22 de novembro de 2004

TPC

Este fim de semana houve greve aos TPC.
Como eu não fui avisada atempadamente, passei "deveres" aos meus melguinhas.
E eles fizeram!
Agora tenho uma turma de fura greves!!
E o pior de tudo é que eu sou contra os "trabalhos de casa".
Mas que hei-de fazer se os garotos pedem?? Não tenho culpa de serem masoquistas... Isto para não falar nas mãezinhas. Descia logo na consideração de toda a gente se não passasse os famosos TPC!

Eu tenho o cuidado de mandar muito pouco trabalho, normalmente com a intenção de darem uma espreitadela no caderno, não gastando com isso mais de 30 minutos, o que não faz mal nenhum a ninguém.
Porém, muitos dos meus colegas do 2.º e 3.º ciclos "esquecem-se" que os alunos têm mais disciplinas e alguns passam trabalhos sem se lembrar que os outros professores também passaram.
E o resultado são crianças e adolescentes às vezes sem tempo sequer para brincar.

Outra coisa muito "in" é mandar os miúdos "pesquisar".
Resultado: ou têm net em casa e lá põem o pai ou a mãe às tantas da noite a pesquisar por eles, ou não têm e depois são discriminados...
(Outra alternativa é irem ter com a ex-professora do 1.º ciclo para os ajudar na "pesquisa").

10 comentários:

sonia disse...

ou então pedem à explicadora de há muitos anos que os ajude na pesquisa.... já me calharam muitas dessas. beijinhos

O Turista disse...

TPC?!
:p
Fez-me lemrar os bons tempos da primária e do ciclo!!
LOLL!
Bjs!!

O Turista - http://www.turistar.blogspot.com

fernanda dias disse...

Tocas numa questão que me é sensivel.... Até me farto de passar recados na caderneta a justificar a falta de "feitura" dos tais medonhos e injustificaveis TPC, desde que veja que estes são apenas para roubar tempo... beijo e não te zangues comigo, mas há cada abuso!

Didas disse...

Pois é, as taras esquisitas manifestam-se logo quando eles são pequeninos.
:-)

polittikus disse...

Oh mulher eão tu vais-me lembrar dos TPC's!!! Bolas vou-me já embora. hehehehe

MWoman disse...

Abaixo esses horrorosos TPC!!! O pior é que os pais os reclamam! E os filhos também! Bolas, serão masoquistas???

Anónimo disse...

Parece que adivinhaste saltapocinhas.Aqui estou eu a fazer uma pesquisa para o meu filho esquecendo-se os professores daqueles que não têm internet nem têm os pais para os ajudar.São coisas que também não percebo.Seria muito mais correcto fazerem a pesquisa na escola e dando-lhes os meios para a fazerem e verificariam se os alunos sabem ou não fazer a pesquisa.Parece que querem é ver um trabalho,não se importando se são os pais ou os irmãos a fazerem-no.Também sou contra este tipo de TPC.Arte por um Canudo.

Grilinha disse...

Fiz muitas pesquisas para os trabalhos (principalmente do rapaz) ;).

Oh saltapocinhas essa da "turma fura-greves" ainda pode traumatizar os gaiatos!!! eheheheheh

lique disse...

TPC? Diabo, já me tinha esquecido dessa praga! E não falo da minha, falo da das minhas filhas, claro está. Não entendo a necessidade, sobretudo tendo em conta a carga de actividades extra-curriculares que os miúdos têm hoje em dis. Desculpa lá, é a minha opinião. :) Beijinhos

M.P. disse...

Pois é! Mas o que é certo.. é que continua a haver .. mas dado com regra e medida, não faz mal! O problema são mesmo os curricula extensos que prendem os garotos horas a fio na escola e depois as milhentas actividades extra-curriculares em que eles se metem, em que os pais os metem... O mesmo é fazer de conta que não se percebe e lá se vai exigindo, suavemente, um ou outro T.P.C. .. ou então ter uma certa flexibilidade e permitir que os prazos de entrega sejam mais alargados sem que os garotos sintam que se estar a ser menos exigente! LOL.. Há várioas maneiras de matar pulgas, não há ?? **