17 de julho de 2008

Chocante!


Já uma colega me tinha contado e eu tinha ficado chocada, mas hoje voltou a dar o mesmo programe e fui eu que vi!
Num programa da SIC Mulher, o chef inglês Jamie Olivier descobriu que as crianças das cantinas lá da terra dele comiam mal e porcamente. Por isso resolveu tentar mudar-lhes a alimentação, indo cozinhar às cantinas das escolas.

Não vi do princípio, apanhei o programa exactamente numa das partes que a minha colega - chocadíssima - me tinha contado:
ele fez uma sanduíche com um ar delicioso e deu-a a um garoto para provar.
O garoto recusou e então ele ofereceu-lhe dinheiro... e mais dinheiro... e ainda mais dinheiro.
Imaginem que chegou aos 150 € e o garoto não provou!!!

Naquelas cantinas as crianças só comem fast food: hambúrgueres, pizzas, e uma espécie de "douradinhos" de frango!! O acompanhamento é sempre o mesmo: chips!

Nada de verde, nada de fruta! E nem devem saber que existe um alimento chamado sopa!
Incrível!
E as caras de nojo cada vez que o Jamie lhes pedia que provassem algo?
E não era peixe cozido! Era carne assada, frango assado, saladas, sanduíches!
Quando a cantina começou a funcionar co comida decente, havia miúdos, daqueles que ainda não têm idade para sair da escola, que davam dinheiro aos mais velhos para eles lhes trazerem comida da rua!
E lá vinham eles com aqueles embrulhos nojentos do "fish and chips"!!
E mais: (se estiverem de pé, sentem-se!)
havia pais que vinham dar hamburgueres aos filhos através do gradeamento da escola!!!!!!!!!

Mais incrível ainda: as cozinheiras acham tudo muito bem e também resistiram às mudanças. E elas mesmas também não comiam legumes.
Uma delas disse que era a primeira vez que estava a comer feijão (verde, creio eu!!).

Não sei como vai terminar a história (acho que o programa continua, mas não sei quando).
Só sei que o tal do Olivier tem muito trabalho para frente e, cá para nós que ele não vem ler isto, duvido que consiga mudar as mentalidades daquela gentinha tão ignorante!!

11 comentários:

pikenatonta disse...

Pois é, também fiquei chocada quando vi o programa há umas semanas atrás na SIC Mulher. Todos os dias só comiam fast-food... Já não me lembro bem como terminaram as coisas nessa escola, mas ele também foi cozinhar para crianças mais novas (primária talvez?) e lá conseguiu convencer as crianças a gostar de vegetais e fruta.

Isto realmente tem que se lhe diga... :/

Anónimo disse...

Já tinha ouvido falar disso, mas ainda ñ vi o programa... Dá a q horas mm? Esse Jamie Oliver é mt inovador p a idade dele e já vi um programa em q pessoas concorriam p dps tirarem um curso de culinária c ele. Claro q a juventude de hoje em dia está um pouco estragada - saem aos pais q parece q mais estúpidos e ignorantes são!!! Às xs dá-me uma raiva q parece q só lhes batendo c a cabeça na parede a ver se entrava algo de produtivo lá dentro!! Hehe

Geoca disse...

De facto, ele está a ter um trabalho notável em torno da alimentação escolar.
É só mais um trabalhito que ele tem, no meio de tantos.
http://www.jamieoliver.com/schooldinners.
E eu como amante de cozinha, já fiz algumas receitas dele e já conto com dois livros dele.

ameixa seca disse...

A culpa é dos "adultos". Por mim haviam de comer tanto disso e no fim rebentarem. Não tenho pena nenhuma. Cambada de imbecis... visse eles quanta gente tem dificuldades para comer um prato de sopa ou um pão por dia. Estas coisas revoltam-me. Eu não oferecia dinheiro nenhum... passava-lhes um certificado de burrice e desejava-lhes um dia de fome... para ver se não comiam fruta e vegetais.
Eu comi fish and chips e aquilo é tudo menos comida... só gordura. E não me alongo mais senão dava uma estaladona a esses "pais".

saltapocinhas disse...

pikenatonta: só visto mesmo!

ó geoca se és apreciadora de cozinha tens de visitar a bruxinha, o meu blog de culinária!
não conheço o link (vou já espreitar) e também não tenho nenhum livro dele porque presumo que o rapaz não escreva em português!!

angel: hoje deu outra vez, é por volta das 22 na sic mulher. mas parece-me qu ehoje terminou. ele ia pedir ajuda ao primeiro ministro.

ameixa: é o que dá mesmo vontade, é dar uns bons safanões!
eu tb não oferecia dinheiro, bastava deixar a criancinha pasar fome umas horas!

e os pais, desses nem vou falar que me faz mal aos nervos!

cereja disse...

Saltapocinhas, não vi o programa e se acabou já não dá para ver, mas vou ver se encontro referências. De qualquer modo vou transcrever este teu post para o Pópulo, que vem mesmo a jeito! Como ando a falar de algumas coisas destas, a alimentação é um tema muito importante.
Mas é claro que nessa história os meninos só chegaram a esse estado por culpa dos adultos.
E a gente ainda fala de cá...

Anónimo disse...

Saltapocinhas, já vi os livros de culinária do Jamie à venda no Continente, traduzidos :) Mas eram um pouco caros (rondavam os 20,00€).

Formiguinha disse...

Ipa!

Por acaso também vi esse programa e fiquei aterrada, principalmente porque, aparentemente, não há nada a fazer por causa dos orçamentos reduzidos... Onde é que isto vai parar!!!

Bêjos

Alda Serras disse...

Vi partes dos diferentes episódios. Terrível!
Mas conseguiu mudar alguma coisa. Lembro-me do menino que vomitou quando provou a comida dele a primeira vez e depois já comia tudo.
Gostei da terapia de choque: mostrar-lhes do que são feitos os nuggets que eles tanto adoram!

Didas disse...

Mas esses não são aqueles gajos que conduzem ao contrário?
Oh meu deus! Lembrei-me que vou lá nestas férias!

Anónimo disse...

Se estivesses à entrada da consulta "materno-infantil" que a minha mulher faz no posto de saúde (julgo eu que duas vezes por semana), para além de veres crianças (enquanto esperam pela sua vez) com chupa-chupas, pacotes de batats fritas, chocolates e outros produtos do género (logo pela manhã), ouvirias também se entrares na sala, a consulta a tornar-se muitas das vezes, em aula de culinária!!! Sim, ela (a médica) tem muitas das vezes, que ensinar como se faz uma sopa (!!!!)

O Rinoceronte do Rei

O Rinoceronte do Rei by Sérgio Luís de Carvalho My rating: 5 of 5 stars Não conhecia o autor, mas adorei este livro. A sua escrita é irón...