16 de novembro de 2009

Para que serve um referendo?


Bem, na minha humilde opinião um referendo serve para que toda a população de um país se manifeste acerca do que é referendado.
Por isso, eu acho que os referendos só são úteis quando o resultado do assunto em votação atingir toda a gente: os que querem e os que não querem.
Nesse caso a opinião da maioria prevalecerá e os outros têm de se conformar (como aconteceu com a regionalização, por exemplo).

Mas, nos casos em que o "fazer" ou "não fazer" - seja uma interrupção de gravidez, seja casar com uma pessoa do mesmo sexo - depende só e unicamente do livre arbítrio de cada um, para que serve um referendo?

4 comentários:

maria mar disse...

Serve para chatear quem se interessa e/ou está minimamente informado. Serve para chatear os directamente envolvidos nas situaçoes. Finalmente, serve para alguns falsos moralistas e pregadores se fazerem passar por sonsos: "Olhem SÓ p'ró que eu digo, nunca p'ró que eu faço!"(já pregava Frei Tomás...)
O que cada um faz da sua vida, nao é coisa que me incomode minimamente!

mlu disse...

Os assuntos nacionais são de todos, logo, as decisões também, em eleições ou referendos.
As decisões pessoais são isso mesmo: pessoais. A privacidade de cada um é um direito inalienável(ponto final). Qual referendo, qual quê!!!

Boop disse...

E para que se elegm partidos com um programa eleitoral???
Independentemente de ser a nossa escolha ou não foi a escolha do país!

E tens razão. Um assunto destes não tem de ser referenciado!

cereja disse...

(Oh Saltapocinhas, escapou-me este teu post.)
Nem mais.
Ou é constitucional descriminar as pessoas ou não. Se não é o que se vai referendar?
São uma minoria, os homossexuais? E daí? Também os canhotos são, e há 100 anos até se contrariava que se usasse a mão esquerda, e hoje até há objectos construídos a pensar neles! Para mim que, por acaso, nem sou canhota nem homossexual não vejo que tenha de interferir em nenhum caso.

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews