![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeVOz93MdSsI4S3Z81NkRHNl7SQjCOsQb0xnTYgQtOA6akZug0uj6z_gKjZqur2k1xbgnqui9KyIz8Tb3ICGySVLSwH6DtRTntsevjhoUL2PQpQE0LpACXDJG4LK_DeLJ7mxip/s400/braga-se-velha.jpg)
Segunda-feira, dia 25 de Abril, passeei por Braga.
A fotografia é da fachada da sua velha Sé, ainda engalanada por causa das comemorações pascais.
E, para que não vos falte nada, deixo-vos com um bocadinho de história, retirada daqui.
«Segundo a tradição, a diocese bracarense foi criada no século III; mas a História só a confirma a partir do ano de 400. O actual edifício está implantado sobre uma outra construção religiosa que, possivelmente, foi a anterior catedral.
Foi com o bispo D. Pedro (1070-1093) que se iniciou a obra da actual Sé. Depois dele quase todos os seus sucessores quiseram deixar a sua marca, fosse em pequenas alterações ou em obras de vulto. O Cabido, a quem pertencia o governo da Catedral, também imitou os arcebispos nos períodos em que se verificou Sé vacante. É por essa razão que do primitivo edifício pouco mais nos resta do que a implantação e o projecto geral, além de alguns curiosos pormenores decorativos, como as duas arquivoltas da primitiva porta principal românica, lavrados com cenas da gesta medieval da Canção da Raposa.»
1 comentário:
Já a visitei por várias vezes e sempre encontro algo que não vi até aí!
Enviar um comentário