14 de março de 2004

Erros ortográficos

Um destes dias entrei num blog novo (é um costume desde que comecei o meu) e deparei com um cheio de erros ortográficos que se lia com bastante dificuldade. Claro que comentei que tinha muitos erros... A menina dona do blog veio ao meu toda zangada, que aquilo não eram erros, que era assim que falava com os amigos no MSN e que eles a entendiam...
Burra sou eu que não entendo "linguagem moderna"!! Ora eu, que até nem sou difícil de convencer, continuo a achar que são ERROS, sim senhor! E que não se devia escrever assim. Devemos respeitar a nossa língua e escrevê-la o mais correctamente possível. Claro que não sendo fundamentalista, aceito perfeitamente que num chat se escreva "k" em vez de "que", "bj" em vez de "beijos" e muitas mais ABREVIATURAS. Mas, um blog não é um chat e entre abreviar e dar erros vai uma diferença enorme... Escrever "acho" com "x" é erro!! Escrever "assim" com "x" também é erro!
E se se justificam dizendo que utilizam tal linguagem para acelerar a escrita (menos teclas para bater) então por que carga de água escrevem "ixuh" em vez de "isso"?? E "faxer" tem menos letras que "fazer"?
E escrever em inglês dá menos trabalho??
Enfim, isto dava pano para mangas...
Gostaria de ouvir opiniões, pode ser??

7 comentários:

Anónimo disse...

Porque será tão importante para as pessoas emendar os erros dos outros...parece me que não estamos na escola!

Pingu ^^ disse...

Se eu começar aqui a escrever sem erros nunca mais acaba d escrever e também nunca mais saia daqui por isso vou escrever como costumo: s nós a juventude xcreve axim é pk é mto + simplex e rápido... S as pexoas adultas fixerem um esforço talvezx daki a unx anitos xeguem lá à mxm concluxão k a juventudo!!!

Anónimo disse...

Olá
Estava procurando por algumas fotos no "sr. Google" e achei esse seu blog.
Então decidi dar uma passadinha aqui e já comentar nesse post.
É..com certeza que está errado.
Eu n digito "ixuh" pois tem o mesmo n° de letras de isso...então não vejo pq digitar "ixuh".Bem..no meu caso eu acabei de abreviar um porque ali na frase acima...mas é costume do MSN.
E os "porques" abreviados em "pq" valem a pena abreviar e quase todo mundo entende.
Ás vezes quando estou com pressa abrevio o quando para qndo..o "para" para p/ q também é reconhecível por quase todo mundo.
Também abreviei o "que" ali em cima por q mas é hábito.A gente se acostuma..com o MSN =P agora acho meio estranho abreviar o isso por ixuh quando contém o mesmo n° de letras.Aliás ixuh não é uma abreviatura.É um "outro nome" q deram á isso...mas q não vale a pena ser usado.O "pk" eu não sei como vêem como um porque.Ou seria porcá!A palavra porque tem a letra Q no meio dela...e não a letra K! E tbm porque
escrever simplex se existe o s no teclado?
Por q abreviar "se" com a letra S? Se o som da palavra se é da letra C?
Fixerem por fizerem.Eu vejo o Z no meu teclado e n precisa de senha p digitar ele.
Talvezx ...pq isso? Nessa palavra n existe o X! Unx? No meu teclado tbm existe o S.
Pq o mxm? Se na palavra mesmo n existe X e sim um S e a abreviatura de mesmo é msm..assim!
K por que...o q custa digitar um Q!
Ah...me esqueci..eu tbm abrevio nãos como n.
Ou ás vezes muito raramente um ñ.
Bem..terminei meu comentário. =)
Beijos! E abraços! Gostei mto do seu blog, parabéns!

Anónimo disse...

Há uma enorme diferença entre a abreviação comum de palavras na internet (chat, MSN, ou qualquer outro meio de diálogo - até mesmo em blogs), graças à obrigatoriedade do diálogo veloz e o tal "miguxês" que andam inventando por aí. Há textos simplesmente ilegíveis, e eu realmente não entendo como essas pessoas conseguem se comunicar. Parece um dialeto, código secreto ou qualquer coisa do tipo.

Concordo com você. "Miguxês", ou seja, povo que escreve "axim" está escrevendo errado sim, e sabe o que fatalmente acontece? Acabam tomando bomba nas provas de português, porque se habituam de tal forma a essa escrita inventada, que passam a achar que podem aplicá-la em qualquer lugar.

Anónimo disse...

Rod.
A questão e polemica! eu sou pessimo em portugues mas nem por isso concordo com a maneira de escreve do MSN. O normal seria as pessoas fazer um curso de datilografia para escreve mais rapido. Mas não, estão dão acostumadas com atalhos e jeitinhos acelerados da vida urbana que daqui a pouco vão "kaká" na calça porque não tem tempo de ir no banheiro. rsrsrs...

Anónimo disse...

hummm eu axu ki eh beim mais facil assim tudu erradu heheeh eh beim mais kafona eskreve tudu certinhu...viva a exkritah da net genti uhul \o/ euuo aki axu ki num prejudukah nada naum o portugues pq nenhum bestah vai troka na sua aulah de portuga a palavra certah pela erradah... agentih sabe separa as koisas...i eoo amoh eskreve axim pq e maneru di maixx :D keim num konkorda vai lah e eskreve tudu certinhu eh livre faça komu gostah.... pra tidus ki escrevi assim erradu um bejaummmm e naum dexem de skrever erradu......rsrsrrsrs

Anónimo disse...

Por que nao:)

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews