12 de maio de 2005

Santa Joana

stajoana.jpg

Desenho da autoria de Luís Capela, 9 anos

Hoje é o feriado municipal de Aveiro, dia de Santa Joana, a padroeira da cidade.

Filha do Rei D. Afonso V e de D. Isabel, nasceu em Lisboa em Fevereiro de 1452.
Foi a primeira princesa de Portugal a receber o título de princesa herdeira do reino, por ter sido filha primogénita.
Dotada de grande beleza foi pretendida por vários príncipes europeus.
No entanto ela preferiu ser freira. Primeiro no mosteiro de Odivelas e mais tarde no Convento de Jesus de Aveiro.
Por imposição do rei e dos teólogos da corte, nunca lhe foi permitido professar, mas mesmo assim não abandonou o mosteiro, ficando a usar o véu de noviça.
Viveu na humildade e na pobreza aplicando as suas rendas no socorro dos pobres.
A sua caridade era tão grande que ficou conhecida como santa.

Morreu a 12 de Maio de 1490 e reza a lenda que à passagem do seu enterro pelos jardins do convento, as flores que ela havia tratado em vida caíram sobre o seu caixão.
Após este primeiro milagre, muitos outros lhe foram atribuídos levando a que fosse canonizada, duzentos anos depois, pelo Papa Inocêncio XII.

11 comentários:

red hair disse...

Nem mais! Eu que estou cá, confirmo tudinho! (tinha de vir, sem mim este post não teria qualquer credibilidade! hehehe...não ligues!)

Bom feriado! Ai que bom, vou dormir até tarde!

Anónimo disse...

Pois...eu vi logo que era feriado, mas eu tenho muito que fazer. Até mais logo :) Parabéns ao autor do desenho inserido no teu texto.

Dra. Laura Alho disse...

:) Mas andam por aí muitos aveirenses... :D

E hoje, apesar de feriado, estou tão cansada quanto ontem! Bahhhhhhh

Beijinho grande *

Anónimo disse...

Oi Professora, visitei seu blog e achei dezzz..prometo voltar mais vezes pra saber das novidades e o que mais essas crianças aprontamm...rs! Visite meu blog também, serás bem vinda lá!
Bjokas
Karen

Santos Passos disse...

É por isso que esse mundo não vai pra frente. A mulher destrói o jardim do convento (mesmo morta!) e ainda é canonizada.
Onde está a justiça?

DT disse...

Deixo-te apenas um olá e parabéns por este teu aprazível espaço!
Adorei o post com as frases das crianças no quadro! Quem conquista um grupo de crianças, tem bom coração!
Por último, deixa-me que te diga que tens uma terra muito bonita!
Bjs

Anónimo disse...

Admiro muito as pessoas que dedicam a sua vida a fazer o Bem! E não, minha querida, não casei com o amor da minha vida. Bj enorme e bom fsd. Fernanda

saltapocinhas disse...

@@ KAREN: Não deixaste rasto nenhum para eu poder retribuir a visita!!

@@ MICROBIO: Não é rainha, é princesa!!

@@ SANTOS PASSOS: És tãããão mauzinho...

Fragmentos Betty Martins disse...

Obrigada, fiquei a saber um pouco mais sobre "Santa Joana". Agora os meus parabéns também para o autor do desenho, tem os traços e as linhas que deve ter. E conhecendo o quadro que está no Convento de Jesus, em Aveiro, pode-se dizer que esse menino, tem muito talento.

Um beijo

Anónimo disse...

Há tanta coisa que não sei sobre o nosso país...que vergonha tenho ás vezes de confessar isto!

saltapocinhas disse...

@@ CLITIE: Vergonha é ter fome e não ter o que comer!! Eu também sou muito ignorante em matéria de história (e nas outras também!), mas a vida serve para isso mesmo: irmos aprendendo todos os dias uns com os outros!

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews