13 de julho de 2004

Negativa a Matemática

«Globalmente, as médias dos exames nacionais do Ensino Secundário baixaram do ano passado para este ano. Física subiu acima da negativa, mas Matemática continua abaixo dos 9,5 valores.» (do site www.educare.pt).

No 1.º ciclo normalmente as crianças adoram Matemática e, se não têm outro tipo de problemas, aprendem com facilidade, sendo até na maioria dos casos a disciplina favorita, talvez por não ser tão "chata" como as outras, pois que se presta a jogos e actividades diversificadas...
A que se deverá então este descalabro na Matemática?
Eu cá tenho um palpite: será porque os professores de matemática (aqueles que tiraram o curso de "Matemática via ensino", com aulas de pedagogia e com estágio feito) estão no desemprego? E a dar aulas de Matemática estão pessoas com formação de tudo excepto Matemática?? Será?

1 comentário:

saltapocinhas disse...

No meu caso é um problema genético,sempre odiei matemática,nunca percebi nada daquilo e passei sempre com negativa a matemática.Tenho o 12ºano incompleto à pala de métodos quantitativos que não acabei no 10ºano,mas também te digo que nunca houve um único professor que me tentásse dar a volta e fazer-me ver a coisa de outra maneira,se calhar por causa do que dizes!(falta de motivação!)Beijinhos*** Enviado por pekala em julho 13, 2004 03:38 PM

Houve tempos em que eu, que até não tenho queda nenhuma para números, fazia exercícios de Matemática (a quilo) dos cadernos do Prof. Palma Fernandes... e gostava !!! Sabem porquê ? Porque o professor que tinha na altura tinha demonstrado por a+b que era divertido. Simples, né ? Beijo PS: Continuo sem saber do vestido... Enviado por inconformada em julho 13, 2004 03:45 PM

Eu até gostava de matemática até ao dia em que uma professora no 12º ano disse à turma na 1ª aula do ano lectivo: "Bem... meninos... estão aqui 109 alunos. No segundo período já mais de metade terão ficado pra trás e isso irá facilitar-me o trabalho". E não é que ela falava a sério??? Enviado por Betty em julho 13, 2004 03:50 PM

Humm, eu essa realidade n conheço, mas se é assim... É provavel k a competência seja menor. Mas tb tens de ver k é uma disciplina k se complica muito. É muito abstracta, envolve raciocinio, o k é sempre mais complicado. Dps, tb há todo o mito k a envolve, que a transformam num "monstro". Penso k ao contrário de disciplinas como história, geografia, sociologia, etc, obriga a um maior acompanhamento do professor. E turmas mais pequenas... Beijocas. Enviado por Tiago em julho 13, 2004 09:17 PM

Temos aqui um problema de difícil resolução. Determinar as causas do insucesso a Matemática é como que disparar indiscriminadamente, correndo até o risco de dispararmos para os próprios pés. É um bom tema de conversa. ;) Enviado por Miguel Pinto em julho 13, 2004 09:51 PM

Não só, mas também!!! Se formos a discutir as questões relacinados com o ensino, precisamos do dobro do espaço que o sapo nos concede para publicarmos nos blog's!!! Bjoka. Enviado por atelmalves em julho 13, 2004 11:24 PM

Bem na minha terra quem era talheiro, nunca o deixou de ser. Para além da agricultura, desemnpenharam sempre a profissão deixada pelos avós:talheiros. A FORMAÇÃO profissional não dava dinheiro. Enviado por af em julho 13, 2004 11:30 PM

@@ PEKALA: Também é verdade que há o factor "jeito". eu não sei desenhar e não aprenderia nem com o melhor professor do mundo!:)** Enviado por saltapocinhas em julho 13, 2004 11:39 PM

@@ INCONFORMADA: O vestido já cá está... E sim, os profesores têm muita influencia. Eu fui fraca aluna a matemática num ano em que tive um professor horrível. Houve anos em que era aluna de 19! Enviado por saltapocinhas em julho 13, 2004 11:42 PM

@@ BETTY: INfelizmente há professores cheios de "sensibilidade" !! Eu também tive um assim! :)** Enviado por saltapocinahs em julho 13, 2004 11:43 PM
@@ TIAGO: O tamanho das turma sé muito importante, pena que o ME não pense assim... deve dar mais lucro ao pais estas notas catastróficas.:)** Enviado por saltapocinhas em julho 13, 2004 11:46 PM

@@ MIGUEL: bem vindo ao meu blog, espero que tenhas gostado! E tens razão: é um tema muito complexo este... Mas era bom que se discutisse a sério e que se tentasse resolver. Não somos um país com gente menos inteligente que os outros, portanto o problema não está nos alunos... :)** Enviado por saltapocinhas em julho 13, 2004 11:53 PM

@@ ATELMALVES: Acho que nem os blogs todos davam... é um problema grande e sério.. :)** Enviado por saltapocinahs em julho 13, 2004 11:54 PM

@@ AF: E parece que continua a não dar... :)** Enviado por saltapocinhas em julho 13, 2004 11:56 PM

O Rinoceronte do Rei

O Rinoceronte do Rei by Sérgio Luís de Carvalho My rating: 5 of 5 stars Não conhecia o autor, mas adorei este livro. A sua escrita é irón...