1 de novembro de 2005

A minha rua



Na minha rua não há passeios.
Na minha rua não há valetas.
Na minha rua não há traços de sinalização.
Na minha rua não há luz.
Na minha rua não se pode passear à noite.
Na minha rua os gatos morrem atropelados.
Na minha rua andar a pé é muito perigoso.
Na minha rua os carros passam depressa demais.
Na minha rua os postes não têm lâmpadas.
Na minha rua os postes ainda têm os cartazes da campanha do PSD.
Na minha rua há um cruzamento com muito trânsito que não tem luz nem está sinalizado.
Na minha rua há uma passagem pedonal com 70 degraus, sem luz.
A minha rua não se devia chamar rua...
Talvez beco ou viela...
... ou buraco negro!

11 comentários:

Anónimo disse...

... ou buraco negro sem saída!

Talvez Einstein tenha criado a Teoria da Relatividade ao passar na tua rua! ;)

Anónimo disse...

Eu bem me parecia que era a tua rua...vim de lá com o nariz arranhado depois do trambolhão que dei. E só queria descobrir a tua porta para entregar a revista :))))))))))))))) ....mandei por mail ;)

José Gomes da Silva disse...

12 frases, construídas como um poema, numa sequência alucinante que termina num buraco negro... fenómeno astronómico cuja massa é tão grande que nem fotões a atravessam.
A línguística e a construção poética tem coisas lindas!
Lendo e relendo o texto, pensei em como ele podia ser "adaptado" só com três pequeníssimas alterações, e continuava a ser verdade, tal como na tua rua. E isto tudo substituindo apenas três palavras! É por isso que gosto tanto das Letras!

Experimenta substituir, apenas por brincadeira, a palavra "rua" por "país" em todo o texto, a palavra "não" da segunda frase por "só", a palavra "sinalização" da terceira por "progresso" e finalmente tiras os 70 degraus e colocas a frase que os contém no plural. Fica uma realidade mais ampla do que a tua rua, mas tristemente verdadeira.

(Entende isto com um simples jogo de palavras, nunca com ingerências na tua criatividade, que muito admiro)

Bjs

Pedro disse...

Ou és muito pessimista ou vives no sítio errado...

Ultimate_pt disse...

Olá.
É pena que as nossas ruas estejam assim e que todo o Portugal esteja ainda pior.
Mas os meus parabéns pela sucessão de pensamentos e o melhor ainda remate final.
Gostei imenso.

Abelhinha disse...

Tu merecias uma rua mais "bonita".

Faz lá um abaixo-assinado que eu assino!

mfc disse...

E continuas a falar de política... é assim mesmo, desanca-os que bem merecem!

Pekala disse...

a minha rua tem passeios.
a minha rua tem iluminação.
a minha rua tem grandes "potes" de cimento com plantas"
a minha rua tem um ginásio,um supermercado,muitas lojas e cafés.
na minha rua há gritos,facadas,assaltos,polícia e ambulâncias do INEM todas as noites.a minha rua está quase sempre vazia quando escurece.
na minha rua já todos os carros foram assaltados incluindo o meu(2 vezes)
na minha rua ninguém é esquisito,tanto se rouba à noite como de dia.
ainda achas a tua rua assim tão má;)?

Anónimo disse...

Não deviam existir locais assim... Bj

«« disse...

a tua rua é igual a muitas outras em muitos outros sítios, que pagam o mesmo imposto autarquico, que as ruas que têm tudo o que falta na nossa

Anónimo disse...

É triste que as nossas ruas sejam assim... Gostei muito do projecto de que falas no último post. Mandas-se mais informações? posso contribuir?

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews