14 de maio de 2004

Comentar ou não comentar os comentários?

Desde que comecei esta coisa dos blogs que tenho esta dúvida: os comentários são para ser comentados ou não?
Talvez influenciada pelos primeiros blogs que visitei e que respondiam aos comentários, eu também comecei a responder. Depois também vi que há blogs onde não se responde aos comentários.
Embora eu responda, às vezes apetece-me desistir, porque as pessoas vêm aqui comentar, não vêm fazer perguntas!
Por outro lado perde-se muito tempo e às vezes também se torna difícil responder aos comentários. Se alguém diz "gostei muito dessa foto, ou desse texto, ou dessa anedota", eu devo responder o quê?
E então perguntam "se pensas assim porque respondes?".
E eu respondo que respondo porque quando comento no blog de alguém costumo lá voltar para ver o que disseram do meu comentário por mais banal que seja. E mais, gosto de ver que me responderam, é um sinal de que leram o comentário e o apreciaram...
Mas a dúvida persiste: responder ou não responder???
Aceito sugestões... ou melhor gostava de saber as razões dos que respondem e mais ainda dos que não respondem.
Obrigada!

2 comentários:

saltapocinhas disse...

Pois, responder ou não responder... Gostas de responder? Se sim, responde, se não, não respondas... lol. Vou tentar qualquer coisa com o calendário, depois digo qualquer coisa *** Enviado por Zé em maio 15, 2004 12:18 PM

Respondo porque também gosto de ser respondida, apesar de haver comentários que não há resposta possível agradeço apenas com um 'Obrigado!'. Fácil, não? ;) * Enviado por Patrícia B. em maio 15, 2004 03:35 PM

Issto é uma questao que tem muitas variaveis.. as vezes é o tempo que não existe entao les... gostas.. mas não consegues responder.. outras como dizes é mesmo porque não tens o que dizer apenas um agradecimento por ter comentado nada mais... mas axhho que acima de tudo tem de ser uma coisa que achas de devas fazer, quer fçam quer nao façam.. Eu por exemplo não o costumo fazer por habito... mas conheço muiyta gente que comenta sempre os comentarios.. Um beijo doce Enviado por MissLadyMystery em maio 15, 2004 06:11 PM

Sei la... acho que deves fazer o que te apetece... eu por acaso costumo responder a todos... talvez nessa de tambem gostar de saber que ao menos leram o que falei!!! Mas faço sobretudo porque tem quem mereça ser comentado! ehehe! Enviado por rafapaim em maio 15, 2004 06:29 PM

Raramente respondo, não porque não goste dos comentários, gosto muito. Só respondo quando me apetece acrescentar alguma coisa. Normalmente, para retribuir um comentário, tento ir visitar o blog de quem comentou (ultimamente, nem isso tenho conseguido!). Acho que deves fazer o que te apetecer, podes, por exemplo, responder apenas a alguns... Enviado por Encantada em maio 16, 2004 12:51 AM

@@ TODOS: E lá fiquei eu na dúvida: responder ou não a esta gente toda? E depois do que li, acho que vou continuar a fazer o que fazia até aqui: responder, na medida do possível, mesmo que com isso gaste algum tempo. E a sugestão da ENCANTADA que é visitar os blogs dos que comentam isso eu sempre fiz. Só que não vou responder no blog da pessoa que comentou sobre o que eu escrevi aqui. Fica fora do contexto e ninguém entende... A não ser que seja mesmo só agradecer e retribuir a visita. Enfim, "cada cabeça sua sentença" e eu fico na mesma, mas pelo menos li algumas opiniões... Obrigada a todos. Enviado por salta em maio 16, 2004 01:19 AM

na minha humilde opinião, deves responder se achares que o deves fazer, eu por exemplo, não comento os comentários, porque? não sei muito bem, mas se no meu bloguito, eu apenas meto os meus pensamentos, que pode haver para comentar? quem quiser que comente os meus pensamentos, não vou tentar refutar o que penso, se comentasse era apenas para agradecer pelos comentários....e a duvida persiste, comentar os comentários, ou não comentar os comentários? bjoka grande Enviado por unforgivable sinner em maio 16, 2004 04:45 AM

@@ UNFORGIVABLE: Que GRANDE ajuda!!!! Pensas como eu!! Enviado por saltap em maio 16, 2004 04:10 PM
Eu costumo responder, apesar de por vezes também não saber muito bem o quê... a verdade é que já falei com pessoas que me disseram que gostam que assim seja. Talvez seja uma forma de quem nos visita perceber que nós prestámos atenção ao comentário que deixaram... Já agora, há blogs que preferem mandar as respostas aos nossos comentários para o mail, mas confesso que não me atrai muito essa forma... Enviado por floreca em maio 16, 2004 09:52 PM

@@ FLORECA: É pelos motivos que apresentas que eu costumo responder... também gosto de ver respondidos os meus comentários... Essas do mail não sabia, nem sei o mail da maior parte das pessos que comentam aqui! Enviado por saltap em maio 17, 2004 02:13 AM

o mail temos de o escrever em muitos casos, ao deixar o comentário... creio que se entrares na gestão do blog, podes responder por lá, não sei bem. Sei que já recebi várias respostas para o mail... Uma boa semana para ti:-) Enviado por floreca em maio 17, 2004 06:48 AM

Eu ao princípio também não respondia ao comentários... mas depois passei a fazê-lo sempre, nem que fosse com um "Obrigada pela visita". E quando não tenho tempo para responder individualmente, faço uma resposta "colectiva". Gosto de o fazer porque acho que cria uma relação de maior proximidade com quem nos lê. Mas é só uma opinião... Bjs! Enviado por inkognita em maio 17, 2004 10:08 AM

@@ INKOGNITA: E é mesmo isso que eu estava a pedir: opiniões! Obrigada! Enviado por saltap em maio 17, 2004 04:34 PM

Antigamente, eu respondia aos comentários em privado, ou seja, por e-mail. Depois pensei e algumas respostas poderiam interessar a mais de uma pessoa. No fim, optei por responder no blog. Tento responder sempre, mas ultimamente tem sido complicado, por falta de tempo. Bjinhos Enviado por Formiguinha em maio 18, 2004 03:17 AM

Não te posso ajudar, Saltapocinhas. Deves fazer jus ao teu nome e ir saltando do blogue em blogue, de comentário em comentário, mas a decisão tem de ser tua. E, sobretudo, adequada à situação: se tens algo a acrescentar, comenta. Eu, por exemplo, raramente o faço porque concordo com a Encantada. Aliás, é por isso que aqui estou! Vai onde te leva o faro. :) Enviado por c. a. p. em maio 20, 2004 02:11 AM

Anónimo disse...

Where did you find it? Interesting read » »

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews