28 de dezembro de 2005

Portugueses e espanhóis

A propósito de um estudo dos INE de Portugal e de Espanha, entre muitas outras conclusões interessantes (eles ganham mais que nós, quem diria!!) pode ler-se no JN online de hoje o seguinte:

«Os trabalhadores portugueses e espanhóis têm um nível de instrução mais elevado do que os respectivos patrões, mas o desequilíbrio é maior entre nós. Segundo o INE, em Portugal, um em cada quatro patrões possuía, em 2004, curso superior ou o ensino secundário completo, o que equivale a metade da percentagem que Espanha ostenta. Ao nível dos empregados, 13% têm habilitações de nível superior, contra apenas 11% dos patrões. Em Espanha, esta relação é de 31% para 27%. Tal desequilíbrio, menos acentuado na União Europeia, verifica-se em todos os graus de ensino.»

É por aí mesmo que as diferenças começam: nós somos o país dos patrões, dos empresários de futebol e dos construtores civis.
Somos o país onde ganha mais dinheiro quem nada faz e se limita a comprar e vender apartamentos, onde ganha mais quem nada produz e se limita a comprar e vender acções.

E vem-me à memória uma quadra do Aleixo:

Tu que vives na grandeza,
Se calçasses e vestisses
Daquilo que produzisses,
Andavas nu, com certeza.

8 comentários:

Eu disse...

ora Eu já não faço nada há algum tempo e agora ando à procura de comprar umas acçõezinhas...
pelo sim pelo não, também ando a aprender castelhano; é que tenho mesmo com vontade de viver melhor!

AS disse...

A sabedoria popular nunca se engana...

Beijocas

aflores disse...

nãnãnãnã....nãããããããã~... 1 2 3 , 1 2 3....respiro fundo.........ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, acho que vou mesmo conseguir não comentar este post :) o yoga está a fazer bem :)))))) FELIZ ANO NOVO carregadinho de coisas boas, sem SMS (não sei teu nº de telemóvel)nem chamadas para o fixo (que também não sei). Para o ano mando postal se souber teu endereço :):)

Leonoretta disse...

e aqui ando a saltar da caixa do correio até aos golfinhos e depois ao fábulas. já "troci" um pé,rss

os golfinhos estão o máximo.

agora vou ver o tal blopes.

beijinhos da leonoreta

e se nao nos virmos até la tudo de bom para ti no proximo ano.

pelo menos ja me passou um susto. ficar preso á escola por tres anos so a partir da proxima candidatura. estás a ver-me mais 3 anos la em cima? ia para a caixa de um supermercado...

Caracolinha disse...

Adoro António Aleixo !!!!

Venho desejar um encaracolado 2006 ... enrroladinho em coisas boas, cheio de alegria e boa disposição, força, amigos, amores, dinheiro, perspectivas, saúde, muita farra e ... dizer-te que foi um enorme prazer contar contigo na casquinha ...

Que um mar de felicidade inunde as vossas vidas no próximo ano !!!!

Beijoquinha muito encaracolada em coisas boas !!!! ;)

Yardbird disse...

Sempre actual, o AA.
Um feliz 2006, Saltapocinhas, com muita saúde e amor
Beijinho :-)

Mocho Falante disse...

oi

venho aqui muito rapidinho dar-te uma beijoca de feliz ano novo

xuaacc

Mac Adriano disse...

No alvo!!!