22 de julho de 2009

Escândalo?!

Foi hoje notícia nos jornais mais um escândalo nacional!
Não é que uma escola - ainda por cima do norte! - teve o desplante de passar um aluno que teve uma catrefada de negativas?
Onde é que já se viu?

[No Público a notícia é record de comentários, como quase todas as notícias sobre educação (faz-me espécie como é que notícias importantes para o país, como por exemplo a notícia sobre o TC e os contentores de Alcântara só tem 2!)]

Mete dó ver tanta ignorância junta! (não é a do rapaz que passou de ano, é a do pessoal que comenta!)
Gostava de perguntar àquelas almas pensantes, que dizem cobras e lagartos dos professores que tiveram a ousadia de não chumbar o rapaz, qual a alternativa que propõem.
Pronto, é chumbá-lo, isso eu sei... e depois?
Chumba eternamente?
E qual é a vantagem?
Não será muito mais vantajoso deixar o rapaz transitar de ano e transitar para uma turma de CEF onde as aulas são mais práticas e ele poderá ter a possibilidade de, se calhar pela primeira vez na vida, aprender algo de realmente útil?

É que uma das poucas coisas acertadas que esta ministra disse foi precisamente que "chumbar os alunos é a maneira mais fácil de resolver o problema."

5 comentários:

Angel disse...

Até aposto q quem comenta ñ está por dentro do panorama educacional... Falam sem saberem do q se passa nas salas de aula, nas escolas, nas reuniões de professores... Infelizmente, avaliar ñ é tão simples cm mt gente pensa...

Didas disse...

Eu até acho que a esses gajos deviam-lhes dar era logo o diploma Com o 9º ano também não vão longe e poupava-se um c*lhão de massa. Os CEF's são outra história. Devem existir sem senhor mas também deviam ser mais selectivos. Há escolas onde aquilo é só delinquentes, quando na verdade o objectivo era ser alunos como os outros, só com a diferença de quererem aprender uma profissão prática e não terem nascido com muita propensão para a filosofia.

saltapocinhas disse...

Infelizmente Angel, neste país toda a gente percebe imenso de educação... basta olhar ao número de comentários que este tema suscita nos jornais.

didas:
o 9º ano a quem não sabe nada de nada já está a ser dado nas NO!
Quanto aos CEF, plenamente de acordo!
Já é tempo de alguém fazer alguma coisa por aqueles jovens que não gostam de estudar!
Na realidade que conheço os miúdos são interessados e não há casos de indisciplina.
Quem anda nas escolas só a perturbar colegas e professores não devia ter o direito de lá andar!

cereja disse...

Parece que essa história foi falada no telejornal e tudo, mas eu só li no jornal e de facto aí ficaram dúvidas.
De resto, Saltapocinhas, sabes bem que isto é uma terra onde todos «sabem» de tudo e não têm dúvidas em dar sentenças de tudo!!! Na minha área de trabalho fico apalermada quando oiço as enormidades que se dizem com a maior convicção!

Anónimo disse...

Eu fico com a pequena sensação que estas notícias aparecem com variadas intenções: (1) para ficarmos a par da ignorância de certas pessoas quanto a determinados assuntos; (2) que somos um País com muitos "treinadores de bancada e, finalmente (3) desviar a atenção dos verdadeiros problemas.

Como diz a minha vizinha :) somos um povo fantástico, que pede adoçante quando toma café acompanhado por um pastel de nata.

Não vem a propósito mas fica bem no comentário :)))) que fiz de luvas para evitar contágio....de qualquer vírus informático e não só.

A propósito...quando é que a minha amiga vai de férias?


Beijos e abraços (as duas coisas numa manhã de sol como a de hoje, sabe muito bem)

;)

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews