Houve muita gente que lutou, sofreu e até morreu para que os trabalhadores tenham os direitos que têm hoje.
No entanto, estamos a correr o risco de que todos estes direitos de que hoje usufruímos vão por água abaixo.
Começou com os supermercados: não lhes bastava estarem abertos até às 23 e tiveram de abrir também aos domingos.
O mesmo se passa com as lojas dos centros comerciais, abertas até altas horas, às moscas (nem às moscas porque as moscas deitam-se cedo).
(Basta passarmos a fronteira para termos os supermercados fechados às 20 e fechados aos domingos. E, que eu saiba não morreu ninguém por causa disso nem os espanhóis foram à falência!)
Ontem fiquei a saber que as pessoas que trabalham em "call centers" numa área tão "urgente" como o apoio ao cliente, trabalham também até às 23 horas!
Agora digam-me que tempo tem uma mãe ou um pai para os filhos se sai do trabalho a essa hora?
Esta reflexão vem a propósito dum artigo que anda aí sobre a "escravatura" deste século e também por causa da greve da autoeuropa. Não querem trabalhar aos sábados e fazem muito bem. O direito de não trabalhar ao sábado foi uma conquista que não se pode perder.
30 de agosto de 2017
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Margarida Espantada
Margarida Espantada by Rodrigo Guedes de Carvalho My rating: 3 of 5 stars Gostei do livro mas acho que o autor exagera de mais em nomear ...
-
André Bárbara Davyd Diana Gabriel Helga Mafalda Margarida Mariana Nicole Rafael Rod...
-
Entre o gramado do campo Modesto, em paz se escondia Pequeno pirilampo que, sem o saber, luzia. Feio sapo repelente Sai do córrego lodoso, C...
7 comentários:
Perde-se, então, uma empresa que representa 1,1% do PIB português.
Mas, em compensação, podemos (quase) todos ir à praia aos sábados.
Verdade e infelizmente é transversal a tds as áreas e profissões... Se ao menos pagassem tempo e meio, como acontece em mts países estrangeiros, acho q dez vez qd td bem, mas obrigar as pessoas a cumprirem esse horário de autêntica escravatura é imoral e desumano! A mim tb me chegaram a perg se podia dar explicações ao domingo e sempre recusei! Tenham lá paciência! Se os patrões pedissem a essa gente p trab ao domingo (pelo mesmo valor) tb aceitavam?! Mas mesmo q ma pagassem o dobro, não aceitaria! Haja limites, caramba!
Nem tenho palavras,..a vida é mesmo assim,....temos que nos ajustar às tendências,..
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
Apoiado.
Compara-se com «lá fóra» quando convém e assobia-se para o lado quando a comparação não interessa. Os exemplos que dás digo-os eu muitas vezes. Uma das minhas maiores amigas vive num país nórdico, com uma boa qualidade de vida, e já estranha muito quando vê as nossas lojas abertas nos horários actuais. Afinal para quê??!!! Há actividades e profissões que implicam estar alerta ou de piquete 24 horas. Para bem da população. Mas para benefício do lucro do patrão?! Ora.......
Essa pressão sobre os trabalhadores resulta da globalização e do avanço tecnológico. A questão dos sábados na Autoeuropa tem mais relação com o que querem receber ao sábado -recebem 175 euros e querem 400- que com o tempo para a família. O ponto nesta fábrica é o seguinte: a VW negociou com a comissão de trabalhadores afecta ao BE a manutenção da fábrica em Portugal. Para a VW Portugal compara negativamente com a República Checa e, portanto, se insistem o mais provável é que para continuarem a trabalhar na VW tenham de ir até lá. E essa decisão, que parece muito complicada, para os pragmáticos alemães poderá decorrer de uma simples reunião. E, portanto, é pegar ou largar e não valerá muito a pena fazer de conta que estamos em 1974. Não estamos e para voltarmos a coisa parecida teríamos de sair do euro e passar a ter moeda própria, uma coisa próxima da Venezuela, mas sem petróleo.
Nossa que Artigo Legal Amei?
Apoiado, apoiadíssimo.
É uma espiral que se alimenta a si mesmo. Exige-se mais, e mais, e mais, e depois usa-se expressões finas como o burnout para dizer que se anda a cair de cansaço. Esses exemplos de países com mais qualidade de vida são bem esclarecedores. (também tenho uma quase-irmã a viver há dezenas de anos num desses países e já estranha ver os horários do nosso comércio!) Ainda ontem almocei com uma amiga (a correr e sempre a olhar para o relógio) que me contou que chega a receber emails às 4 da manhã! Porque agora a moda e levar-se o computador do trabalho para casa.... Anda tudo doido!
Enviar um comentário