4 de agosto de 2006

Moto quatro ou água quente?

No sábado passado, na praia da Costa Nova, o marido de uma amiga minha foi picado por um peixe-aranha.
Saiu da água cheio de dores e dirigiu-se ao nadador-salvador para que lhe acudisse...

Volta dali a pouco dizendo que o nadador-salvador não lhe fez nada, apenas o mandou caminhar pela areia quente.
E lá andámos nós com ele a passear pela areia quente!

Hoje vi uma reportagem nas notícias que confirmaram aquilo que eu já tinha ouvido falar: em caso de picada de peixe-aranha uma coisa que alivia bastante é pôr o pé de molho em água bem quente.
Bastava terem um termo com água quente para acudir às pessoas!
Mas não têm!
Entretanto, os nadadores salvadores passeiam-se pela praia de moto quatro!!

14 comentários:

José Palmeiro disse...

Cá estou eu, no grupo dos que comentam.
É verdade, ouvi exactamente os conselhos que descreves.
Se calhar o colocar o pé, na areia quente, dará algum resultado, mas é pouco convincente para quem está com dores e para quem assiste. De qualquer forma é só um paliativo e quem usa essas modernices das "moto-quatro", deveria ter outras soluções para o problema.

SaltaPocinhas disse...

José Bem vindo então ao grupo a que nunca deixaste de pertencer! Só não tinhas a chave da frente, tinhas de entrar pelas traseiras!!
Isto tudo se evitava se só andasse por aqui gente de bem. Mas, aqui como em todo o lado, há-de sempre haver uma ovelha ronhosa para estragar o rebanho!!

aflores disse...

No meu tempo de xabalu, as picadelas do referido peixe "curavam-se" (??) com uma queimadela de cigarro :(:(:( Deixava de doer a picadela passava a doer a queimadura ;) Essa praia tem bandeira azul??? Olha que aqui no Norte, quase todas as praias com ou sem bandeira azul, possuem um pequeno posto de primeiros socorros...

Paula disse...

Na praia do Molhe Leste, em Peniche, o nadador salvador costuma apertar o local da mordedura e pôr um spray (não sei de quê) mas o pessoal sai de lá a andar mais "normalmente"

josé palmeiro disse...

Eu sei, ms não podia deixar de o dizer, até pelo motivo que invocas.
Aflores, era mesmo assim, a ponta do cigarro, mas depois era a queimadura, mas como também dizes, a idade era outra...

SaltaPocinhas disse...

AFlores Claro que tem bandeira azul... Mas eu ia frequentar uma praia sem bandeira azul? Achas???

Paula Quando eu era miuda também havia um spray. Não sei o efeito que fazia porque felizmente nunca precisei. Agora pelos vistos é que não há nada, a não ser as tais moto-quatro!

Emiéle disse...

Essa da queimadura, parece ser pior a emenda que o soneto, bolas... Por acaso nem vi o programa nem conhecia essa proposta da água quente. É um pouco ao arrepio da "moda" actual que cura quase tudo com gelo!
E realmente uma praia de bandeira azul com banheiro de moto 4 e que não tem primeiros socorros (destes tão simples!) é 'interssante'.

Professorinha disse...

Numa praia no Alentejo que eu costumava frequentar em pequena houve uma altura que chegaram a aconselhar as pessoas a andar com sandálias de borracha para evitarem a picada o peixe-aranha.

O meu tio foi picado por um e não houve uma alma que lhe valesse... nem areia nem água nem spray. São as praias que temos.

candida disse...

:) é mesmo? nunca tinha ouvido essa receita.

PN disse...

Costumo ir sempre para a Barra. No ano passado assisti a um caso de uma criança que foi picada. O nadador-salvador colocou-lhe um spray.

Formiguinha disse...

Os pescadores costumam urinar para cima da picadela (deve fazer o mesmo efeito da água quente).

Quando a minha mãe foi picada pelo peixe-aranha (que devia ser extra-forte) foi ao hospital e apanhou com 5 (CINCO) injecções! Xiça!...

Nadador Salvador disse...

Lol...É muito facil falar não é?.Sou Nadador Salvador e o veneno do peixe aranha é termo-labil, ou seja anulam-se os seus efeitos com o aumento da temperatura..Dai vos terem dito para caminharem na areia quente, é obvio que a agua quente é de todos o melhor remedio...
Mas não é agua quente de um termo, quer dizer, existem dias de 10 picadas, queriam todos meter o pe na agua que as outras pessoas andaram lá a chafordar?.
Já para não dizer que a 3a pessoa a agua estava fria...
bem..mas alem disso, o spray que falam chama-se cloreto etilico, que não é nada mais nada menos que um analgesico forte, e como tal é um spray frio que de nada adienta a nivel de cura propriamente dita...
alguns de vos banhistas tem tanta dor tanta dor que se esfregarmos protector solar a dizer que é remedio começam logo a dizer que está melhor...e digo isto por experiencia propria...chega a um ponto que quase é giro testar as vossas reacções...
depois também é preciso referir, que se formos pedir agua quente ao concessionario ao qual estamos vinculados, só lá vamos um vez porque meu deus, se lhes tiramos a agua quente da maquina do cafe depois o café sai frio...
para vós, banhistas é tudo muito facil...aproveito para vos deixar a definição de nadador salvador: "Entende-se por Nadador Salvador, a entidade com formação creditada que previne, salva e resgata prestando suporte basico de vida em qualquer circunstancia, na proximidade de zonas balneares, cais ou rios"..Claro que para vós também temos de curar lacraias, cortes e pisaduras...se o fazemos é por mera simpatia..Porque desde a capitania até aos concessionarios somos incentivados para não o fazer...
a moto4 é um meio de salvamento bastante util, ainda a semana passada tive de correr mais de 500m para ir buscar um ucraniano, cheguei a agua mal veio a primeira onda cai logo para o lado, nadei e trouxe o homem que claro como é normal nem agradeceu...
é obvio que existem nadadores que usam a moto para se pavonear por ai, é obvio que existem nadadores que andam ai de t-shirt a cintura para mostrar o cabedal..é tudo verdade..na hora da verdade atiramo-nos a agua para vos ir buscar a voçês!
fico estupido com tanta queixinha...
cumprimentos ***

Anónimo disse...

Eu sou nadador salvador na costa nova e barra. é de notar que os nadadores só passeiam de moto4 para a ida ao local onde ela se posiciona na praia e em casos de emergência. A picada de lacraia está longe de ser uma urgência! É claro que se o banhista for alérgico o caso será diferente e o nadador activará logo a moto4. Caso contrário bastará andar pela areia quente e bater o pé. Se for numa zona menos exposta terá de se dar uso ao chinelo para dar umas palmadas. Este método é bastante mais funcional que meter o pé em agua quente, visto que a pessoa estar parada de pé de molho faz com que a dor aumente. O uso do spray faz com que a dor desapareça mas com que o veneno fique mais tempo activo. boa praia

Anónimo disse...

No passado dia 11 de agosto na praia grande fui picado por um peixe-aranha, a minha namorada foi pedir auxilio a um nadador salvador, mas o pedido foi negado por eu estar muito longe do local. Apesar das dores fortes consegui ir até ao local onde o nadador salvador estava a LER O JORNAL prestou-me auxilio colocando o spray na zona afectada. Muito obrigado. Conclusão o nadador salvador não foi em meu auxilio por eventualmente eu não estar dentro da sua zona de vigia, mas sabendo agora que o efeito do veneno pode obstruir as vias respiratórias é melhor os senhores nadadores salvadores repensarem nas formas de salvamento antes de lerem o jornal.