21 de março de 2004

Cherne ou boga??

Eu hoje não ia escrever, mas uma acesa discussão num blog vizinho (http://contosfeitos.blogs.sapo.pt) fez-me mudar de opinião!
O meu amigo Dario não gosta de boga e prefere o cherne. Ora embora achando que todos temos direito à nossa opinião e a podermos ter gostos diferentes, eu resolvi ir ao dicionário ver se havia alguma diferença entre os peixinhos...
E aqui fica o que descobri, que eu não sou invejosa e gosto de partilhar ideias e conhecimentos:
CHERNE: peixe teleósteo da família dos Serranídeos (será por isso???), muito frequente em Portugal e também conhecido por pardilho.
BOGA: peixe teleósteo (olha, afinal são da mesma família...) da família dos Esparídeos, também conhecido por boga-do-mar.

E não diz em lado nenhum se são bons para caldeirada!!!
Cá por mim meu caro Dario, apesar de tudo prefiro boga. Pode não ser grande coisa mas não é tão gordurento como o cherne!!
E, como bem pergunta o AF, onde estão as mulheres?
Eu sei !! (sou uma raposinha informada!!)

As mulheres estão a trabalhar!

1 comentário:

saltapocinhas disse...

Olá. :) Sobre o cherne e o boga eu escolho... hum... nenhum! lol Mea culpa, mas ñ gosto mt de peixe! lolol Mas para bem da comunidade bloguista (existe semelhante palavra?! bem ñ interessa...) aconselho a k tu e o autor do contosfeitos cheguem a um acordo amigável. ;p Hasta** Posted by: folhaderascunho at março 21, 2004 05:47 PM

As mulheres trabalham? bolas, lá se vão as minhas teorias... heheheheheheh Posted by: analfabeto at março 21, 2004 06:52 PM

peixe grelhado c/ molho picante - preparação 5 m cozedura 5 m p/ 4 doses - calorias por dose 180 700 grs. de lombos altos de cherne 0,5 dl de sumo de tomate; 4 a 6 gotas de molho de tabasco; 1 colher de sopa de óleo; 1 colher de sopa de mostarda francesa; 1 colher de sopa de creme de rábano; 1/4 de colher de chá de sal; 1 colher de sopa de molho inglês. 1º Ligue o grelhador. Unte a grelha e coloque por cima os lombos de cherne. À parte, misture sumo de tomate com molho tabasco, o óleo a mostarda, o rábano, o sal e o molho inglês. Barre bem o peixe com este preparado. 2º Leve ao grelhador e deixe grelhar durante 5 ou mais minutos, conforme a grossura dos lombos. Não vire o peixe, que estará pronto quando se desfizer facilmente em lascas. Se preferir um sabor menos acentuado substitua o sumo de tomate e o tabasco por 0,5 dl de molho de pimentão-doce. Posted by: mário at março 21, 2004 10:50 PM

O Rinoceronte do Rei

O Rinoceronte do Rei by Sérgio Luís de Carvalho My rating: 5 of 5 stars Não conhecia o autor, mas adorei este livro. A sua escrita é irón...