Olá, bom dia,
fico mais descansada! :-) realmente aquilo é muito
difícil de explicar. Para nós é obvio, mas para eles é muito complexo.
Também não percebo qual é a ideia de ensinar frações a estas idades. A
garota é inteligente e olhava para mim como um burro a olhar para um
palácio. Até fiquei preocupada! Eu costumo dizer que são "Insónias dos
pensadores". Estão na cama, não conseguem dormir e têm estas ideias
fantásticas.
A escola
está cheia de exageros, exageros na matéria, nos horários... juntam-se
as múltiplas atividades extra e os estudos em casa e os miúdos não têm
tempo para nada.
Se não têm tempo para brincar, para descansar, para
contemplar, para apanhar seca, como é que vão desenvolver a
criatividade, a autonomia, o pensamento crítico e a reflexão? Cada vez
se defende mais que são competências essenciais para aprendizagem ao
longo da vida mas depois, na prática, não se dá espaço para nada disso.
Têm horários de adulto, compromissos diários, não saem à rua nem brincam
com os amigos fora da escola... enfim... desculpe o desabafo, mas
deixa-me realmente frustrada.
A M. é uma
sortuda :-) vou buscá-la às 16h, para ela lanchar descansada. Faz os
trabalhos de casa em 5 minutos e depois brinca com o irmão e faz o que
lhe apetece. Quando posso, trago as amiguinhas dela, mas também são tão
ocupadas que não têm tempo para vir brincar. Quanto aos estudos, para
já, são uma revisão de conceitos na véspera do teste, ehehheh! Fora isso,
quando ela tem alguma dificuldade, pede-me ajuda, como nisto das
frações. Às vezes estuda por iniciativa dela, por exemplo, se tem
ditado, quer treinar antes para não dar erros, mas é ela que põe os
objetivos. Acho que não precisa de mais nada. Quero que ela seja criança
e aproveite o tempo livre o mais que puder!
Beijinhos e obrigada,
D.
2 comentários:
Já ñ há 'tempo' para se ser criança... :(
Estou plenamente de acordo com esta mãe!
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