:

Volta não volta, lá venho fazer-te uma visita. Não costumo é deixar comentários. Hoje deixo ao ler o teu post do São Gonçalinho em Aveiro. Tenho essa festa com todos os detalhes no primeiro volume da colecção "Festas e Tradições Portuguesas", que elaborei para o Círculo de Leitores em 8 volumes e cujas fotos (15) ilustram bem a festividade . A graça está em que coloquei no meu Sarrabal um post sobre São Gonçalo de Amarante, celebrado ontem, dia 10.
É sempre bonito lembrar as nossas tradições!
Abraço para ti da Soledade Martinho Costa

Anónimo disse...

Suponho que as cavacas sejam doces, se fossem cavacos, teriam sérios problemas em levar com um na moleirinha, eheh

Fora de brincadeiras, desconhecia por completo essa tradição que achei muito engraçada.

Boa semana!

snowgaze disse...

Isso é que é uma festa como deve ser! Em que altura do ano é que calha? :)

Didas disse...

Eu fiz um filme e tudo, daqueles beras que eu faço!

Carla disse...

Festa à parte...o meu príncipe recebeu esta sexta-feira o Magalhães...é como te digo...andaram a ler o teu blog ...LOL

bj

saltapocinhas disse...

obrigada Soledade!
tenho uma vaga ideia desses livros (sou sócia do CL) mas não os tenho.

bell: são doces e duras, muito duras!

snowgaze: é sempre em Janeiro, no fim-de-semana mais perto do dia 10, creio eu!

shakti: por este blog, que é pobrezinho e não chateia ninguém, não devem andar, mas tenho a certeza que andam por aquelesmais importantes e visitados.
como diz o outro "eles andem aí"

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews