15 de agosto de 2008

Made in China?

O assunto até já tinha perdido a actualidade, mas ontem, e porque a RTP voltou a transmitir a abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, veio novamente à baila.
Olhei para aquilo com alguma descrença, depois de ter ficado a saber que afinal o esplendoroso fogo-de-artifício foi feito num computador!

Hoje ainda fiquei a saber que aquela linda menina de vestido vermelho que cantava no início, afinal estava apenas a fazer playback pois era outra menina menos bonita (?????) quem realmente estava a cantar!

_______________________

Mesmo sem entrar em discussões do tipo "mas afinal o que é verdadeiro daquilo que vimos?", fico a pensar como se estará a sentir a criança que realmente cantou!!



(Cartoon de Augusto Cid que venceu o Porto Cartoon World Festival deste ano)

7 comentários:

José António disse...

Não deve sentir-se nada bem, mas o importante é dar ao Mundo uma ideia de perfeição. É uma tentativa de fazer passar a velha lição: Dizem mal de nós? Vejam o que nós somos capazes de fazer. Mostram o produto. Eles sabem que poucos perguntam de que são feitos os hamburguers. O importante é que parecem carne de qualidade, sabem bem e são baratos. E sabem que vão dominar o Mundo em breve.

Carla disse...

Infelizmente o mundo tem que ser perfeito...

bjs

ameixa seca disse...

E a miúda que também estava ao piano lá com o artista não estava a tocar nada... e parece-me que ele também não. Já agora acho que a Sarah Brightman e o outro cantor também estavam a fazer playback. É made in China...

Anónimo disse...

E qual é o problema de o fogo de artifício ser um trabalho digital/computador? Afinal, é ou não preciso lutar contra a poluição?
- E qual é o problema de a menina (que não o era) ter sido substituida e fazer (juntamente com o cantor (um dos melhores pianistas do mundo)play back? Afinal, não o fazem outros artistas (de topo) em concertos ao vivo e pelo qual recebem fortunas?

Ninguém é perfeito e a China não terá (para já) essas intenções, mas que é uma NAÇÃO fantástica, lá isso é verdade! VIVA A CHINA!!!!

...eu quero ser chinês
...eu quero ser chinês

:)

Tia Brites disse...

O fogo virtual foi na boa, agora essa da miúda foi mazita...

Leonor disse...

pois é saltapocinhas.
relativamente a produçao feita no computador que ate me surpreendeu pela "veracidade" nao me afecta. mas a criança que cantou e foi preterida por um conceito de beleza afinal relativo (a miuda é feia? naoa acho)é que me deixa desachinezada.
beijinhos

Migas (miguel araújo) disse...

Ou como se devem estar a sentir todas s criancinhas chinesas vitimas da exploração, da fome e da pobreza, vítimas dos atropelos aos direitos humanos e à dignidade.
Isto para que a China ente enganar o Mundo, com uma imagem (ou muitas)totalmente irreal e falsa.
São os jogos olímpicos da vergonha e da falsidade.
Deriam ter sido boicotados.
O desporto tem que ser exemplo e não "compadrio".

O Rinoceronte do Rei

O Rinoceronte do Rei by Sérgio Luís de Carvalho My rating: 5 of 5 stars Não conhecia o autor, mas adorei este livro. A sua escrita é irón...