Voltaire preferia a monarquia à democracia; na primeira basta educar um homem, na segunda há necessidade de educar milhões - e o coveiro leva-os a todos antes que dez por cento concluam o curso. Raro percebemos as partidas que a limitação da natalidade prega aos nossos argumentos. 
A minoria que consegue educar-se reduz o tamanho da família; a maioria sem tempo para se educar procria com abundância; quase todos os componentes das novas gerações provêm de famílias cujas rendas não permitiram a educação da prole. 
Daí a perpétua futilidade do liberalismo político; a propagação da inteligência não está em compasso com a propagação dos ignorantes. Daí ainda a decadência do protestantismo; uma religião, do mesmo modo que um povo, não vinga em consequência das guerras que vence, senão que dos filhos que gera. 
Will Durant, in "Filosofia da Vida" 
9 de fevereiro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O meu irmão
Miguel, um homem com trissomia 21 e o irmão (narrador, de quem nunca se sabe o nome) vão passar uns dias à casa de família em Tojal, Po...
- 
Um Animal Selvagem by Joël Dicker My rating: 4 of 5 stars Muitas voltas e reviravoltas, como este autor já nos habituou.
 - 
André Bárbara Davyd Diana Gabriel Helga Mafalda Margarida Mariana Nicole Rafael Rod...
 - 
Ao contrário daquilo que alguns oftalmologistas fazem crer a quem os procura, nem todas as cirurgias Lasik correm bem. Algumas correm realme...
 
3 comentários:
E na monarquia educam um?...
Oh dúvida!
Porque afinal quem é que educa os educadores...
Este post dá que pensar.
Bom Domingo
Curiosamente, Will Durant era... gago!
Abraço!
Enviar um comentário