9 de setembro de 2016

Às "aves raras" do Ministério da Educação:

Dizem que vão dar os manuais do 1.º ano às crianças, o que não é completamente verdade porque os manuais vêm em "packs" que trazem para além do manual os livros de fichas e outras traquitanas úteis.
Os pais vão ter de comprar pelo menos esses livros auxiliares e já estou mesmo a ver uns meninos a trazerem uns, outros meninos a trazerem outros e ninguém a trazer a parafernália completa (porque são bastantes, incluindo livros de fichas de trabalho, livros de exercícios, de educação literária, etc.).
E também já estou a imaginar que esses livros sozinhos custem tanto como custaria o conjunto, já que normalmente nem trazem preço porque são "oferta" na compra do manual respetivo.

Depois há a parte realmente engraçada, que nos prova que as pessoas que inventam estas coisas devem viver noutro mundo onde nunca andaram na escola e nem tiveram filhos ou netos que tivessem andado.
Isto porque querem que no fim do ano as crianças devolvam os manuais sem estarem estragados nem escritos...
A sério! Não querem os manuais escritos para poderem ser reutilizados!
Então para que serve o raio do manual?

Deixo algumas fotos dos manuais para poderem perceber o que estou a tentar explicar.
(estamos a falar de crianças do 1.º ano, que vão escrever e apagar e voltar a escrever uma série de vezes, que vão pintar, colar autocolantes...)







É suposto fazer o quê com isto?
Copiar para um caderno para não escrever no livro?

Perdoai-lhes Senhor...

3 comentários:

cereja disse...

Também tinha pensado isso, e até pensava que não houvesse cadernos à parte se escrevesse tudo no manual. A medida tomada não teve tempo para reformular o que já existia. Tudo deve passar por um planeamento e renovação, mas tem de ser possível. Se há outros países da Europa que o fazem, como é que nós não podemos? As editoras compensam um mês o que perdem durante todo o ano.

AFlores disse...

Há muitas "aves raras" e não é só no Ministério da Educação.

;)

Joana disse...

Olá. Descobri o seu blog e resolvi visitar e não podia deixar de comentar. Faltam 2 anos para o meu filho passar para a primária e eu já prevejo muitos nervos da minha parte. Não concordo com muita coisa do que se está a passar, com os programas lectivos e podia enumerar umas quantas mais. Essa é uma delas. Que já ouvi falar e deixou-me possessa. Os livros são para escrever, para utilizar, para colagens (se for o caso) senão para que fazem os livros??? Mais valia terem apenas fotocópias de fichas. E isso das 'ofertas' é uma estratégia de marketing. Porque no final de contas temos de ir à papelaria comprar os livros de fichas e não me parece que a poupança seja muito porque as editoras devem com certeza inflacionar o valor desses livros de fichas. Negócios é o que é. E nós pais, que aguentemos com as ideias mirabolantes dessas pessoas que mais parece que não vivem no mesmo país que nós.

O Rinoceronte do Rei

O Rinoceronte do Rei by Sérgio Luís de Carvalho My rating: 5 of 5 stars Não conhecia o autor, mas adorei este livro. A sua escrita é irón...