23 de dezembro de 2005

Mudam-se os tempos??

Antigamente em Aveiro havia duas escolas secundárias: uma era o "liceu", a outra a "escola industrial e comercial".
Liceu para os meninos ricos que queriam e podiam prosseguir estudos (muito poucos) e Escola Industrial e Comercial para os meninos pobres que queriam fazer o 5.º ano do comércio para arranjarem um "bom" emprego num escritório ou então para tirarem cursos de electricista, carpinteiro, etc....
(Embora o grosso da pequenada se ficasse pela escola primária, que as fábricas precisam mais de operários do que de empregados de escritório...

Passaram muitos anos, o 25 de Abril acabou (ou não??) com as desigualdades e as duas escolas secundárias passaram a ser equivalentes.

Por isso hoje, ao fazer a arrumação da cesta dos jornais e revistas, não pude deixar de sorrir (e depois rir às gargalhadas!) com os anúncios que vinham no Diário de Aveiro do dia 16 de Dezembro:

«Os antigos alunos da EICA - a tal "escola dos pobres" - vão hoje realizar o jantar de Natal na cantina da escola.»

E lá mais à frente, outro anúncio:

«Os antigos alunos do Liceu de Aveiro vão realizar a sua ceia de Natal amanhã no Hotel Meliá Ria.» (para quem não sabe, o chiquíssimo, feiíssimo e novíssimo hotel de Aveiro).

14 comentários:

Politikus disse...

Pois é o Natal não consegue atenuar as diferenças. Feliz Natal e um óptimo 2006.

Eu disse...

tem graça, ainda ontem estive a falar sobre "essas escolas" com uma pessoa que expressava a mesma opinião: não és o arquitecto martins disfarçado, pois não?

(só pelo comentário anterior, já fiquei a conhecer um pouco melhor aveiro; já sei que, para quem desce a rua, o hotel fica à nossa direita e a cantina da escola fica à esquerda)

Bom Natal

Estrela do mar disse...

...passei para deixar um beijinho de Boas Festas...até para o ano...


E já agora...que bonita menina;)

Amaral disse...

Sinais dos tempos, Saltapocinhas! Esse 16 de Dezembro ainda aí estava na cestinha… Às vezes, convém lembrar os mais novos que os "costumes" do antigamente eram um pouco diferentes...

M.P. disse...

Agradecendo os votos deixados lá para os meus lados, venho também desejar Feliz Natal! Que seja passado em Paz e com Alegria! :)**

Vespinha disse...

Olá!
Venho desejar-te 1 feliz Natal com tudo o que mais desejas!

Beijinho da Vespinha

AnaCristina disse...

Boas Festas...

E que ao sapatinho chegue saúde, paz e amor...

Um abraço carinhoso

Anónimo disse...

Eu diria como é tão actual esse artigo. Desejo-te um FELIZ NATAL extensivo a todos aqueles de quem gostas.Um beijinho Saltapocinhas..

Anónimo disse...

Passei por aqui para te desejar um Feliz Natal e um Bom Ano 2006 repleto de projectos, alegria e emoções positivas. Bjinhos***

jacky disse...

Salta-pocinhas,
Que a magia do amor natalício perdure por todos os dias de 2006.
Com muitos beijinhos de amorizade!
:)****

Mac Adame disse...

O "liceu" deve ser a actual Escola Secundária José Estêvão, não? Eu andei lá dois anos, bem depois do 25 de Abril, e ainda se notavam um bocadinho as diferenças entre esta escola e a outra ao lado. Os professores da José Estêvão, na sua maioria, ainda gostavam de se dar ares de "snobs" e os próprios alunos eram um bocadinho mais... como hei-de dizer, pipis?

Anónimo disse...

Cá na terra também havia uma EICA e um liceu, tudo igualzinho!!!

António disse...

E tu foste ao Meliá Ria, claro!
ah ah

Jokas

Cândido M. Varela de Freitas disse...

Et voilà! (como dizem os franceses). O que vale é que como o provável futuro Presidente da República foi aluno de uma das tais escolas comerciais e industriais (a de Tomás Cabreira, em Faro), muito antes do 25 de Abril, e que apesar do possível estigma tirou o curso que lhe abriu as portas ao ensino superior e mais coisas, talvez ele possa passar a ser o exemplo... para que não sejam os próprios a prolongar as desigualdades que hoje não DEVEM existir. Mas existem!
Bom ano!

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews