30 de agosto de 2012

O Cavaleiro de Olivença


Estas férias têm sido pródigas em livros, tenho lido bastante.
Este foi outro livro lido na varanda com vista para o mar... (suspiros...)

O Cavaleiro de Olivença, da autoria de João Paulo Oliveira e Costa e editado pela Temas e Debates, narra acontecimentos passados em Portugal (na altura da narrativa Olivença era uma grande cidade alentejana), no reinado de D. Manuel I.
O herói, Vasco de Melo, era já meu velho conhecido dos dois livros anteriores ("O império dos pardais" e "O fio do tempo").
Com a personagem - fictícia mas apaixonante - de Vasco de Melo, cruza-se Joana de Castela, a rainha louca.
Adorei!

Para quem quiser saber mais, deixo aqui a sinopse:

No último título da trilogia dedicada por João Paulo Oliveira e Costa aos «amigos do rei», a figura central é Joana, a Louca.

Filha dos Reis Católicos, mãe do poderoso Carlos V, irmã das duas primeiras mulheres de D. Manuel I, Joana ficou para a história como a possessiva mulher de Filipe, o Belo. Acusada de excessos por alguns, foi afastada do poder e enclausurada em Tordesilhas. Mas quem mais teria Joana amado? Voltou a rainha a apaixonar-se depois da morte de Filipe? Teve no seu íntimo outros amigos? Sobre estas interrogações se constrói uma fabulosa história de amor que tem por cenário a Europa trepidante do século XVI.

4 comentários:

Angel disse...

No mínimo, intrigante :)

mlu disse...

Não li mas vou comprar. Tudo o que fale de História, mesmo ficcionada, me encanta. A minha filha diz a brincar que é porque gosto de "meter o nariz na vida dos outros" mas não me importo.
Obrigada pelas dicas.

Um abraço.

mfc disse...

Tem piada.. leio muito menos em férias!!
Beijos,

G_ticopei disse...

Deve ser interessante. Eu adoro livros históricos e biografias. Estas férias também li Perro Cristão entre os Muçulmanos, também do tempo do Rei D. João II e já tenho ali A vida secreta de D. Sebastião...

O Rinoceronte do Rei

O Rinoceronte do Rei by Sérgio Luís de Carvalho My rating: 5 of 5 stars Não conhecia o autor, mas adorei este livro. A sua escrita é irón...