10 de março de 2011

Ainda o Festival da canção

Já há muitos anos não se falava tanto do festival da canção como este ano: não há dúvida que neste ponto os Homens da Luta estão cheios de razão.
(Neste momento está a dar um debate (?) sobre o assunto na RTP, mas a tv do sítio onde estou instalada está no futebol, e eu estou com preguiça de me mudar para outro lado...)

Sobre quem merecia ganhar não faço a mínima ideia, pois não vi o festival (vi apenas 1 ou 2 minutos em que uma rapariga que eu nunca tinha visto parecia estar a gemer).

O que eu acho é que nunca se deviam misturar os tipos de votação (do povo pagante votante em geral e dos especialistas.
Se eu fosse músico e tivesse gasto umas horas da minha vida a ouvir aquelas músicas todas para escolher a melhor, e depois a minha escolha fosse abafada pela da maioria, que nem percebe de música, ficava fula da vida!

4 comentários:

Angel disse...

Acho q o facto de eles terem ganho pela 'mão' do povo diz muito sobre o q se sente neste país! Já ñ via o Festival há anos, mas vi este, do início ao fim, e realmente havia pouca qualidade... Entre ficar mal classificado lá fora com uma música muito bonita e uma q apele à luta, prefiro a última! A Luta é Alegria! Força Portugal!!!

Anónimo disse...

Não gosto da música, não gosto da interpretação. É um direito que me assiste, gostos não se discutem e...VIVA a Democracia e o direito de gostar ou não gostar.

:)

Relativamente ao referido Festival e ao resultado, ele é o espelho do nosso País neste momento.

mfc disse...

Até parecem as eleições nacionais... em que dão o voto a quem não percebe nada de política!!!!

Graça disse...

É pena que não tenhas visto e ouvido o tal programa de debate sobre o festival e sobre o papel da música de intervenção na nossa sociedade. Acho que terias gostado!
Quer queiramos quer não, vivemos um momento histórico. Há muitas semelhanças com um outro momento em que ouvíamos e trauteávamos as canções "comprometidas", através das quais se passavam mensagens urgentes!
Agora, de novo, sentimos que "a cantiga é uma arma"! E não vale a pena fingir que nada se passa...
Quanto ao festival, o regulamento foi cumprido. Os especialistas que votaram sabiam (acho eu!) quais eram as regras... E o facto de as pessoas terem sentido que o militar, a ceifeira, o operário, etc, cantando que a "luta é alegria" tinham uma representatividade e mereciam destaque significa que a sociedade está a acordar... E isso é muito importante.
Acho que terias compreendido se tivesses acompanhado o modo como as coisas se processaram.
De resto, para citar o musicólogo Rui Nery, "temos mandado tantas bodegas à Eurovisão que não se compreende por que razão há tanta contestação neste caso"!
Além da mensagem que encerra, é uma canção alegre. De certeza que não vai ficar em lugar tão miserável como algumas das que nos têm representado ao longo dos últimos anos...
Beijinhos

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews