12 de outubro de 2005

Ó pra mim a falar de política!

Não tinha pensado falar das autárquicas, mas hoje apeteceu-me...
Foi talvez por ter visto na televisão o ex deputado Narana Coissoró a dizer ao PSD que não se arvorasse tanto em vencedor, pois muitas das Câmaras e Juntas que ganhou foi por ter concorrido coligado com o CDS.
E não é que o homem tem toda a razão?
Mas porque será que ninguém falou nisso antes?
Porque será que o CDS está tão caladinho e quem teve de vir falar no assunto foi um ex deputado (que foi corrido pelo inenarrável Paulo Portas, ele que, no meu entender, foi um dos melhores deputados deste país?)
E sou insuspeita para falar, pois nem gosto nada do CDS.
Mas parava para ouvir falar o Narana quando ele aparecia na televisão!

Em Aveiro ganhou o PSD?
Mentira, em Aveiro ganhou a coligação PPD-PSD/CDS-PP (xiça, tanta letra!)
Se o PSD tivesse concorrido sozinho, não tinha ganho nada.
Talvez até o CDS tivesse mais votos que eles e a Câmara tinha ficado, de certeza, nas mãos do PS.
Na freguesia de Aradas o PS obteve ainda mais votos do que em 2001, mas foi a coligação-de-nome-comprido que ganhou a Junta de Freguesia...

E o Sr. Marques Mendes aparece todo inchado na TV a dizer que o partido dele é que ganhou as eleições, e eu fico fula porque o partido dele não ganhou nada.
O partido dele não manda nada, não risca nada.
Se o partido dele é assim tão bom, como se explica que o candidato dele à câmara de Oeiras não tenha ganho?
E o candidato do PSD à Câmara de Gondomar? Ganhou?
E o candidato dele à Câmara do Porto também só ganhou porque concorreu coligado...

E pronto, hoje falei de política!
Não se assustem, prometo que não é para continuar!

20 comentários:

ML disse...

Mas porque não, Saltapocinhas, se falaste tão bem?
Olha que não custa nada! E a verdade é para se dizer. Porque estás cheínha de razão. Nos sítios onde concorreram sozinhos a vitória não foi assim tão retumbante! Têm mesmo muito "mau ganhar"...

José Gomes disse...

Falaste, Saltapocinhas, melhor que todos os políticos deste país! Mas não é que tens razão?!!...
Aqui na Maia também ganhou essa coligação de siglas que mais parece o abcedário...
Mas o que mais me intriga é que todos eles dizem que ganharam...
"se não estivesses comigo até o PC te comia" (diz-se por aqui...).
Fiquei sem perceber se se referiam aos comunistam que, consta, continuam a comer criancinhas acompanhadas de cerveja, mesmo agora que o tremoço está ao preço da chuva!
E o zépovinho continua a queixer-se que o ensino está mal, a saúde está mal, o ordenado não chega, os impostos são de mais... e voltam a votar no mesmo!
DEsculpa o desabafo.
Um abraço

Didas disse...

Ah pois é! É mesmo! Esse Narana tem esse nome idiota mas tens 2 ou 3 neurónios a funcionar perfeitamente!

BorboletaDeCanela disse...

E falaste muito bem!!!!!
Saltapocinhas à presidência!!! ;-)

Estrela do mar disse...

...@miga...eu não sei se já te disse....mas a minha mãe faleceu dia 2/09...e eu nem sempre tenho disposição para vir aos blogs...e "fujo" dos que vejo muitas letras...mas hoje vim até aqui...e li este teu post...mas abstenho-me;)...

Beijokinhas para ti.

Olha, sabes que estou a pensar passar uns diazitos naquele hotel de Peniche??? Adorei as tuas fotos e o que lá mencionate sobre ele.

mfc disse...

Deixa-os poisar....o PSD é de gargalhada, mas olha que o PS também o estáa ser, anda a dar demasiados tiros nos pés!

AJFF disse...

Muito bem visto. Bom ver uma análise política qe leva a alguma conclusão.

P.S. Por acaso tenho a mesma opinião do Narana.

pencapchew disse...

Boas. Alguém que neste país consiga falar de política e ao mesmo utilizar os neuronios é de louvar.Infelizmente os nossos políticos nasceram apenas com um único gene que é o da hipocrisia.
Mais umas eleições onde todos sairam vencedores, enfim, mais uma vez quem perdeu fui eu, que mesmo sem votar, tive que ajudar a pagar a despesa das eleições.

terragel disse...

Nâo vou comentar porque não conheço as políticas e os políticos de Portugal, mais de qualquer maneira vim marcar minha presença para não levar falta. Estou te esperando aqui em minha sala de aulas, se não vieres vais levar falta, viu!?!
Bjs

afigaro disse...

Toda a razão.Nada melhor do que abrir, ver e somar.
http://eleicoes.mj.pt

Dilbert disse...

eheheh
Continua, continua :)
Beijokas

aflores disse...

Como dizia a minha mãe: "Homem pequenino ou é aldrabão ou dançarino" :):):):) Bom fim de semana.

Kalinka disse...

Saltapocinhas

Assino por baixo tudo o que aqui escreveste, muito bem.

Só vim te lembrar que andas afastada do «meu cantinho» há algum tempo, e eu já lá sinto a tua falta...acreditas?

Vou esperar a tua visita.
Beijokas.

123de4 disse...

Tens de entender uma coisa, saltapocinhas.. Se ele não aparecer inchado, ninguém o vê..

Betty Branco Martins disse...

Se há políticos que eu admiro (são muito poucos) é, Narana Coissoró, pela sua forma de estar na politica.

Beijinhos

JesusRocks disse...

Perdoem-me mas a análise dos dados está muito mal feita e as vossas contas andam assim como as contas do Governo - desorganizadas.

Consultando o site http://www.autarquicas.mj.pt/ (já que o outro referido num comentário não se encontra [misteriosamente] online - aliás estas eleições ainda têm muitos mistérios por explicar como por exemplo aquele caso reportado pela CDU de uma eleitora que se apresentou na bancada de votos já munida de boletins de voto que foram aceites tendo depois votado novamente com os bilhetes que lhe foram distribuidos após ser identificada. Enfim... vamos às contas.

O PS tem a maioria dos votos, tendo concorrido a 307 concelhos. O PSD (sem coligações) é o segundo partido mais votado, tendo no entanto concorrido sozinho a apenas 245 concelhos (a menos 58 que o partido do Governo).

O PS consegue assim o maior nº de mandatos com 852 mandatos contra 743 do PSD.

Até aqui analisaram bem. Mas os nºs não acabam aqui:

O PSD (sem coligações) conseguiu 138 Câmaras Munipais contra apenas 109 do PS. O PSD em coligação com outros partidos (nomeadamente com o CDS) conseguiu apenas 20 concelhos, portanto não é correcto afirmar que foi graças às coligações que o PSD saíu vitorioso destas eleições.

Em relação a Aveiro, mais uma falácia. O PSD sozinho conseguiu 64 mandatos num total de 11 presidências de concelho, contra 49 mandatos do PS e apenas 6 presidências de concelho. A coligação do PSD com o CDS (a sigla não é assim tão complexa) conseguiu apenas 13 mandatos e 2 presidências de concelho no distrito de Aveiro. Suponho portanto que estivesses a referir-te apenas à Junta de Freguesia de Aveiro e não ao concelho nem tão pouco ao distrito.

Há quem tenha mau ganhar e há quem tenha mau perder.

As únicas coisas que me aborreceram nestas eleições foi o facto do meu voto em Olhão ter sido completamente inócuo já que o resultado verificado era já previsível (a Presidência do Concelho e a Presidência da Junta de Freguesia ficaram distribuídas pelo casal Leal ambos com maioria absoluta), o outro mistério das falhas informáticas que impediram o acesso durante 8h consecutivas ao site onde eram publicados os resultados oficiais e, finalmente, o facto do Bloco de Esquerda ainda não ter conseguido apresentar uma lista para se candidatar à autarquia aqui em Olhão.

eco de mim disse...

e fizeste bem em falar, de x em qdo há q dar um grito p/ ver se alg nos ouve" :)

Carlos Barros disse...

já tá..já passou..não doeu nada e até aliviou a alma....
beijo

Anónimo disse...

Saltapocinhas...

Isso é ódio de estimação...
Não a quero contrariar mas olhe que não é bem assim (em Aveiro)... O PSD, juntamente com o CDS-PP são ambos vencedores (porque por um voto se ganha e um voto se perde).

Quanto aos concelhos problemáticos para o PSD - Oeiras e Gondomar, aí, o PSD perdeu, mas ganhou o seu líder (e o próprio partido) auto-estima: o orgulho de não ser refém de "baronetes" envolvidos em situações de legalidade questionável. Marques Mendes está de parabéns. Foram precisos "cojones".

SaltaPocinhas disse...

@@ ANONIMO: Não tenho tempo para odiar ninguém, muito menos cultivar ódios de estimação...
Limitei-me a dar a minha opinião!