7 de janeiro de 2006

O pivô do Jornal da Noite

da SIC, Paulo Camacho, estava hoje muito preocupado com a "quantidade de feriados" que o ano 2006 vai ter...
Dizia ele que esse facto ia prejudicar o país pois diminuía a produtividade (e a ilustrar a notícia mostrou imagens de uma fábrica têxtil).
Ora, que eu saiba, os feriados - a não ser que haja outra revolução - são os mesmos todos os anos!
Mais à frente ele explicou-se melhor e acabou por dizer que afinal não era o número, era o facto de coincidirem com segundas ou sextas feiras ou então serem às quintas e terças e proporcionarem as famosas "pontes".

Eu nunca entendi esta teoria da produtividade...
Devo mesmo ser mais burra do que julgava!
Que eu saiba, as fábricas que "produzem" mesmo não fecham nunca.
As que têm fornos nem sequer páram à noite...
O que pode funcionar a meio gás são alguns serviços.
Mas, se as pessoas meterem nessa altura um dia de férias e fizerem "ponte" ficam com os mesmos dias de férias ou não será??
Por outro lado, na maior parte dos serviços quando regressarem à sua secretária o trabalho está lá todo porque, infelizmente, ainda não tem o dom de se evaporar...

E mais ainda: quando alguém faz umas mini férias ou fim-de-semana prolongado beneficiam-se outras actividades económicas, como o turismo.
Esses "anti-produtivos" alugam casas de turismo de habitação ou quartos de hotel, almoçam e jantam em restaurantes, compram artesanato e produtos doutras regiões, visitam aldeias, cidades, museus, castelos...
Se passeiam em família é uma boa altura para estarem mais tempo com os filhos e de lhes mostrarem lugares que eles poderão vir a visitar muitas vezes mais tarde, mas que nunca esquecerão a visita que lá fizeram com os pais quando eram pequeninos...

Se tudo isto não é desenvolver o país, então alguém me explique o que é!

6 comentários:

Anónimo disse...

Olha amiga, comecei a escrever um comentário aplaudindo plenamente aquilo que dizes, mas começou a ficar tão grande, que desisti, e vou antes deixar um post "na minha casa" com link aqui para o que dizes.
É que na minha opinião não podes ter mais razão!!!

Amaral disse...

É claro que são pontos de vista. O Paulo Camacho (ou, certamente que os jornalistas da SIC e o seu director de informação…) fazem a sua análise da situação, e já não é nem a primeira nem será a última vez que se fala na quantidade de feriados que temos... Claro que, quando esses feriados acontecem em dias específicos, ocasionam as tais "pontes" e outras coisas afins... Outros países convencionaram, por exemplo, não haver feriados a meio das semanas...
Um país pobre como o nosso, dependente quase por completo do exterior, terá certamente uma taxa (calculada) de produção muito baixa…
Mas isto são outras estórias…
PS: faltou o teu comentário no meu balanço…

Kalinka disse...

GOSTEI MUITO DE LER O K ESCREVESTE SOBRE OS TAIS FERIADOS...assim é que se fala...então, esse «pivot» está por fora do que se passa na vizinha Espanha e Inglaterra, onde os feridos que calham num domingo já são gozados à 2ª feira...
Ai...com a preocupação dele, é melhor ele nem sonhar numa coisa dessas, coitado, fica c/insónias.

Estive ausente uns dias aqui da blogosfera...Olha, vai ao meu kalinka e lá verás a razão da minha ausência, o Ano Novo não começou da melhor maneira para mim, mas, espero que agora as coisas endireitem e eu consiga recuperar tudo o que ia perdendo: a Vida!!!
Beijokas doces. Até breve.

António disse...

Tens toda a razão, Guidinha!
Mas que queres?
Agora os economistas, com as suas teorias que mais tarde se comprova estarem normalmente erradas, é que estão na moda!
Felizmente que, para mim, agora todos os dias são feriado...ah ah ah.

Obrigado pela tua visita.
De facto, e de maneira pouco ortodoxa, gosto de dizer a altura e peso das personagens. Acho que são elementos que dão muita ajuda para o leitor as visualizar (penso é que devia escrever por extenso).
Claro que podia usar a fórmula clássica (e não quer dizer que não a venha a adoptar no futuro) de dizer: alto e esguio, baixa e roliça, etc., etc.
Mas deixa-me ser um pouco original, ó Margarida!

Beijinhos

Anónimo disse...

Corecto o que dizes!Parece-me é que existem para aí uns senhores que gostam de atirar "atoardas" dizendo que a falta de produtividade é responsabilidade de quem trabalha.Dizem isso para desviar a atenção deles que nada fazem a não ser dar opiniões erradas.Depois queixam-se que o comércio e o turismo está mal..Boa semana.

Anónimo disse...

Acho que só tem vantagens.. Então em empresas publicas em que cada dia que trabalham perdem dinheiro..

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews