21 de fevereiro de 2005

Amendoeiras (s)em flor

No sábado fui passear...
O objectivo era fazer a "rota das amendoeiras" e lá fomos.
Parámos em Almeida, terra linda, onde os cães são uns felizardos: andam por lá em matilhas, completamente à solta sem madames pindéricas a ataviá-los.
Passámos por Figueira de Castelo Rodrigo e daí até Barca d'Alva a paisagem é lindíssima, cheia de montes e penhascos com o Douro lá ao fundo.
Nas bermas da estrada vão aparecendo algumas amendoeiras em flor que eu desprezo e não fotografo pois estou à espera duma coisa bem mais grandiosa.
Paragem em Barca d'Alva para almoçar (não sei o nome do restaurante, era horrível!).
E lá seguimos à espera de ver o tal espectáculo de que tanta gente fala...
Quando começámos a avistar os primeiros amendoais, verificámos também que flores... nem vê-las!!
Grandes extensões, sim, mas de árvores nuas e feiosas!

amendoeira.jpg
Os "belos" amendoais...

Eu já começava a amuar e a dizer ao marido: "vamos ter de voltar para trás, não vou para casa sem uma fotografia de uma amendoeira em flor".
E já suspirava por aquelas de beira de estrada que eu deixei para trás!

amendoeira1.jpg
O meu marido à procura das flores...

Quase a chegar a Foz Côa ACHEI três amendoeiras de beira de estrada!!
E pronto, foi com essas três pobres amendoeiras selvagens que fiz a minha reportagem...

amendoeira2.jpg

Eram assim raquíticas à beira da estrada...

amendoeira3.jpg



amendoeira4.jpg
Mas são lindas na mesma, não são?

Se estiverem a pensar fazer a rota das amendoeiras tentem no próximo fim-de-semana! Pode ser que entretanto as flores vão abrindo!

Mas o passeio vale por muitas terras onde hei-de voltar para ficar a conhecer melhor - de preferência no Verão, mesmo sem flores: Almeida, Barca d'Alva, Freixo de Espada-à-Cinta, Trancoso, Foz Côa, Celorico da Beira...

18 comentários:

JesusRocks disse...

Aqui no Algarve é um espectáculo lindo - as amendoeiras em flor. Nem o frio seco deste Inverno tão agreste conseguiu impedir as amendoeiras algarvias de dar flor. Se puderes dá cá um salto e enriquece a tua reportágem. De Olhão a caminho de Vila Real de Sto. António (pela EN125) ou pela Via do Infante entre Faro e Espanha há cenários de rara beleza.

Carla disse...

Ai que saudades! O meu pai é de Freixo de Espada-à-Cinta e lembro-me que quando chagávamos a Barca D'Alva era sinal que a viagem estava quase no fim :) Adoro apanhar as amêndoas ainda verdes, parti-las e tirar aquela pele para as comer branquinhas... ai que saudades! :) Beijo grande :)

aflores disse...

Estas alterações de clima provávelmente "estragaram" a tua reportagem, ou foste muito cedo. Foi mesmo a calhar aquelas fotos que enviei das amendoeiras na zona Algarvia ;);)

SaltaPocinhas disse...

@@ JESUSROCKS: É longe!!

@@ CARLA: E sabes se Barca d'Alva tem algum restaurante decente? Também nunca provei amêndoas verdes...

@@AFLORES: Eu podia ter feito batota e publicado as tuas fotos! Mas não, são mesmo as minhas...pobrezinhas mas minhas!

Anónimo disse...

Terras lindas, essas por onde andaste...

Vulcão
http://devaneio.blogs.sapo.pt/

SaltaPocinhas disse...

@@ VULCÃO: Olá! São tão lindas que hei-de voltar e ficar por lá uns dias... Fiquei apaixonada por Almeida: que sossego! E tem uma Pousada bem apetitosa!

Didas disse...

Vá lá vá lá que já não é chita!

peciscas disse...

Para o próximo Sábado, tenho agendada uma ida às amendoeiras, embora com uma rota algo diferente.
Tua, Moncorvo, Carviçais (onde se come uma excelente posta mirandesa).
Vou lá todos os anos com amigos. O pretexto é ver as ditas cujas em flor, o que raramente tem acontecido( o verdadeiro e inconfessável objectivo é comer o referido manjar).
Vamos ver se, deste vez, tenho mais sorte do que tu.

darkman disse...

tb ainda n tampos na primavera!...

ashistorias.blogspot.com
ospensamentos.blogspot.com

SaltaPocinhas disse...

@@AJCM: também passei por Moncorvo e Carviçais. E também já ouvi falar do restaurante de lá! boa sorte para as florinhas!!

@@ DARKMAN: As flores de amendoeira nascem antes da Primavera chegar!! São umas despachadas!!

leonor disse...

Eu gosto de embondeiros, micaias...mas as amendoeiras são as árvores mais lindas que existem. e o cheiro que das flores emana...

Grilinha disse...

O frio e a geada não permitiu que as flores abrissem na época certa. Quem sabe daqui a uma semana ou duas está tudo rosa/branco

pekala disse...

pelo menos sempre deste um passeio:)já não é mau!

Paulo Lopes disse...

Grandes passeios fazes, sua vadia! ;-D

Carla disse...

Em Barca d'Alva não conheço nenhum restaurante, mas perto de Freixo há o famoso Artur e a sua posta :) Hás-de provar as amêndoas antes de estarem secas. Quando ainda têm a casca verde, se as partires e retirares e pele, comes aquele bocado branquinho e é um manjar dos Deuses! Até estou a salivar só de pensar, eheheh. Lembro-me de fazer isto em torno de Abril, se não estou em erro. Sei que calhava pela Páscoa, que era quando lá íamos. Beijos :)

SaltaPocinhas disse...

@@ PAULO: Grandes? Dou uns passeios pelas redondezas... Em contrapartida nunca passei de Salamanca! Mas conheço razoavelmente o meu país, lá isso conheço!

@@ CARLA: Se em Abril eu for passar 2 ou 3 dias à zona de Almeida (eu só fico a conhecer uma terra se dormir lá, senão, esqueço-me!) vou provar as tais amêndoas. Se me der alguma dor de barriga vais ter-me à perna!

Carla disse...

Ooops, eheheh! Só dá dor de barriga se gostares imenso (como eu) e comeres muitas :)) Em Abril deve ser uma altura óptima para as comeres branquinhas. Também me lembro de passar por Almeida, mas nunca cheguei a passear por lá. Se deres um pulo a Freixo, vale a pena conhecer a praia fluvial da Congida e dar um passeio de gaivota no rio. Beijo grande :)

freixolady@hotmail.com disse...

sua anormal, sabes lá tu apreciar a beleza destas terras, tu es da cidade de certeza. amendoeiras raquiticas tu é que és. essta calada.
freixolady@hotmail.com