3 de fevereiro de 2012

Embirrâncias e ortografia

Quando conheço uma pessoa (seja pessoalmente, seja só pela comunicação social), ou gosto ou embirro. Às vezes penso que me enganei na primeira impressão, mas o tempo acaba por me levar a ver que afinal a primeira impressão estava certa. Nunca falha!

Nunca gostei do Vasco Graça Moura. Nem sei porquê, o homem nunca me caiu no goto. Acho-o vaidoso e empafioso (esta palavra existe?) e não gosto de pessoas assim.

O que ele fez hoje, ao "erradicar" o acordo ortográfico do CCB, mostrou que ainda é pior do que eu o imaginava.

O primeiro ministro está à espera de quê para o demitir?

5 comentários:

Anónimo disse...

empáfia
(origem obscura)
s. f.s. f.
1. Qualidade de quem tem demasiado orgulho em si próprio. = EMBÓFIA, SOBERBA, VAIDADE
s. 2 g.s. 2 g.
2. Pessoa altiva, enfatuada ou soberba. = EMPÁFIO, VAIDOSO

:))))) este teu blog tem a qualidade de levar as pessoas a "procurar" saber mais ;) e como desconhecia de todo o termo, fui pesquisar. Quando não sei, não sei.

Relativamente ao dito cujo... também me acontece embirrar com uma pessoa, não ir "à bola" com ela nunca, sem tão pouco a conhecer. Não gosto, não gosto e ponto final, e, como tu, raramente me engano.

Também acontece ao contrário, não conhecer a pessoa e "cair-me no goto"... como a Saltapocinhas e seu blog :);)

Estive bem, não estive?

Tudo de bom.

saltapocinhas disse...

estiveste mesmo muito bem! :)

a palavra "empáfia" eu sei que existe e até a uso bastante, o que me parece não existir é "empafioso", mas ainda não me dei ao trabalho de ir ver.
se o dito cujo senhor pode continuar a escrever como já não se ensina nem se escreve, porque não hei-de eu inventar uma palavrita?

mlu disse...

Eu tb. não gosto de VGM. Acho-o antipático mas nunca o vi, nem falei com ele.
Também não gosto do acordo ortográfico e como já não tenho de ensinar ninguém a escrever, posso dar-me ao luxo de não o cumprir! Apesar disso, acho mal o que VGM fez porque, diz ele, o CCB é privado! Então porque foi o governo a nomeá-lo?
De que está à espera o PM para o demitir? À espera de que GM não fosse do mesmo partido. Mas como é...

Alberto disse...

Quanto ao VGM só o vi um bocadinho no noticiário da TV. E não sou dos que têm essa capacidade de gostar ou não assim, de "sem pulo" (como se diz no futebol - no Brasil, ao menos). Quanto ao AO, ainda que se tenha decidido ensinar nas escolas portuguesas a se escrever como ele determina (isso é verdade?), ele será opcional até 31/12/2012.

mfc disse...

É de uma prepotência única!

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews