11 de fevereiro de 2010

Iliteracia à séria

Notas prévias:

Hesitei bastante antes de escrever este post, mas decidi fazê-lo.
A pessoa a quem me refiro, além de não ler blogs, mantém-se no anonimato.
Mas escrevo principalmente para que, quem me lê, entenda do que falo quando digo que no meio em que trabalho, os pais e mães dos nossos alunos são pessoas com baixa formação académica, alguns são mesmo analfabetos. E são todos ou quase todos, pessoas ainda bastante novas, na casa dos 30 ou ainda menos. Quer dizer, nasceram na altura do 25 de Abril.
Há muito ainda a fazer pela educação neste país, acho que devia ser altura de a levar a sério.
A prioridade não devia ser acrescentar anos à escolaridade, mas antes acrescentar qualidade à escolaridade que existe actualmente.

A história:

Uma mãe dirigiu-se esbaforida à escola pedindo que lhe dispensassem o filho das aulas porque tinha de ir com ele à vacina ainda hoje.
A auxiliar que a atendeu estranhou a pressa (normalmente avisam de véspera se as crianças têm de ir a algum lado), mas a senhora disse que tinha mesmo de ir porque tinha acabado de receber uma carta.
E mostrou a carta.
Tratava-se afinal de um folheto que lhe tinham metido na caixa do correio e que dizia mais ou menos "Hoje em dia as vacinas evitam muitas doenças. Vacine o seu filho."

9 comentários:

polittikus disse...

Infelizmente apanho disso todos os dias...
E aqueles, que apenas lêem jornais desportivos, porque os "outros jornais" não trazem nada de novo!

Anónimo disse...

Ás vezes tenho um sonho...TU e a minha mulher, daqui por uns anitos, já na reforma, a escreverem um livro de memórias com estas pequenas histórias que retratam bem a (outra) realidade da nossa terrinha à beira-mar plantada.
Acredito mesmo que se o sonho fosse uma realidade, o livro era, sem dúvida alguma, um best-seller.

;)

[eu posso tratar de toda a logística do evento]

Rolando Palma disse...

Imagino que gostasses que tudo isto não passassem de anedotas, e bem criativas. Sei bem como é.

Mas é a realidade que temos.

E tens muitíssima razão quando dizes que na verdade, só é preciso acrescentar "qualidade" à escolaridade que temos.

Enfim, desabafos meus.

Tudo de bom para ti,
Rolando

Leci Irene disse...

De nada serve dizer que não é só aí que isto acontece. Pq não é por aí que a gente tem que aceitar esta situação - aceitando a coisa como está. Por isso gosto do teu cantinho - ele denuncia, e, provoca a necessidade de mudança em quem o lê.
Beijos

ameixa seca disse...

Apesar de tudo, dá vontade de rir ou de chorar... ainda não me decidi :)

Anónimo disse...

Por que o rei foi expulsar o Bom Senso? (Veja o post no meu blog). Taí o resultado! Essa é, infelizmente, uma realidade que enfrentamos, e muito, aqui no Brasil. Que fazer, denunciar é um bom começo. Beijo grande.

Carla disse...

Sei bem aquilo que falas...apanho pior...e estão no privado com a mania que sabem tudo...

bj

Há.dias.assim disse...

E quantas mais não andarão por aí?
há tempo fui Às finanças e estava uma senhora à minha frente, na casa dos 30 anos. Queria mudar a morada fiscal. Entregaram-lhe um papel onde deveria escrever a actual morada, para além dos outros dados. A funcionária perguntou-lhe, sabe ler? tenho o 9º ano respondeu como que ofendida, mas não foi capaz de escrever a morada correcta no espaço que dizia morada actual.

Bombom disse...

Estou 100% contigo.O que precisamos não é de mais Ensino mas sim de Melhor Ensino! Enquanto tivermos Português A e Português B, não vamos longe. Enquanto não abolirmos o Ensino que só dá direito a um certificado no 9° ano a dizer que "frequentou" em vez de TEVE APROVEITAMENTO. Enquanto não repusermos o ensino da Gramática sem doideiras pseudo-modernistas...não há Ensino que nos valha. E o pior para mim é que ainda culpam os Professores! Será que não sabem que quem mexe nos Programas são os Iluminados avalizados pelo Ministério da Educação? Bjs. Bombom

O Rinoceronte do Rei

O Rinoceronte do Rei by Sérgio Luís de Carvalho My rating: 5 of 5 stars Não conhecia o autor, mas adorei este livro. A sua escrita é irón...