7 de junho de 2005

Coisas que me fazem feliz...

Li hoje, embora o JN seja de domingo (é que eu sou muito poupadinha: compro o jornal ao domingo e dá-me para toda a semana!) uma coisa que me deixou deliciada.
Foi um inquérito de rua em que a pergunta era:
"No dia-a-dia faz o suficiente para se considerar amigo do ambiente?"

Das quatro pessoas que responderam apenas uma respondeu negativamente: "devia colocar o lixo no ecoponto, mas não tenho tempo" - o mais original desta resposta é a profissão desta senhora tão ocupada: nem mais nem menos que desempregada!

Mas a resposta que me encheu a alma foi a do senhor José Cardoso, de Sintra, armador de ferro, com 38 anos, que respondeu:

"A nível ambiental fui educado pela minha filha, porque os programas escolares, além de os educarem a eles, trazem uma cultura que a minha geração não teve.
A partir dos reparos dela, começámos a fazer separação dos lixos e a ter outros cuidados."

E aqui está a essência das minhas convicções: são os pequenos gestos de cada um de nós que vão fazer a diferença, não podemos estar sempre à espera de grandes medidas, vindas de não sei onde.
E também que os professsores podem, através das crianças, chegar aos adultos: basta apenas que eles queiram!
Quanto a este senhor, por ter a humildade de reconhecer a importância da educação da filha no seu próprio comportamento, merecia uma medalha no próximo 10 de Junho!

15 comentários:

Didas disse...

Também aprendi isso com uma pessoa com metade da minha idade. Não é nada de mais. Temos que saber aprender com quem sabe mais que nós não é?

Sue disse...

é, o problema é k não se consegue chegar a tda a gente... e mesmo crianças que são ensinadas mais tarde parece que desaprendem... Mas há que ter esperança que melhore cada vez mais!
Sou a Susana do Insulinomania, estou a pensar deixar esse blog em stand-by por uns tempos, mas podes empre visitar o meu blog pessoal =)

Clitie disse...

Em qq lado, trabalho num escritorio em que nos habituamos a separar o papel para colocar no papelão, ora isto fez com que passasse a ter atitude semelhante em casa...

Bjs

JesusRocks disse...

:) é bom ver as mentalidades a mudar... finalmente! ***

Carla disse...

Gostei muito de ler a resposta desse senhor :) Uma vez contaram-me que, na praia, um pai apagou o cigarro na areia e ouviu uma descompostura da filhota porque não estava a ser amigo do ambiente. Sempre a aprender! E se bem que muitas vezes pensemos que não podemos fazer a diferença, podemos fazê-la, sim, nos mais pequenos detalhes. Há dois irmãos que têm um bar numa praia e que colocaram imensas latas de refrigerante vazias à disposição para os banhistas pegarem quando chegam, irem colocando as suas beatas ao longo do dia e depois deixarem no lixo quando se vão embora. Beijo grande :)

aflores disse...

Adorei esta referência ao dia do Ambiente (05JUN05). Dentro dos possiveis dou o meu "contributo" com a preciosa ajuda e colaboração dos mais novos da casa;) Bom fim de semana.

Varela de Freitas disse...

Várias investigações feitas (mesmo entre nós) comprovam o que se deduz do simples inquérito de rua: há resultados positivos da educação ambiental que a escola promove para as famílias dos alunos. Os professores têm assim uma acção muito mais abrangente do que se pensa, e os resultados da edcuação não são tão maus como se quer fazer crer!

Varela de Freitas disse...

Várias investigações feitas (mesmo entre nós) comprovam o que se deduz do simples inquérito de rua: há resultados positivos da educação ambiental que a escola promove para as famílias dos alunos. Os professores têm assim uma acção muito mais abrangente do que se pensa, e os resultados da edcuação não são tão maus como se quer fazer crer!

magnolia disse...

Acredito piamente que hoje em dia são os filhos (crianças ou jovens) que mostram o caminho aos pais, contrariamente ao que se verificava há uns anos atrás. O mundo altera-se a uma velocidade estrondosa e são os mais pequenos que têm cada vez mais de tomar o leme deste grande barco!
Um beijo e bom fim de semana.

Anónimo disse...

A teoria sei, na pratica, falho! É uma vergonha que tenho de corrigir...BEIJO E BOM FDS PROLONGADO!!!! Fernanda

Kapa disse...

Ambiente... um grande problema dos paises ditos desenvolvidos... felizmente já se começa a pensar nele e temos que apostar na educação dos mais pequenos para que esta mentalidade seja uma realidade. Eu faço sempre a separação em casa e o meu filho ajuda bastante. Jinhos bom fim-de-semana.

pekala disse...

Odeio comentários destes mas enfim...era só mesmo para te mandar um beijinho grande:*

lique disse...

Na verdade, são muitas vezes as minhas filhas que me espevitam a preguiça nessa matéria. E penso que isso acontece num grande número de casos. Claro que aí os educadores têm um grande papel. Beijinhos

azoriana disse...

Bom fim de semana prolongado. Beijinhos

guevara disse...

Ah pois...
OS meus meninos estão a ser educados pela tia!
Até já fizemos do quarto de banho de serviço o Ecoponto cá de casa...
Bjo :)