31 de maio de 2004

Fim-de-semana

Fim de semana de passeata e festa: no sábado "excursão" familiar a Constância e castelo de Almourol.
Como é (infelizmente) normal o castelo está num estado de conservação deplorável. Ainda assim vale a pena a visita pela beleza da paisagem envolvente, por ficar situado numa ilha no meio do Tejo. Levem as pernas bem preparadas porque é sempre a trepar!
No Domingo festa em casa dos papás por conta da festa lá da terra, com o maralhal novamente reunido (os de ontem e mais uns quantos...).
Eu, em vez de ir à festa estive a curtir um febrão e uma dor de garganta por conta do ar condicionado do restaurante de Constância!
Já agora alguém me explica porque põem sempre o ar condicionado para parecer que estamos no Pólo Norte e não para manter uma temperatura agradável??

E pronto, foi assim o meu fim-de-semana... Hoje fui trabalhar ainda meia febril e quase sem pio mas os garotos já entendem os meus gestos, especialmente os menos amigáveis!!

almourol.jpg
Castelo de Almourol
(a foto não está grande coisa mas é minha...)

28 de maio de 2004

Deputados

Finalmente hoje a nossa Ministra das Finanças disse alguma coisa que não é mentira!!
Não ouvi tudo desde o início com atenção mas ouvi-a dirigir-se a um deputado dizendo que ele ganhava mais do que aquilo que merecia...
Ela não mentiu, mas omitiu. Então eu acrescento a parte que falta:
todos os deputados ganham mais do que merecem!!
Num país em que em todas as profissões os ordenados são abaixo da média europeia, os ordenados dos deputados e a sua "reforma" principesca são um luxo que este país não devia admitir!!
Ups!! Pequeno pormenor: são eles que aprovam as leis, não é??


27 de maio de 2004

O bicho homem

Uma definição do "bicho homem" feita pela Salta-Pocinhas. A própria, não eu que lhe roubei o nome...
« O homem é aquele bicho de duas pernas que parece não ter medo de nada e tem medo de tudo, que quer saber tudo e não sabe nada, e por isso é mau, cruel e caprichoso. Inferior a nós na corrida,no faro e no ardil, inventou para nos combater as armas de fogo, as ratoeiras de ferro e os cães ensinados.»

in "Romance da Raposa" de Aquilino Ribeiro


26 de maio de 2004

25 de maio de 2004

Parabéns RTP

Acabei de ver os "Globos de Ouro" onde a RTP arrecadou os maiores prémios.
Parabéns à RTP!!
E fico cheia de esperança: será que as pessoas estão a começar a saber distinguir o trigo do joio? Ou não votaram no noticiário da TVI só porque não tinha sido nomeado??
Como sou uma menina muito optimista vou ficar a pensar que as pessoas começam a saber escolher!
Ah! E apesar de gostar do Herman, adorei que tivesse ganho a "Operação Triunfo" e não o "Herman Sic"

24 de maio de 2004

Piódão

Pois é, durante o mês de Maio tenho andado a dedicar-me às serras... Comecei pela Estrela, depois a da Freita e este sábado não fiz por menos: serra do Açor.
Saí de casa debaixo de um sol radioso, mas quando passámos Coimbra e começámos a andar para o interior a coisa começou a ficar preta... Literalmente preta. Bom, não completamente preta que os raios davam uma certa luminosidade à coisa!
Cá por mim tinha voltado para trás em Arganil, mas o meu marido que é um homem todo resolvido disse logo: "Saímos de casa para ir a Piódão, vamos a Piódão. E lá fomos!
A certa altura já em plena serra do Açor, não víamos um palmo diante do nariz pois andávamos nas nuvens! Nada de maldades: nas nuvens verdadeiras!! Aí acho que ele se arrependeu um pouco mas não podíamos mesmo voltar para trás: nem a largura da estrada nem a (falta de) visibilidade permitiam tal coisa! Comprovem:

piodao1.jpg


Prova n.º 1


Ufff!! Piódão à vista!!!

piodao2.jpg


Piódão


Por fim, lá chegámos! E a aldeia de Piódão estava à nossa espera linda e com algum sol e tudo! São muito giras aquela casas todas feitas de xisto e com as portas e janelas azuis!
E a visita valeu a pena, apesar de tudo. Não tivemos tempo para fazer os percursos pedestres, fomos só fazer uma "visita de reconhecimento" para voltar lá sem trovões e com as nuvens no céu e não na terra!
Piódão merece uma visita mais demorada!

piodao3.jpg


As casas de Piódão

21 de maio de 2004

Vou comprar SKIP

Detesto publicidade a detergentes e afins.
É sempre estúpida, infantilóide com aquelas donas de casa ridículas ou então, na pior das hipóteses, profundamente machista.
Mas agora há uma que me faria mudar de detergente se por acaso eu já não o usasse.
É a nova publicidade ao detergente SKIP em que um rapaz ( por sinal bem jeitoso) vai pondo peixinhos por ele acima para que o gatinho lhe trepe até ao pescoço! (Se ele tivesse um gato como o meu escusava de se sujar todo, mas pronto!).
E venha mais publicidade assim que os intervalos são longos...

17 de maio de 2004

(des)Governo

«Hoje à tarde, o primeiro-ministro deverá anunciar a criação de uma nova universidade pública em Viseu, contrariando recomendações das universidades e dos institutos politécnicos portugueses.
Recorde-se que as universidades de Aveiro e de Coimbra encontram-se num raio de menos de 100 quilómetros e que a generalidade das instituições de Ensino Superior, tal como tem acontecido nos restantes níveis de ensino, tem vindo a perder alunos nos últimos anos.
O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) têm manifestado a sua oposição à criação de mais uma universidade em Portugal, comentando em surdina que só a satisfação de 'lobbies' locais justificaria tal decisão.»

Notícia retirada do site "EDUCARE"

E eu nem me atrevo a comentar! Quem se atrever que comente!!


14 de maio de 2004

Comentar ou não comentar os comentários?

Desde que comecei esta coisa dos blogs que tenho esta dúvida: os comentários são para ser comentados ou não?
Talvez influenciada pelos primeiros blogs que visitei e que respondiam aos comentários, eu também comecei a responder. Depois também vi que há blogs onde não se responde aos comentários.
Embora eu responda, às vezes apetece-me desistir, porque as pessoas vêm aqui comentar, não vêm fazer perguntas!
Por outro lado perde-se muito tempo e às vezes também se torna difícil responder aos comentários. Se alguém diz "gostei muito dessa foto, ou desse texto, ou dessa anedota", eu devo responder o quê?
E então perguntam "se pensas assim porque respondes?".
E eu respondo que respondo porque quando comento no blog de alguém costumo lá voltar para ver o que disseram do meu comentário por mais banal que seja. E mais, gosto de ver que me responderam, é um sinal de que leram o comentário e o apreciaram...
Mas a dúvida persiste: responder ou não responder???
Aceito sugestões... ou melhor gostava de saber as razões dos que respondem e mais ainda dos que não respondem.
Obrigada!

13 de maio de 2004

Exame de Fisica

Resposta num exame de física na Universidade de Aveiro.

O Dr. X (vamos manter o anonimato na medida do possível), do Dep. de Física da Universidade de Aveiro é conhecido por fazer perguntas do tipo: Porque é que os aviões voam?".
A sua única questão na prova final de Maio de 1997 para a turma da cadeira de "Transmissão de Momento, Massa e Calor II" foi:
"O inferno é exotérmico ou endotérmico? Justifique a sua resposta." (ou seja, se o Inferno é um sistema que liberta calor ou que recebe calor).
Vários alunos justificaram as suas opiniões baseados na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma, mas um aluno, escreveu o seguinte:
"Primeiramente, postulamos que, se as almas existem, então devem ter alguma massa. Se tiverem, então uma mol de almas também tem massa. Então, em que percentagem é que as almas estão a entrar e a sair do inferno?
Eu acho que podemos assumir seguramente que uma vez que uma alma entra no inferno nunca mais sai. Por isso, não há almas a sair. Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhadela às diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que, se não pertenceres a ela, então vais para o inferno. Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projectar que todas as pessoas e almas vão para o inferno.
Com as taxas de natalidade e mortalidade da maneira que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno.
Agora vamos olhar para a taxa de mudança de volume no inferno.
A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno serem constantes, a relação entre a massa das almas e o volume do Inferno também deve ser constante. Existem então duas opções:
1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir.
2) Se o inferno se estiver a expandir numa taxa maior do que a de entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele.
Então, qual das duas opções é a correcta?
Se nós aceitarmos o que a aluna Teresa Maria me disse no primeiro ano: "Haverá uma noite fria no inferno antes de eu ir para a cama contigo" e levando em conta que ainda NÃO obtive sucesso na tentativa de ter relações sexuais com ela, então a opção 2 não é verdadeira.
Por isso, o inferno é exotérmico."

O aluno António José tirou o único "20" na turma.

12 de maio de 2004

Serra da Freita

Hoje, feriado de Aveiro, fui novamente passear (rica vida!!).
Entre Vale de Cambra e Arouca fica esta maravilha: chama-se "Frecha da Mizarela".
O rio Caima "acabado de nascer" precipita-se numa queda de mais de sessenta metros.
É lindo!
Mais uma sugestão de passeio que aqui fica...

frecha.jpg
Frecha da Mizarela

No alto da serra há um miradouro (de onde tirei a foto).
Depois a estrada continua numa descida vertiginosa (em 1ª velocidade).
E lá fomos!
Quando chegámos lá ao fundo, não havia saída... Solução: voltar para trás!
Subida maluca, outra vez em 1ª.
Nas curvas é preciso fazer manobras dado o seu ângulo!!
Enfim, quando cheguei cá acima novamente não me segurava nas pernas de tanto tremer!
Se lá forem deixem o carro no miradouro, façam os percursos pedestres e vão com tempo...

serradafreita.jpg
Assim termina a estrada! E nada a avisar!

É também nesta zona que ficam as famosas "pedras parideiras", mas dessas eu falo outro dia... Hei-de lá voltar com mochila e farnel e umas boas sapatilhas para andar A PÉ!

8 de maio de 2004

Lanche na Serra


serra.jpg

Hoje fomos (eu, o marido e o carro novo) lanchar à Serra da Estrela.
Ainda havia por lá uns restinhos de neve, como a foto comprova!
À vinda passámos por uma terra chamada Tourães que vai ter uma festa em honra da Nossa Senhora da Tosse!!!
É caso para dizer que há santas para tudo...

E a serra estava linda!

serra2.jpg

7 de maio de 2004

Blog dos tops ou tops do blog?

Hoje e ao contrário do costume entrei aqui pelo SAPO. Não pude deixar de reparar na tabela do top e como nunca tinha visto o blog que estava em primeiro lugar (e nem tinha nome pornográfico nem nada...) resolvi ir "cuscar".
Qual não foi o meu espanto ao ver um blog "normal" (li de viés, mas não tem nada de especial) no primeiro lugar do top.
Pensei cá com o meu fecho éclair: "deve ter muitos comentários" e como o blog é pequenino dei-me ao trabalho de os contar: 45 (isso mesmo, quarenta e cinco!), no total!!
Nunca me meti em discussões de tops, primeiro porque não tenho pretensões a lá figurar e também porque não me interessa por muitos motivos, mas o mais importante para mim é a má "vizinhança" de pornografia disfarçada de blog.
Já tinha lido por aí muitos comentários de gente a queixar-se mas nunca me meti no asunto. Mas hoje e perante aquilo que vi não posso deixar de concordar com aqueles que dizem que este top é tudo menos transparente...
E deixava um recado ao SAPO que até é um bichinho simpático: das duas uma, ou deixam de fazer o "top" ou deixam de ser desonestos...
Tenho dito! Boa noite!

4 de maio de 2004

Sugestão de passeio

riaAveiro.jpg

Quando não tiverem onde ir, a Ria de Aveiro é uma boa escolha...
Mas não se fiquem pela cidade!
Este bocadinho de ria fica à entrada da vila de Vagos.
Se lhe quiserem ver o fim ainda terão mais uns 30 quilómetros até à Praia de Mira, onde por fim termina.
Vão por mim que vale a pena!

2 de maio de 2004

A Águia e a Coruja

Quando era miuda tinha esta fábula no livro de leitura e sempre a achei um bocado cruel! Lembro-me de ficar cheia de pena das corujinhas...
Hoje resolvi publicá-la porque acho que é uma homenagem a todas as mães, pois todas somos um bocado (ou muito) mães corujas, como a da fábula. Os nossos "rebentos" são sempre os mais lindos, os mais inteligentes, os mais tudo!
Por isso, CUIDADO COM AS ÁGUIAS!!


A Águia e a Coruja

A coruja encontrou a águia, e disse-lhe:
– O águia, se vires uns passarinhos muito lindos num ninho, com uns biquinhos muito bem feitos, olha lá não mos comas, que são os meus filhos.
A águia prometeu-lhe que os não comia. Foi voando e encontrou numa árvore um ninho de coruja, e comeu as corujinhas.
Quando a coruja chegou e viu que lhe tinham comigo os filhos, foi ter com a águia, muito aflita:
– O águia, tu foste falsa, porque prometeste que não me comias os meus filhinhos, e mataste-mos todos!
Diz a águia:
– Eu encontrei umas corujas pequenas num ninho, todas depenadas, sem bico, e com os olhos tapados, e comi-as! Como tu me disseste que os teus filhos eram muito lindos e tinham os biquinhos bem feitos entendi que não eram esses.
– Pois eram esses mesmos, disse a coruja.
– Pois então queixa-te de ti, que me enganaste com a tua cegueira.

1 de maio de 2004

Desditas de uma bloguista iniciante

Olá!! Se ontem tentaram vir ao meu blog (estou a falar para os meus quatro ou cinco visitantes mais assíduos) decerto repararam que ele primeiro "parecia inchado" como dizia o Dario... depois... puff... desapareceu!
E tudo porque eu entendi que também tinha direito a um boneco (uma raposinha simpática) que tentei "enfiar" na coluna lateral desta coisa!
Primeiro fiz a experiência na "Bruxinha" (que agora tem um relógio!!!) e correu tudo bem. Depois com a tentativa de "meter" aqui a raposa é que foi o descalabro!
Dei tantas voltas no html que o blog se chateou e desapareceu!
O meu marido ainda me aturou até às duas da manhã (agora os entendidos nisto vão-se fartar de rir, mas não faz mal...) a DITAR o código html!
Depois ele desistiu e eu fiquei (acho que já tinha dito que sou teimosa!).
Lá por volta das três da manhã o blog reapareceu mas com um aspecto deplorável! Todo desconfigurado, metia dó!
Já passava um bocado das três quando tive uma ideia luminosa: criar um novo blog e fazer "copy/past" das tripas do novo para este.
E pronto! Reapareceu o meu bloguito!
Agora aqui está, muito pobrezinho, sem links, sem nada, (sniff), mas ele vai melhorar!
Ontem dizia que não queria saber mais disto, que ficava mesmo assim, mas hoje já andei à procura de um livro que ensine destas coisas a principiantes...(mas não achei...)
Aqui fica a explicação por eu ontem não ter visitado ninguém, nem ter escrito nada.
Quero agradecer o "apoio moral" através do MSN ao Dario e ao Mário. São umas jóias sem preço!!