21 de dezembro de 2006

O especialista

A padeira mais conhecida da blogosfera tem andado a fazer um estudo altamente científico dos vários tipos de "homo", mas acho que ainda não falou no que eu vou falar hoje: o "especialista".

Todos nós conhecemos algum espécime dessa raça...
Hoje, no hiper, cruzei-me com um especialista em peixes, enquanto aguardava que me amanhassem as pescadas...

Os mais chatos são os especialistas em vinhos, porque tenho quase a certeza que a maioria deles desbobina o que ouviu dizer a outro igualmente ignorante ou então leu um artigo sobre vinhos numa revista-de-jornal-de-domingo (das fracas, porque também as há boas).
Normalmente não têm outro tema de conversa às refeições: bebem vinho e só sabem ter conversas sobre tipos de vinho, quais os melhores, quais as melhores colheitas, o ano das colheitas e blablabla.
Que seca!

Um dia destes, num jantar onde estava um desses "especialistas", daqueles mesmo, mesmo, meeeesmo convencido que é entendido em vinhos, alguém resolveu tirar o rótulo à garrafa e pedir-lhe opinião.
Que era um tinto Bairrada, sem dúvida nenhuma, e mais, da colheita de 2005!

Reposto o rótulo, afinal tratava-se de um vinho alentejano...
Mas não errou de todo: o vinho era mesmo tinto!

13 comentários:

Anónimo disse...

Lol Até aí também eu chego!

Os "especialistas" são aqueles que percebem de tudo mas não sabem fazer nada? Ou esses pertencem a outra categoria?

SaltaPocinhas disse...

Normalmente são esses, Bell!!
Mas os dos vinhos são mais refinados!

Amaral disse...

Que nesta quadra, especial para muitos, a Luz da esperança e da compreensão faça de nós pessoas mais conscientes e amantes da Vida!
Feliz Natal!

Leonoretta disse...

saltapocinhas, minha amiga... ainda outro dia procurava na net algo sobre o princepezinho e o que me veio parar aos olhos foi um artigo teu datado de 26 de maio. lindissimo. tambem dou o princepezinho pelas mesmas razoes que tu e porque tem sido uma das minhas bibilas desde os 15 anos.
beijinhos da leonoreta

TINTA PERMANENTE disse...

Será uma questão de vinho ou de... geografia?...
Votos de um Natal de Paz!

aflores disse...

Está na moda gostar de vinho, está na moda "perceber" de vinho, está na moda beber vinho que nunca ninguém ouviu falar, está na moda comprar vinho caro, está na moda lavar dinheiros obscuros produzindo vinhos que ganham medalhas nesse ano e nunca mais se ouve falar deles...está na moda ser parvo. Há uns anos atrás só os trolhas e os desgraçados é que bebiam vinho. Já agora...Bom Natal com um bom vinho verde na noite e, maduro no dia :))))))))))))

peciscas disse...

Um Natal e um
Ano Novo
repletos de
PAZ
SAÚDE
ALEGRIA!

Anónimo disse...

Saltapocinhas, confundir Bairrada com Alentejano (nos vinhos)pode não ser grande confusão. Podem até ser vinhos muito próximos, depende mais das castas que da Região. Eu conheço a espécie de que falas, mas não a considero das mais enjoativas, com excepção para aqueles que sorvem prolongadamente e, como se isso não bastasse, bochecham. Bom Natal a todos (as).

Anónimo disse...

Um doce e feliz Natal!

Anónimo disse...

Minha querida,
um Natal cheio de coisas boas e o melhor ano de sempre!
Beijos,
Miguel

Anónimo disse...

Um Feliz Natal cheiinho de coisas boas, de Paz e de Alegria! **

Emiéle disse...

Eu «adoro» especialistas.
Tenho ouvido histórias engraçadíssimas sobre esses «especialistas», e a tua vale por algumas delas.
Ainda por cima porque na esmagadora maioria dos casos ninguém lhe pergunta nada nem está interessado em saber a opinião deles!

josé palmeiro disse...

"Mestres de tudo, oficiais de nada", assim rezava e reza o provérbio.
O vinho bom, é aquele que num dado momento e numa dada circunstãncia, nos sabe bem, nos vai bem.
Já tive situações em que um caldo de camarão, soube a "alguém", um mágnífico chocolate c/leite.
São assim as coisas, esperemos que o Menino Jesus, desculpem, mas para mim não há Pai Natal, faça o milagre que todos esperamos, nos dê a demissão, da ministra da deseducação. Como seríamos, todos, felizes. E já agora o restante governo. Como seria magestoso o 2007.