2 de julho de 2004

Porque

.jpg

Sophia de Mello Breyner, por Arpad Szenes

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros têm medo mas tu não.

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão.
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

“No Tempo Dividido e Mar Novo”,
Edições Salamandra, 1985

1 comentário:

saltapocinhas disse...

Perdeu-se uma grande escritora e uma grande mulher. Enviado por grilinha em julho 2, 2004 11:43 PM
@@ GRILINHA: é verdade. Mas ela não será esquecida enquanto tivermos os seus livros para ler! :)** Enviado por saltapocinhas em julho 3, 2004 12:03 AM

Levanto os olhos ao céu e presto também homenagem ao democrata que foi seu marido, Dr. Francisco Sousa Tavares. Enviado por af em julho 3, 2004 12:32 AM

@@ AF: Tens razão...só que eu gostava mais dela que também foi uma grande democrata embora menos mediatizada que o marido! Enviado por saltapocinhas em julho 3, 2004 12:39 AM

Adoro a Sofia!Tanta poesia nela como naquilo que ela escrevia..porque sempre FOI o que escreveu.Até sempre Sofia! Enviado por Nia em julho 3, 2004 01:03 AM

oix :) giro sem duvida alguma :) eu kd estudei mais profundamente shopia começei a conhecer mais dela e começei a adorar.. sem duvida foi uma grande escritora :) Enviado por Pukanina em julho 3, 2004 12:30 PM

Uma enorme perda para a escrita e para a humanidade... Enviado por analfabeto em julho 3, 2004 03:30 PM

Pois é, "A Menina do Mar" deixou-nos!!!Os bons também morrem!!! Enviado por atelmalves em julho 4, 2004 10:59 AM

Olá nia! Também gosto da Sofia, embora conheça razoavelmente apenas a parte da literatura infantil. eu sei que ela é uma grande poetisa, mas poesia não é a minha leitura favorita :)** Enviado por saltapocinhas em julho 4, 2004 05:45 PM

@@ PUKANINA: Bem vinda ao meu blog (acho que nunca te vi por aqui). Volta sempre! assim que puder vou visitar o teu :)** Enviado por saltapocinhas em julho 4, 2004 05:46 PM

@@ ANALFABETO: Eu acho que estas pessoas nunca se perdem completamente: acabam por ficar connosco através da sua obra, é isso que distingue os verdadeiros "VIP" :)** Enviado por saltapocinhas em julho 4, 2004 05:48 PM

@@ ATELMALVES: dizem que ela adorava o mar. E devia adorar mesmo para escrever um livro como a "menina do mar" :)** Enviado por saltapocinhas em julho 4, 2004 05:49 PM

Bela homenagem. É bom que as pessoas não esqueçam quem marcou o nosso país através da qualidade da sua obra :) . Beijocas. Enviado por Tiago em julho 4, 2004 06:13 PM

Ah, e tenho pena que nunca tenha vencido o prémio nobel. Mesmo k isso pudesse n lhe interessar. Não sei qual era a posição dela sobre isso. Espero que o Lobo Antunes consiga. Agora, sem a Sophia, vou torcer por ele :) . Beijocas de novo eheh. Enviado por Tiago em julho 4, 2004 06:15 PM

@@ TIAGO: Ela merecia, para mim mais do que o saramago ou o lobo antunes (em 4.º na minha lista)... Para mim quem merecia mesmo era o Miguel Torga! E também foi uma grande injustiça o Jorge Amado nunca ter ganho o Nobel! Enviado por saltapocinhas em julho 4, 2004 06:58 PM

Lindo o poema e o desenho. Linda a Sophia. E lindo o facto de os divulgares :) Enviado por Betty em julho 5, 2004 12:54 PM

@@ BETTY: Obrigada... Acho que também é para isto que um blog deve servir. :)** Enviado por saltapocinhas em julho 5, 2004 06:01 PM

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews