11 de outubro de 2004

(in) Justiças!

Hoje decidi-me a abordar um assunto polémico, depois de ontem, numa conversa com professores, ter descoberto, com alguma surpresa, que afinal a minha ideia não é assim tão peregrina!
Cá vai:
Eu acho que os professores, ao contrário do que acontece hoje em dia, não deviam ganhar todos o mesmo.
Eu explico melhor:
Um professor de Matemática, ou Português ou Ciências, etc. devia ganhar mais que os professores de EVT ou de Educação Física e afins.
Para estes o trabalho termina ali, no fim da aula, enquanto que para os outros o trabalho continuará, por muitas horas, em casa ou na escola a preparar aulas e a elaborar e corrigir testes... Já para não falar daquelas alturas em que há exames e mais exames para corrigir! Uns trabalham, outros andam pela escola! Se repararem bem, a maioria dos Conselhos Executivos tem professores de Educação Física. Porque será?
Claro que, para haver diferenciação nos salários também teria de ter havido antes nos cursos de formação: por que carga de água há-de demorar um professor de Trabalhos Manuais 5 anos a formar?? E de Educação Física?? E uma Educadora de Infância? E do primeiro ciclo?
E que dizer das licenciaturas que professores do 1.º ciclo e educadoras de infância andam por aí a comprar? (Perdão, tirar!)
E o que chateia mesmo é que no fim da "licenciatura" continuam a fazer exactamente o que faziam antes, sem tirar nem pôr, só com a diferença de que ganham mais que a colega da sala ao lado?
E os sindicatos vão-se (nos) vendendo por estes "direitos" que eles acham muito justos!! E as verdadeiras reivindicações, de escolas dignas, turmas com um número de alunos decente, um apoio a sério para crianças com problemas e não esta fantochada que hoje existe, ficaram onde? Por isto os sindicatos não lutam, e eu, depois de pensar um bocadito até talvez descubra o porquê! É que a maioria dos funcionários dos sindicatos também são professores que entretanto aproveitaram para tirar a sua licenciaturazita...Ah, e apesar de estarem a um balcão a atender pessoas e telefonemas ganham tanto como os que estão nas escolas a dar o litro, já para não falar nos professores (milhares) que andam por aí, de casa às costas. Realmente a vida custa!
Mas, como quase sempre, custa mais a uns que a outros!
__________________________

E pronto, aqui vos deixo um bom motivo de reflexão para início de semana!
E fico à espera de outras opiniões...

23 comentários:

Anónimo disse...

Pois,realmente é um tema com pano para mangas,mas é assim em muitas mais profissoes!Obrigado pelo teu comentário no http://prutugues.blogs.sapo.pt !E realmente,vou ter muita matéria para publicar... :D

Ass:Xavi

Anónimo disse...

Estamos a começar a semana muito bem...Esta injustiça é enorme como outras que podemos falar. Porque motivo os contratos de trabalho são maiores em Lisboa do que no Porto? Porque motivo o Estado deve aos médicos dinheiro? Porque motivo não se emprega uma mulher grávida? E fiquemos por aqui. Eu continuo na "minha": Temos o que merecemos.

PARTILHAS disse...

Olá Saltapocinhas,
Quanto aos professores de educação fisica, não comento. Não conheço, não tenho a noção. Mas, em relação aos professores de 1ºCiclo e Educadores de Infância, desculpa, mas não posso concordar de todo.
O trabalho extra, que eles executam, não me parece nada que seja inferior ao que outros executam. Mais, um Bom Educador de Infância ou Professor de 1ºciclo é meio caminho andado, para um bom resultado e uma redução de trabalho dos outros professores, que se queixam, que os meninos vão muito mal preparados.
Tenho pena realmente, que se continue a considerar que os Educadores de Infância e os Prfessores de 1ºciclo, continuem a ser vistos, como 2ªcategoria.
E não me parece também que as pessoas devam ser classificadas pelo nº de anos que o seu curso, tem, muitas vezes carregadinhos de disciplinas (cadeiras) que não interessam a ninguém. Não comento as remunerações, não tenho como, não conheço o assunto, ao ponto de o poder comentar. Mas, parece-me que a lei da oferta e da procura não funciona no ensino!
Parabéns pelo tema, é pertinente. E é bom que se criem oportunidades, para todos pensarmos sobre isso.
Beijinhos :-)

Didas disse...

Sim senhora, grande tema de reflexão. Então aí vai a minha opinião:
Eu por acaso tenho uma filha que é professora de educação física. E um irmão professor de EV. Mas nem é por isso que acho que um professor destas matérias geralmente consideradas menos nobres, se for consciente e profissional, tem tanto trabalho como os outros. Também já conheci profes das outras matérias que não fazem nada por eles abaixo, limitando-se a usar materiais de anos anteriores ou de colegas ou só o livro e lido na altura da aula.
Quanto às licenciaturas à pressão acho que tens razão, eu sou por uma sólida formação de base, o que pode ser no entanto o caso de uma educadora ou duma professora do 1º ciclo.
Também acho justo que na escola se dê mais trabalho na época de exames aos profes de disciplinas que não fazem exames.

saltapocinhas disse...

@@ CARLOS: Desculpa responder-te aqui, mas não deixaste link nem endereço de mail. Ou não me expliquei bem ou não percebeste o que quis dizer!
Eu sou professora do 1.º ciclo, conheço tão bem ou melhor que tu o país real (trabalho "lá")e não estou de maneira nenhuma a denegrir nem a minimizar a nossa profissão. Tu concordas que um colega teu (nosso) refastelado num sindicato ou num CAE ganhe tanto como tu a trabalhar em escolas que por vezes de "escolas" só têm o nome? Tu concordas que, um fulano só porque "tirou" (literalmente) uma licenciatura mas que continua a fazer o mesmo trabalho que fazia antes fique a ganhar mais que tu? Nós merecemos o nosso ordenado pelo trabalho que fazemos ou pelas qualificações académicas??
De qualquer modo quero agradecer o teu comentário, volta sempre, mas deixa contacto, pode ser?

Politikus disse...

A vida de um professor de facto em Portugal é triste... O Estado também não ajuda MUITO...

lique disse...

Acho que lançaste aqui um assunto muiito interessante para debate. Eu não estou nesse meio nem conheço ninguém próximo que esteja mas reconheço alguma injustiça em situações que denunciaste. Espero que pessoas dessa área te dêem um retorno melhor que aquele que consigo dar-te. Beijinhos

Anónimo disse...

É verdade, de facto são criadas muitas injustiças numa profissão que envolve objectivos, agentes, contextos e situações tão diversificados... Claro que é diferente lidar com meninos de 3 anos (o que envolve uma enorme responsabilidade, claro!) ou lidar com a responsabilidade de preparar jovens de 12º ano, no limiar de um ensino universitário, às portas dos exames nacionais com toda a pressão de cumprimento de programas e de stress que cada aula implica. É diferente trabalhar numa grande cidade ou deslocar-se diariamente dentro de meios carenciados com alunos mais carenciados ainda... É diferente (e só quem passa por isso, como eu, consegue imaginar!) passar horas - que se transformam em dias - a corrigir e cotar testes de alunos para quem todas as décimas têm o peso de portas abertas ou fechadas no futuro... ou limitar-se a "ocupar" os miúdos x horas por dia, com actividades interessantes que não acarretam aquele cansaço que às vezes se torna insuportável!
São tantas as diferenças... Esperemos que, pelo menos, os alunos valorizem o trabalho que por eles vai sendo feito.
O que é muito mau é que, quando algo corre mal, toda a sociedade está pronta a generalizar - e, de facto, com uma tal multiplicidade a todos os níveis, nunca se pode perspectivar da mesma maneira tudo e todos.
E a prova de que funções diferentes devem ser vistas de modo diferente está no que aconteceu este ano quando o ministério resolveu "meter" no mesmo concurso todos os graus de ensino!!!!! Como é óbvio, para muita gente pouco esclarecida, os professores é que têm a culpa de, a 12 de Outubro, o ano estar ainda longe de funcionar bem!!!

Anónimo disse...

Tema polémico, mas por isso mesmo deve ser discutido, analisado.Sou educadora de infância há 22 anos...conheço bem demais a realidade do Pré escolar e do 1º ciclo e fui "obrigada" a andar 2 longos anos a estudar para fazer a licenciatura, pois fui ultrapassada por colegas mais jovens e com menos tempo de serviço que eu...enfim...a licenciatura abriu-me horizontes novos, levou-me a reformular ideias, a aprender novas matérias e fiz a minha tese sobre a matemática no jardim de infância...pois também aqui se vive a matemática, se trabalha a matemática...adorei e tanto eu como o grupo de crianças com quem trabalhei beneficiou deste trabalho, deste esforço. Se ao menos o ministério da educação reconhecesse o esforço sobrehumano que o educador faz, e logo a seguir o professor do 1º ciclo...se os colegas que trabalham nos outros graus de ensino olhassem para nós com o respeito que o nosso trabalho merece...enfim...
Ganharmos de acordo com o trabalho que fazemos? Minha cara colega e amiga...grande parte dos professores passaria a ganhar metade do seu vencimento ou passaria a ter consciencia profissional, a interessar-se mais pelo aluno(ser individual, diferente um do outro e com ritmos de aprendizagem diferentes e diversificados), passaria a encarar a profissão com outro dinamismo...é preciso agitar as "águas chocas" da educação, as mentalidades...fazermos algo para dignificarmos a nossa profissão...estou a alongar-me...desculpa...toca-me na pele...Angelis(http://pedevento2004.blogs.sapo.pt)

O Turista disse...

Realmente levantas uma questão controversa....
Na minha humilde opinião, que não sou professor, acho que um Professor de EVT ou de Esucação Física não deveriam ganhar menos... penso que um professor de EVT também planeia as aulas assim como o de Educação Fisica e ambos têm trabalho extra... o professor de educação fisica até deverá ter uma preocupação acrescida com a sua forma física já que deve dar o exemplo aos alunos...
Mas enfim isto sou eu a falar!! :)

Bjs,

O Turista - http://www.turistar.blogspot.com/

Anónimo disse...

100% de acordo. Nem vou argumentar. É óbvio. (já reparei que o trabalho voltou em força. Andas ausente até do teu blog). Bjos grandes, Formiguinha *****

Anónimo disse...

Cara Saltapocinhas:
Acabei de ler o seu post e não posso deixar de fazer dois comentários. O primeiro é que me parece que deveria ter um pouco mais de cuidado com as afirmações que faz acerca de realidades que não conhece. Parece-me que não é Professora de Educação Física, nem de EVT. Por isso desconhece essas realidades e baseia-se nas suas concepções para fazer afirmações como as de que os ditos professores não preparam aulas, não preparam instrumentos de avaliação dos seus alunos, nem tratam esses dados após a sua aplicação.Devo dizer-lhe desde já que se baseia em concepções totalmente erradas. Em todos os grupos de docência, como em todas as profissões, haverá profissionais competentes e profissionais incompetentes.Os professores de Educação Física e de EVT competentes, asseguro-lhe que planeiam
as suas aulas. Os professores de Educação Física e de EVT competentes, asseguro-lhe, avaliam os seus alunos, criando para isso instrumentos de avaliação de competências, aplicando-os e tratando posteriormente os dados colectados.Os professores de Educação Física e de EVT competentes, asseguro-lhe, participam activamente na vida das suas escolas, nos seus projectos educativos, sendo estes dois grupos disciplinares muitas vezes responsáveis por uma grande fatia dos seus Planos Anuais de Actividades.Por estes motivos parece-me que os professores de Educação Física e de EVT competentes que lerem o seu post se vão sentir insultados pelas suas palavras. Por isso me parece que deveria reflectir bem antes de proferir afirmações sobre realidades que desconhece. O segundo comentário que lhe queria deixar é sobre o que transparece das suas palavras sobre a constituição dos Conselhos Executivos. O Conselho Executivo é o órgão de gestão da escola que mais responsabilidades tem, e consequentemente, é o órgão que mais exige dos seus elementos. Três professores como os outros, que assumem a tarefa de gerir uma escola (que dependendo das dimensões da escola pode assumir proporções enormes), na minha concepção não o fazem para "se baldarem" ao trabalho, antes pelo contrário, assumem um compromisso que lhes irá custar durante três anos muito mais horas de trabalho do que aquelas que os professores, seja de que grupo disciplinar forem, gastam ao todo na leccionação e na preparação das suas disciplinas. Por isso nem toda a gente está disposta a assumir esse tipo de compromisso. Por isso me parece que também eles lhe merecem um pouco mais de respeito, sejam de que grupo disciplinar forem.
Espero que reflicta um pouco no que lhe deixo aqui escrito. Faço-lhe também um convite: apareça cá na Escola, e observe bem com um olhar sem preconceitos. Pode ser que se surpreenda.
J. Félix
Professora de Educação Física
Coordenadora do Departamento das Expressões e Tecnologias da Escola Secundária Inês de Castro.

Anónimo disse...

uau, que grande confusão e troca de ideias originaste por aqui. Eu já cá estive logo no início e comentei mas esqueço-me sempre de assinar...mas sabes quem sou :)
aflores/ailaife blog

saltapocinhas disse...

@@ J.FELIX: Eu ao escrever este post parti de dois pressupostos muito simples: primeiro, considerei que só existem professores competentes (!!) e segundo: isto não é nenhum decreto-lei, é apenas uma opinião, escrita num blog (que é uma página pessoal, de opiniões pessoalíssimas).Se der uma voltinha pelo blog vai constatar isso mesmo.
De qualquer forma obrigada pelo comentário, esclareceu-me bastante. A sua escola fica onde?

saltapocinhas disse...

@@ J.FELIX: Esqueci outra observação: eu, ao afirmar que nos CE há muitos professores de Educação Física não estou a menosprezar nem uns nem outros. Estou a constatar um facto das escolas que conheço. Daí apenas deduzi que isso aconteça por serem os que têm mais tempo livre. Depois há os que dedicam esse tempo à sua escola (que são muitos) e há também os que dedicam esse tempo aos seus ginásios...

afigaro disse...

Bonito! Já sabia. Os professores têm aquilo que merecem: uma ministra "tia". Nem a mala às costas os cura!Se houvesse a coragem de fazer uma contagem aos livros que os professores lêem por ano, seria uma desgraça. Depois fala-se da pouca cultura do povo e admiram-se que a "populança" veja a "maison das incelebridades"! Tanta quinta que há para cultivar, enquanto tantos, discutem tudo menos as prespectivas para um bom ensino em Portugal. Continuem! Esta ministra ainda está acima de uma maioria de professores. As "tias" ao poder.Já!

Anónimo disse...

Numa democracia, as trocas de impressões e opiniões são sempre saudáveis e enriquecedoras - o importante é que cada um saiba respeitar as opinões alheias, certo de que elas surgem de vivências diferentes e, muitas vezes, de experiências às quais esses "outros" tiveram acesso; podem estar - ou não correctas - mas como a censura (ainda!) não está implantada, não nos cabe a nós punir ou, muito menos, insultar!
O que em mim suscita esta reacção é o comentário do sr. "afigaro". Considero lamentável o tom insultuoso com que interveio no debate - de facto, partiu do princípio de que quem emite um parecer o faz por não ver as verdadeiras (e importantíssimas, de facto!) problemáticas levantadas, hoje, no nosso país, no campo da educação. Ignorou que a própria Salta-Pocinhas nem sequer pretendia "colher louros" quando levantou a questão porque, segundo me parece, é professora do 1º ciclo. Além disso generalizar, afirmar que os professores não lêem(!!!!)ou catalogá-los por programas ridículos de televisão, falar nas "tias" e considerar "merecidos!" os verdadeiros dramas vividos neste momento por tantos professores sérios e dedicados é ofensivo, sobretudo pelo tom sarcástico assumido. E fere os sentimentos de todos os milhares de professores que fazem um trabalho sério, que lutam por objectivos cada vez mais difíceis de atingir, aqueles à custa de quem, nesta altura do ano, as aulas ainda vão funcionando apesar dos erros do Ministério da Educação. São eles que preparam o futuro, os que apostam tudo na preparação dos alunos envolvendo-se com eles, dia após dia, em projectos de formação e de vida que nem sequer são devidamente valorizados!
(Já agora, caro sr. afigaro, a palavra "prespectivas" está mal escrita. A forma correcta é "perspectivas", uma vez que essa palavra é de origem erudita e deriva do latim - a partir da preposição "per" + o verbo "specio", que significa "ver"(portanto, é isso perspectivar: ter uma visão de conjunto, global, a várias dimensões!) E a palavra perspectiva é, como eu muitas vezes explico aos meus alunos, uma daquelas que são mais vezes maltratadas na língua portuguesa!)

Anónimo disse...

Minha cara amiga, como em qualquer profissão ou classe existem os bons profissionais e os maus profissionais, e qualquer professor que seja digno desse nome, ficará muito ofendido com as barbáries que diz. Pelo que diz, não sabe nada do que se passa no reino da educação, ao afirmar que os professores de EVT e Professores de Ed. Física vão para casa sem levar qualquer tipo de trabalho enquanto outros, como os professores de Matemática e Português têm testes para corrigir. Pois estaria muitíssimo mal, por sinal ainda pior que o que está, se o trabalho dos professores/educadores só fosse esse de corrigir testes, deixando todo um processo de planificação de aulas, avaliações, atitudes, formas de desenvolvimento, melhor contextualização, timings, alunos n.e.e. e suas planificações etc. Que eu saiba, não é por artes mágicas que se dá uma aula, por trás existe um processo que desconhece e que por sinal é todo planificado em casa. Também lhe digo, que qualquer professor de qualquer disciplina pode dar testes se achar relevante, pois o que dizem as novas correntes de educação para avaliação, temos que entrar com outros parâmetros que vão muito para além dos testes. Apetece-me dizer isto “Parece-me que ainda não desceram à terra e discutem cada macaco no seu galho a ver qual o galho melhor. Tenham dó do que dizem, e acabem com as baboseiras .Professores de 1ª e 2ª e 3ª e 4ª e por aí adiante, onde já se viu isso!”. Arte por um Canudo

afigaro disse...

Plenamente satisfeito! As minhas provocações uniram os professores:objectivo cumprido.Sinceramente, penso que a vossa classe não merece a ministra que têm. E ela não compreende o papel de "caixeios-viajantes" a que muitos são forçados ao longo da carreira. Paciência, haja confiança no futuro.
Ao sr.Anonymous obrigado pela viagem ao mundo do Latim. Não se esqueça que também encontra na obra de Cícero, pelo menos 2 excepções.Afinal,latim é uma língua morta.
À Salta-Pocinhas as minhas desculpas.Nem sempre se consegue falar das injustiças sem ser injustiçado.
Quanto à leitura "o carapuço só serve a quem o enfia".

Anónimo disse...

Ah, assim é melhor! Bandeira branca, senhor Afigaro!
Efectivamente, num momento de tão graves problemas é importante que as pessoas se unam e tentem ultrapassar a crise, já que há muito a fazer!
Mesmo quando apetecia cruzar os braços, porque os incentivos são quase nulos, a luta pela Educação vai continuar, porque os nossos jovens são sempre o melhor investimento no futuro. É por isso que, como professora, acho que o que é fundamental é saber recomeçar cada dia - e é isso que tantos e tantos milhares de verdadeiros profissionais fazem, apesar de... tudo!
Quanto ao latim... é, para mim, (aliás, tal como a leitura), uma verdadeira paixão! Embora seja língua-morta, é língua "mãe" - e, como tal, continua a ser vital: uma fonte inesgotável de descobertas (não só de Cícero)e uma "arma" fantástica para a compreensão e o domínio da nossa língua. E a etimologia traz-me, de cada vez que a procuro, novas surpresas!
Amistosos cumprimentos (sou nova nestas coisas, ainda não sei se sei assinar!)

afigaro disse...

Só uma correcção sr.ª "Anonymus". Latim língua Mãe? E então onde situa o Grego, para não falar do hebraico e do aramaico? Não vamos "carpir sobre o leite derramado".Todavia, aqui está uma boa discussão para docentes e não docentes, no momento em que os cursos "ditos" de Letras, são abandonados a conselho de muitos, que querem "americanizar" a nossa sociedade, para que cada cidadão seja um robot, que para além de ser especialista numa única coisa, também sabe comer hamburgas.
@@@ Salta,desculpa a invasão da tua toca, mas os objectivos são comuns para todos, parece-me

saltapocinhas disse...

@@ AFIGARO e Srª ANONIMA: Continuem que estou a gostar de ler!!

Anónimo disse...

Ah, que surpresa! Tenho andado "longe" destas "vias", atarefadíssima por razões de vária ordem... e afinal descubro hoje que o meu interlocutor voltou a dirigir-me a palavra! E eu sem saber!
E descubro que a D. Saltapocinhas gosta de nos ouvir! Então... olá! Embora esteja com uma certa (muita!)falta de tempo, não posso deixar de discordar do meu amigo Afigaro. Claro que o latim é a nossa língua-mãe, sim senhor! O latim, mais propriamente o "latim vulgar" (assim chamado porque era usado pelas classes menos instruídas, e se distanciava já do latim erudito falado pelos sábios em Roma), foi trazido por comerciantes (mercadores) e militares para a nossa Península Ibérica. Depois há uma longa história de imposições, de invasores, de romanos vencedores; e foi esta língua, imposta aos vencidos e por eles utilizada, que evoluiu e deu origem ao nosso português. É por isso que o Português é uma língua românica ou novilatina, tal como os "seus irmãos" espanhol, francês, italiano, romeno, entre outros! Mas, tal como os seres vivos, as línguas não têm apenas mãe e irmãos - têm muitos outros "parentes"! Já não vou falar do avô Indoeuropeu, porque é muito remoto, mas dos padrinhos: os substratos e os superstratos. Parece complicado, mas não é: o substrato é constituído pelas palavras e expressões que já existiam aqui (há muito tempo, claro, em épocas anteriores à romanização!) e "sobreviveram" à imposição do latim, misturando-se numa nova língua. Os mais importantes são o substrato grego, o ibero e o celta! E o próprio latim trazia palavras já "importadas" aos gregos, que eram muito cultos! (Mas, mesmo apesar de todos os seus vestígios, o grego não é a nossa lingua-mãe). Depois, há outro tipo de padrinhos, a que se chama superstrato - todas as línguas que nos influenciaram e vão influenciando depois da consolidação, deixando as suas marcas. Aqui encontramos, primeiro, o "tio" germânico ( digo tio porque também é língua indoeuropeia!)e o árabe, por exemplo (todos conhecemos as inúmeras palavras de raiz árabe como Algarve, alface, albufeira, oxalá, etc, etc...); mas as influências no nosso vocabulário continuam a surgir e intensificam-se presentemente. Temos marcas de todos os estrangeirismos que vamos assimilando: primos, até irmãos como o francês, hoje em dia, muito, o inglês(sobretudo por causa de todos os tecnicismos ligados à informática) e...sim, tem razão, sofremos uma americanização! No campo do vocabulário não seria muito grave esta submissão; mas o pior é que ela reflecte toda uma mentalidade doentia de procura de poder... e eu não consigo conceber os atropelos aos Direitos humanos a que assistimos, em pleno século XXI, sem podermos fazer nada!!!
Ui, bem se diz que a conversa é como as cerejas! Onde já vamos... E - socorro!!! - eu perdi-me, ainda não jantei, e tenho ainda muito que fazer. Mas gostei de "meter mais uma colherada no diálogo"!
(Ah, ja agora, rebato só mais uma coisinha: o hebraico e o aramaico de que fala são línguas semíticas e pouco têm a ver com a evolução da nossa Língua).
E já agora, como estou a monopolizar a toca da Saltapocinhas, vou assinar com o nome com que ela me "baptizou".
Cumprimentos da Senhora Anónima

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews