Já levei alguns "puxões de orelhas" por estar sempre a dizer que as famosas AEC (actividades de enriquecimento curricular ou apoio à família) servem apenas para entreter as crianças enquanto os pais não os podem (ou não querem, na grande maioria dos casos) levar para casa.
Que sou é mazinha, que aquelas actividades são mesmo muito úteis para as crianças aprenderem mais e patati patatá, dizem os defensores da tortura.
Se dúvidas houvesse sobre a verdadeira utilidade dessas "actividades", basta repararem no que vai acontecer na minha escola este ano lectivo: os alunos TODOS (cerca de 30) enfiados - nessas actividades - numa única turma!
Alunos dos 5 aos 11, do 1.º ao 4.º ano, todos no mesmo grupo!
E ainda há mais pormenores giros: as aulas de inglês têm (deviam ter?) durações diferentes conforme o ano de escolaridade dos alunos...
Resta-me apelar, na próxima reunião de pais, ao bom senso daquela gente, e tentar convencer os que possam que venham buscar os filhos no fim das aulas.
Para o bem da sanidade mental deles e também das pobres professoras que lá forem parar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Margarida Espantada
Margarida Espantada by Rodrigo Guedes de Carvalho My rating: 3 of 5 stars Gostei do livro mas acho que o autor exagera de mais em nomear ...
-
André Bárbara Davyd Diana Gabriel Helga Mafalda Margarida Mariana Nicole Rafael Rod...
-
Entre o gramado do campo Modesto, em paz se escondia Pequeno pirilampo que, sem o saber, luzia. Feio sapo repelente Sai do córrego lodoso, C...
18 comentários:
Há autarquias q continuam a brincar c o conceito das AEC e, consequentemente, com os profs das mesmas.. Gostava de ver quem manda dar aulas a 30 alunos de quatro níveis diferentes, dar uma aula para experimentar.. Pessoalmente, se puder evitar, ñ quero voltar a leccionar AEC enquanto, na prática, continuamos a ser tratados como profs de 2a e/ou babysitters p os alunos cujos pais os têm na escola até quase de noite!
Só tem uma aula extra curricular que meus filhos amam, e brigam comigo porque acho que é muito puxado para eles - esporte. O resto, concordo com você, é para aliviar os pais do pequeno tempo que tem com os filhos durante a semana.
Se muitos pais contassem as horas que passam com os filhos enquanto acordados, eles próprios ficariam admirados! Eu penso que é tão pouco que é difícil comunicarem sem ser com o "despacha-te, come depressa, estamos atrasados...". Muitas vezes, é mesmo porque não querem e quando se arrependerem disso já vai ser tarde!
Abraço
Concordo ctg que é muito dificil para qualquer prof. trabalhar com faixas etárias tão dispares.
Muitos pais continuam a pagar ATL, pq trabalham e têm necessidade de ter quem fique com os filhos até às 19h. Nestes casos, as crianças que vao para os ATL's e assim já nao ficam com o peso das AEC's, de terem que estar com aulas em permanência durante 7h por dia. Que seca, aturar gente crescida a debitar conceitos tanta hora, sem poderem brincar!
Se não brincam, onde descarregam as energias? Na sala de aula, claro!
Será mesmo que escola é depósito de crianças? Os pais pensam que sim e, pelo jeito, as escolas também! Pobres crianças!! Pobres professores: mais deveres, menos direitos. Bjsssssss
concordo apenas com a educação física...por questões de saúde! os miúdos têm excesso de actividades e depois não há tempo pra o que
é realmente importante no primeiro ciclo.. matemática e ler e escrever sem erros, são fundamentais! cada vez mais no 2º ciclo verifico que os meninos não sabem ler, escrever e nem falar correctamente português! entre mtas outras coisas que podia aqui escrever....
Evidentemente que é preferível uma criança poder ir para casa com a mãe após as aulas. Felizmente tive essa hipótese. Contudo não vejo qual o problema das AEC´S! Eu sou totalmente a favor das AEC’S, mas eu sou suspeito porque sou um desses professores que as dá.
Dou ciências e não sinto nenhum dos meus alunos encaixotados, muito pelo contrário.
Sinto que têm um grande entusiasmo pelo facto de irem ter ciências. A única coisa de que me queixo é falta de educação de alguns alunos, porque de resto tudo está bem.
O problema é como elas são planeadas e executadas. No meu caso elas brincam, pintam, constroem, manipulam aprendendo. Dou um ou dois exemplos: Telefone de fios. Eles constroem um telefone e brincam e depois eles próprios pergunta porque tal acontece e ficam a saber o que é a vibração. Ou então, brincar com bolas de sabão e ficam intrigados porque que razões uns conseguem e outros a bola arrebenta. E porque razão tem de ser dentro de uma sala de aula? Não há o recreio? E poderia dar mais exemplos. Pelo menos comigo eles saem sempre entusiasmados. E é nestas idades em que eles melhor aprendem, sempre brincando.
geoca:
pode ser o melhor professor do mundo, a essa hora as crianças estão cansadas. pode até nem ser das actividades, mas actividades dirigidas, por melhores que sejam.
claro que os teus alunos devem ser mais felizes do que aqueles desgraçados que têm mais 2 horas do mesmo: sentadinhos a escrever, mas mesmo assim...
e como tu próprio dizes "às vezes são mal educados"...
serã mal educados ou estarão simplesmente cansados?
anónimo:
também não é depois de 5 horas de aula que as crianças vão aprender seja o que for.
tens toda a razão na má preparação, mas as aec não ajudam em nada, antes pelo contrário!
eu disse que das aec´s só concordo com a educação física! serei demasiado radical?! talvez...acho que o tempo em que os miúdos estão ocupados com tantas actividades devia ser tempo de brincar, estar em família e de fazer os tpc´s com calma! eu quis dizer que ocupar as cabecinhas das crianças com tantas coisas diferentes só faz com que fiquem menos predispostos pró que é realmente importante!
Pois... assim o enriquecimento transforma-se em empobrecimento.
Na minha altura, os meus pais trabalhavam até às 8 da noite e a escola terminava às 3. Sobrevivi sem essas tretas, passava as tardes a brincar com outros miúdos pela aldeia fora. Sei que hoje em dia nem todos vivem na aldeia e é bem mais complicado mas os miúdos precisam de brincar...
Adorei o post.
Muito bem escrito sim senhora!
Concordo plenamente consigo, só quem não quer ver é que consegue enxergar algo de positivo nessas actividades. E o positivo é mesmo esse: tomar conta e guardar as crianças até que os papás se decidam a ir buscá-las, porque muitas ficam após às 17:30H. Vá lá que na minha turma consegui que os pais tivessem o bom senso de os levar nem que seja para os ATL para brincar e desta forma só lá ficam aqueles que gostam e que se portam como deve ser. Na minha turma de 20 alunos só 5 é que querem. Mas houve um trabalho e um esclarecimento meu aos pais para que vissem o que estavam a fazer aos seus filhos, pois estes detestavam as actividades e choravam quando lá ficavam. De maneira que... tem corrido muito bem, os pais até já me pedem opinião para saber quando devem ou não deixar os filhos na escola. É uma questão de tempo, de paciência e de muito bom senso que tenho procurado ter no diálogo que estabeleço com eles.
Depois de 5 horas de estudo não há espaço para mais, todos constatamos isso e só não dizemos muito alto porque... não sei, vejo as colegas todas a calarem os disparates que os alunos fazem principalmente nas AECs.
Beijinhos miga e força!
Carla B.
Quem votou e apoiou este governo, agora que se mexa e o tire de lá...
A educação em Portugal, vai mal, muito mal, mas os pais não ajudam.
vamos de mal a pior...
Amiga concordo em pleno, pois bem vejo o que as crianças sofrem cansadas e os professores com as más criações de alguns ou então descarregam naqueles que estão mais indefesos, a senhora ministra devia acabar com esta tortura, a minha filha nunca conseguiu tirar proveito nenhum das AEC porque a indisciplina era tanta que ela preferia vir para casa , havia muitos que também queriam vir e até diziam que as mães estavam em casa"café" mas era a mesma coisa até doentes ficavam, poderia haver tipo um ATL como à o CAF COMPONENTE DE APOIO À FAMILIA mas só para crianças fazerem actividades extra e deveres e para crianças cujo os pais trabalhem isto é a minha opinião, pois por vezes telefonamos com crianças com febre na manhã sabemos que os pais não trabalham e vão buscar a criança à noite por vezes é preciso dizer que se vai com a criança para o hospital e que se vai denunciar e aí aparecem logo.
A senhora ministra havia de assistir mas sem se anunciar e ter coragem para emendar o que estáerrado. beijinhos
Concordo perfeitamente com o post! :)
Os prolongamentos são óptimos mas é para os pais que querem despachar os filhos, pois quanto menos tempo tiverem que os aturar melhor. Sei que é uma verdade nua e crua mas é a realidade de muitas crianças...
No meu concelho ainda há mais uma estratégia da autarquia para lhes "enriquecer" o tempo. Inventaram um programa de actividades....ao sábado!!!! E consideram ser extremamente útil!!
Com um pouco de sorte no domingo vão à catequese com os avós e no dia seguinte já os papás estão de novo "livres" dos filhos....
É incrível como cada vez mais as crianças passam menos tempo com os pais! Já não basta quando os pais não podem mesmo.....
Enfim!!! É o que temos!
É muito fácil dizer que não se concorda e que faz mal e que as crianças deviam ter tempo livre e por aí fora. Então e as mães que quando dizem que têm os filhos doentes são descontadas por ficarem em casa com eles? Então e as pessoas que realmente trabalham muitas horas? Concordo como é evidente que o ministério se desresponsabilizou das AEC mas por favor não as demonizem! Passa-vos pela cabeça em que condições trabalham os professores das AEC? Recebemos menos que uma senhora da limpeza! Não temos direitos nenhuns e ainda ouvimos muita má educação de pais alunos e pasmem mas até os colegas do primeiro ciclo já conseguiram ser muito mauzinhos! Quando também eles têm problemas de indisciplina com os meninos chamam os pais e pedem relatórios etc mas, quando não têm não querem saber! Só dizem ai eles comigo não se portam assim não sei o que se passa! Nada de apoio! Tenho muita pena das crianças, porque este país já comprometeu demais a educação delas mas ser professor nas actividades de enriquecimento curricular é horrível! Não há consideração de lado nenhum! Não há apoio, incentivo ou motivação. Os pais vão buscá-los quando querem, interrompem as aulas porque não lhes dá jeito passar mais tarde, ou faltam imenso e depois não percebem como é que o menino não aprende! O comportamento nem se fala! O meu filho não mente, o filho não se porta mal. o meu filho não bate em ninguém! Por favor haja um pouco de bom senso! As aec poderiam ser fantásticas se fossem aproveitadas como deve ser! Não é preciso obrigar as crianças a ter mais aulas durante a tarde. Sou professora de Inglês e conto muitas histórias dramatizo canções e sim às vezes também fazemos exercícios do livro mas eles gostam! Existe muito dramatismo as aulas nas aec devem ser mais ligeiras pela carga horária que as crianças têm durante o dia mas não é por isso que um professor é menos professor! Assim também não é por estar a ouvir uma história ou uma canção que a criança vai ficar esgotada! O que se passa sim é que o Ministério não fiscaliza como deveria e as equipas de apoio às escolas são uma fantochada. Os agrupamentos encobrem o que corre mal e andamos sempre na mesma como a lesma. Volto a dizer, as actividades de enriquecimento curricular seriam uma excelente ideia se os principais intervenientes fossem respeitados, crianças e professores!
Obrigado.
Enviar um comentário