19 de fevereiro de 2005

Eu voto!

Amanhã é dia de eleições... (grande novidade!)
O motivo porque resolvi falar do assunto foi por ter constatado numas visitas por alguns blogs e também pelo que ouço dizer por aí que há muita gente (especialmente os mais jovens) a dizer que não vão votar!
A desculpa para esta atitude é sempre do género: "Não vale a pena"... "são todos iguais, só querem é poder"..."votar para quê?"

Pois eu digo a estes jovens,(os mais velhos já sabem, podem é fazer-se de lorpas) que votar não é apenas um direito, é também um dever. E se querem usufruir dos direitos que a democracia lhes traz, também devem, no mínimo, cumprir os seus deveres.
E digo ainda mais: para muitos destes jovens votar é um dado adquirido, pensam que o mundo já nasceu assim. Se calhar nunca ninguém - pais ou escola - lhes deu umas lições de história!
Nunca lhes disseram que, para hoje poderem ir votar houve milhares de portugueses que foram presos, torturados, exilados e até mortos.
Que aquilo que eles desprezam por acharem banal custou muitos anos de luta e a vida de muita gente!
Por isso, deixarem de votar é, além do não cumprimento de um dever cívico, uma falta de respeito imperdoável para com todas as pessoas que lutaram para que isso fosse possível.
Que o simples facto de terem um blog onde podem escrever o que lhes vai na alma (e até palavrões) o devem também a esses homens e mulheres que lutaram por um país livre!

Tenho dito!

9 comentários:

Anónimo disse...

E disseste muito bem! A abstenção só demonstra que nos estamos 'borrifando', ir votar (nem que seja em branco) já revela uma atitude que segue com um recado bem forte. Eu vou votar! Beijos :)

Anónimo disse...

Palavras para quê? É uma MULHER que vota e sabe o que quer!! O meu aplauso.

Sonia Almeida disse...

eu já lá fui. e assino em baixo tudo o que disseste. quando eu nascvi já se podia votar, embora há menos de um ano. mas isso não invalida que eu saiba o que foi preciso para termos este direito, de que muitos não se utilizam. beijinhos e bom voto.

peciscas disse...

Assino duas vezes por baixo e já fui votar!

Politikus disse...

Creio que quem não vota, nãio tem o direito para reclamar... pois nada fez para mudar a situação.

arte disse...

Saltapocinhas, bonita lição de dever civico.Também bonita homenagem a quem tanto lutou para que todos pudessem votar.Eu já votei e já nimguém decide por mim.Arte por um canudo.

Leonor disse...

Olá. Vi o teu blog num quadro de links de outro blog e o nome fábulas chamou-me a atenção. Sou professora do 1º ciclo e fábulas e contos de fadas é praticamente o meu mundo. concordo com tudo o que disseste acerca do voto e também eu assino em baixo. Contudo, votar deixa-me sempre apreensiva porque as alternativas e as experiências deos governos anteriores não me convencem e cada vez mais me desacreditam. Votei... mas com que aperto no coração.

darkman disse...

bem eu n vou votar, mas tenho as minhas razoes. para votar teria de iir a helsinkia ah embaixada, fazer uma viagem de 2h para cada lado e pagar 40 euros em viagens...*

ashistorias.blogspot.com
ospensamentos.blogspot.com

saltapocinhas disse...

@@ DARKMAN: Pronto, tu estás desculpado... Mas só tu!

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews