5 de abril de 2004

Pulido Valente vs Saramago

No DN deste domingo, Vasco Pulido Valente assinava a sua crónica "batendo" em José Saramago (parece que está na moda...).
Eu até já li críticas bem apanhadas, mas a deste senhor, valha-me Deus!!
Diz ele que "Saramago é um escritor pouco interessante e nada original" entre outros mimos...
O senhor Vasco tem direito à opinião dele, como todos têm, embora a nossa não esteja à venda nos jornais. Mas o que me chateia nele (além daquela cara de "não me aborreçam que eu sou intelectual") é que mais adiante diz: "confesso que de Saramago só li « O evangelho segundo Jesus Cristo»!!!!!
E eu, na minha santa ignorância e nem sendo assim intelectual, pergunto: como é que uma pessoa pode ter opinião acerca de um escritor que já publicou quase TRINTA obras baseado apenas na leitura dum livro e que ainda por cima ele diz que leu por causa de um artigo que tinha de escrever??
E todos sabemos que um livro para ser bem saboreado tem de ser lido por prazer e não por obrigação!
Se calhar é por haver pessoas a escrever crónicas assim que os jornais se leem tão pouco!!

1 comentário:

saltapocinhas disse...

Visite e comente neste blog… http://inopinado.blogs.sapo.pt/ Deixe os seus comentários! Proponho a publicação dos links dos nossos blogues como forma de divulgação. Aguardo resposta, atentamente, AJFerrão Enviado por AJFerrão em abril 6, 2004 05:28 AM

Realmente, as vezes também penso como é que alguem consegue criticar assim. Também nao sou nenhuma intelectual, mas gosto de ler... E em relacao a jornais, tens razao, ha artigos que... bem nao sei quem arranjam para os escrever...** Enviado por meialua em abril 6, 2004 11:13 AM

Para ser sincera, não sou fã de josé saramago, nem gosto da forma como escreve, mas não diria que ele é um mau escritor por não gostar! O gosto é algo subjectivo, e que varia imenso, logo não existem maus escritores, a não ser que a pessoa não consiga minimamente escrever, o que existem , isso sim, é varios estilos de escrita para varios gostos! Gostei imenso do teu post! um beijo Enviado por MissLadyMystery em abril 6, 2004 07:17 PM

@@ MISSLADY: O José Saramago também não é o meu escritor preferido. Embora goste dos livros dele, há outros que aprecio mais. Mas eu não estava a criticar o gosto do cronista, estava a criticar o facto de ele dizer mal de um escritor sem o conhecer minimamente!! Beijinho tb para ti. Enviado por salta-pocinhas em abril 6, 2004 07:37 PM

Com todo o respeito pelas duas personalidades.Quem é o mais passado?...o Whisck tombará para que lado. Enviado por af em abril 6, 2004 11:53 PM

@@ AF: não queiras comparar!! Um escritor com um "croniqueiro", tem dó. Por muito que o Nobel lhe tenha subido à cabeça ele escreve muito bem (apesar de não usar pontuação, mas a culpa deve ter sido da professora "primária"). Enviado por salta-pocinhas em abril 7, 2004 01:36 AM

Olá, Linda

Olá, Linda by Ann Napolitano My rating: 4 of 5 stars View all my reviews