22 de junho de 2015

Graças a Deus!

De cada vez que abro o computador e vejo certas fotos no facebook, é só o que me apraz dizer: graças a deus que, no tempo em que nasci, não havia tal coisa!
Será que esta gente não pensa?
Colocam fotos dos filhos bebés ou crianças muito pequenas (e não, não tenho a paranóia dos pedófilos) nas mais incríveis situações/poses/circunstâncias...
Ainda há bocado vi a foto de uma menina, completamente amuada ao colo da mãe. Uma foto horrorosa, sob todos os aspetos.
Já vi crianças seminuas, crianças a comer, a chorar, a fazer birra, doentes... enfim, um sem número de situações.

Pelo menos podiam ter um bocadinho de bom gosto e publicar apenas fotos bonitas, das crianças numa festa ou noutra circunstância feliz e apenas quando estivessem (bem) vestidas.

Será que um dia, quando estas criança crescerem, vão perdoar aos pais e aos avós o que mostraram delas?
Eu não perdoaria!

7 comentários:

Maria Alfacinha disse...

Já cheguei a mandar mensagens privadas para os pais a dizer-lhes isso mesmo. E já fui muito mal interpretada por isso :-(

Grilinha disse...

Concordo plenamente contigo.
Volta e meia lá coloco uma foto da minha neta mas nunca de corpo inteiro e muito menos a face.
Os pais não autorizam (o pai é informático e avisou desde sempre que tudo o que se coloca na net, fica para sempre).
O meu filho é tb informático numa multinacional na Holanda e nas acções de formação que dá, alerta sempre para os perigos das fotos e das informações de localização.
Nunca indicar quando e para onde vai de férias pois é uma indicação para ladrões que mesmo não sendo nossos amigos na lista do facebook, são "amigos dos nossos amigos" e têm acesso a quase tudo o que colocamos online.

Unknown disse...

É verdade. A tentação de partilhar as fotos bonitas e fofas dos "mais que tudo" sobrepõe-se ao bom senso. Além de dar indícios da localização das crianças, os pais já estão a criar o perfil online dos filhos, mostrando o que gostam, o que fazem, com quem estão, ano após ano. Eu não me sinto nesse direito. Eles têm tempo de partilhar o que quiserem sobre eles próprios.

saltapocinhas disse...

@ Grilinha, Alfacinha e Dionísia:
(uma grila e uma alface lado a lado: isto vai acabar mal!!)

Eu também não publico fotos da minha neta, embora nunca me tenha sido proibido (talvez porque nem é preciso proibir...).
Não sou completamente contra a publicação de fotos: se as fotos forem bonitas, se estiverem num certo contexto, não acho que venha por aí mal ao mundo, e cada um sabe de si e dos seus.
O que me arrepia são as fotos de péssimo gosto, que as crianças quando crescerem não gostarão de ver (e se soubessem o que se está a passar reclamavam já!).
Como diz a Dionísia, não temos esse direito.

cereja disse...

Apoiado, é claro!
Conheço pessoas, sobretudo na minha geração, que mostram um completo horror ao FB e se lhes perguntam se têm, quase gritam «Eu??? NUNCA! Tenho imenso medo, fica-se a saber tudo de mim!» e depois dão-me exemplos de casos. Eu, tenho a opinião que o FB sabe aquilo que lhe contam, e pronto. E se está limitado o grupo de amigos (de vez em quando abro aquela 'janela' que permite ver o meu mural como anónimo para confirmar o que é que se vê) são esses que sabem o que eu escrevo.
Dito isto, sabe-se que o que entra na net, fica lá. No face ou seja onde for. Portanto se tenho um segredo não o digo, ponto final!
As fotos de crianças é um ponto delicado. Na dúvida é bem melhor absterem-se. Bem basta quando foram mais crescidos escolherem eles algumas bem esquisitoides.... :)

Angel disse...

Partilho da mesma opinião das comentadoras acima e tb da tua, Saltapocinhas :) Conheço pessoas q poem fotos de quase tudo, e especialmente das suas crianças... Assusta-me um bocado, uma vez que, como já disseram, o q se põe na net, fica 'lá' pra sempre! E ñ venham com histórias q é p os amigos verem: se forem mesmo amigos, vêem as crianças e as pessoas ao vivo, ñ precisam de fotos e videos! E se for assim tão importante, enviem por email e assim só vê quem é suposto e pronto! Tb já fui apelidada de 'exagerada' e 'falas assim pq ñ tens filhos', mas simplesmente acho q há coisas q ñ se deviam publicar! Dps ñ se venham um dia queixar!

Anónimo disse...

Isto do face é um perigo que não nos apercebemos. Enfim, são os tempo.

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews