22 de setembro de 2004

Dia Europeu sem quê??

... Sem carros? Pelo menos aqui na cidade de Aveiro,não passa de uma fantochada para inglês ver!
Senão vejamos: os três principais parques de estacionamento da cidade estão... no centro da cidade! Precisamente na zona que está fechada ao trânsito! Dá para acreditar? E não há alternativas, pois não há parques de estacionamento à volta da cidade! São todos lá bem no meio para obrigar as pessoas a levarem os carros até ao centro, todos os dias. Autocarros para a cidade? De hora a hora, se viverem num sítio jeitoso, e a preços exorbitantes!

Depois há ainda as BUGAS (bicicletas de utilização gratuita) que são poucas, fracas e não há na cidade vias para ciclistas, a não ser uma "mini via" na parte central da avenida. Chegando ao fim da avenida, desenrasquem-se pelo meio dos carros!

Mas há mais: temos as praias a uns escassos 10 quilómetros, distância ideal par uns passeiozitos de domingo. Até há uma parte de percurso para ciclistas, mas o problema está precisamente aí: uma parte, uma minúscula parte! Para se entrar na pista de ciclistas é preciso primeiro entrar pela saída do IP 5 (contra a mão, é claro). Não é engano nem sono, é mesmo assim!!
Se sobreviverem a esta parte do percurso têm depois uns escassos quilómetros de estrada para ciclistas, mas ao aproximaram-se da ponte da Gafanha têm de sair dessa estrada e fazer rali por ruas, ruelas e travessas até entrar novamente no caminho das praias na velhinha ponte da Barra. Aqui também é aconselhável que os crentes vão pedalando e rezando pois a ponte tem três faixas, mas nenhuma é para ciclistas!

E depois têm a lata de aderir a "dias sem carros"!!
Não seria melhor deixarem-se de folclores e criarem as infra-estruturas que permitissem às pessoas deixar o carro fora da cidade todos os dias?
Valha-me Deus!

5 comentários:

O Turista disse...

Ainda me lembro de umas idas até à Barra de bicicleta... mas agora parece uma gincana... não há paxorra!!
:(
Bjs!

Anónimo disse...

Brincadeiras de pessoas que se julgam pensantes.

Anónimo disse...

Patinhas: o dia europeu era do sem carros, mas Lisboa fez de conta que aderiu. Das duas uma ou portugal nao é europa ou a europa é que nao é portugal?
fica bem

inconformada disse...

Dia Europeu sem quê ? Não dei por nada...
Mais uma fantochada para "inglês ver", sem dúvida.
E por falar nisso: quando é que a gente vê o vestido ???
(Pensavas que me esquecia ?)
Beijo

Anónimo disse...

Pois aqui sempre o meio é mais pequeno e os carros lá se foram acomodando onde o conseguiram...
Eu não tenho carro por isso não faço mais comentários. Só digo que tu podes andar a pé à vontade aqui nas nossas ruas e servi-te de guia, perfeitamente. Beijinhos

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews