Isto para não falar na sobrecarga de trabalho de professores que passariam a acumular o trabalho normal com o de avaliador (e, disparate dos disparates, enquanto assistiam às aulas dos colegas teriam de deixar a sua turma entregue a um colega de mais "fraca qualidade" - já que os titulares, segundo a ministra, são "os melhores e mais bem preparados").
Agora, ao fim deste tempo todo, vem a CCAP*, dizer que, afinal,
"actualmente, muitos [professores] não possuem experiência, competência nem perfil para avaliar os colegas, como prevê o modelo de avaliação."
"Outros problemas e "tensões", acrescenta, [Alexandre Ventura, presidente da CCAP)] advêm ainda de alguns avaliados não reconhecerem competências pedagógicas aos avaliadores.
"Os professores avaliadores devem fazer uma nova formação de médio ou longo prazo ao nível do ensino superior."
E só agora repararam??
* Conselho Científico para a Avaliação dos Professores.
4 comentários:
O problema não é só terem reparado agora. O problema é que já há propostas para que sejam bem preparados. E eu, a esse propósito, digo o seguinte: pior a emenda que o soneto.
Será que este pesadelo não vai acabar?!
Parece-me a mim q poderá ser um sinal de que como já não sabem o que fazer com esta avaliação, vão arranjar maneira de recuar...
Bem. Com vocês não sei, mas onde estou a avaliação não parou. Andou e cumpre-se. Um dia faz-se assim, no outro já de outra maneira, mas foi até ao fim, para indignação de muitos (todos).
Quanto a essas formações, será que depois de feitas iremos reconhecer maior competência aos colegas que poucos anos têm a mais que nós? (para outros... quando têm mais).
Será que essas formações ensinam aos colegas a reconhecer em outros qualidades que por vezes eles não têm?
Será.... será?...
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