20 de julho de 2005

HarryPottermania

Desenho do Renato Rocha

Confesso que não a compreendo...
Os livros não são maus, mas daí a serem bons, vai uma enorme distância.
Confesso também que só li o primeiro, pouco depois dele ter saído e ainda muito longe de estar na moda - lembro-me que foi em Janeiro de 2000, porque comprei dois: um para oferecer a uma menina que fazia anos e outro para mim.
Gostei, mas não adorei.
Mais tarde vi um dos filmes (marcou-me tanto que já nem me lembro do nome! Era aquele que tinha um carro que voava...).

Mas, à parte o meu bom ou mau gosto, estes livros quanto mais não seja valem por um factor muito importante: pôr a miudagem toda a ler...
E como a leitura é um gosto que se cultiva, começam por ler as aventuras do aprendiz de feiticeiro e depois passam a ler obras mais interessantes...
(Agora vou abrigar-me debaixo da secretária, que já sei que vou começar a apanhar de todos os lados!!)

E não, não sou "muggle"!

21 comentários:

AnaCristina disse...

Ok, ok... não dou... mas apetece-me! Sou apaixonada pelos livros do Potter mas não pela qualidade de escrita. O primeiro ofereci a minha mana mais nova porque achei que era um livro juvenil; a certa altura ela emprestou-mo para ler. A fantasia, as aventuras, o uso da magia são o que mais me agrada... Já li o novo em versão britânica. E a desilusão apanhou-me! As expectativas criadas era muito superiores e todos os fãs esperavam ser recompensados pela espera...
Mas o importante é ler! Assim também se desnvolve o espírito crítico tão importante nos tempos que correm...

Estrela do mar disse...

...tu ainda leste o 1º...eu ainda não li nenhum...vais à minha frente;)...


Bjos.

António disse...

Não li nenhum livro nem vi nenhum filme da série do Harry Potter.
Nem tenciono fazê-lo.
Dixit
Jinhos

Leonor disse...

não apanhas nada. de mim nao apanhas. quando o livro saiu fiz um trabalho sobre o livro, sem influencia de critica nenhuma porque na altura, o fenomeno era tao fresquinho, que nao havia. pesquisei tanto depois de ler o primeiro volume que vi lá sérias influencias de outros autores, o que é normal, diga-se já.

penso que o que vende mais o livro é todo aquele comercio que existe à volta dele.
na minha opiniao, bom mesmo são os filmes. produçoes inglesas...

quanto ao facto de sermos burros e malandros... será que o Sócrates apanhou tantas naquele toutiço da professora dele que agora odeia os outros todos? rsssssssss
isto nao tem graça nenhuma, mas enfim...

beijinho da leonor

M.P. disse...

Olá...Desde há alguma tempo! Pois eu tentei ler o Harry Potter anterior...Toda lampeira, fui comprar o "book", dei uns euritos e li só cerca de 200 pgs! Cheguei à conclusão de que não percebia nada pois não tinha lido os anteriores! Assim se afunda quem não é Harry Poteer'o' maníaca...LOL **

Didas disse...

Pois eu acho-os mesmo uma boa merda. Duma vulgaridade atroz. O que significa: "Coitadinhos dos nossos meninos que de tanto levarem com historinhas chocas de tão politicamente correctas se agarraram ao Harry Potter, de que precisavam como pão para a boca". Tadinhos...

mfc disse...

Naaa... desses não li nenhum!

Anónimo disse...

É só para dizer que vou votar...ainda não fecharam as urnas pois não? Bjs

Anónimo disse...

OBA! OBA! Mais alguém que também não gosta do Harry Potter. Não acho piada nenhuma, mas não dizer que detesto!:p

mfc disse...

A propósito do teu comentário sobre o "Negativo Digital" ele está aberto a toda a gente.
Tenho no meu blog o link para lá.
Um abraço.
Manel

Dilbert disse...

Oi saltapocinhas :)
Agora fiquei curioso... deixa-me cá ir comprar o último deles para poder dar a minha opinião... ou não... se calhar é melhor ler todos... LOL
Podes sair de baixo da secretária, beijokas e até já...

António disse...

Só tiveste sonhos húmidos em bébé?
Mentirosa!
Jinhos

Pekala disse...

Ora assim dá para explicar a razão do meu desaparecimento:tenho andado ocupada a ler o último livro do Harry portanto nem tenho chegado perto do computador.
E acho bem que não me venham dizer que é uma grande merda porque não é,leiam primeiro e depois falem comigo,pode ser?
ass:fã nº1 do Harry Potter a falar do alto dos seus 28 aninhos(porque não é só para criancinhas)
Beijinhos!!!

Freddy disse...

Eu rendi-me aos 3 primeiros livros mas n acabei o 4º. Vi o 1º filme e gostei imenso. Os outros foram uma cagada...
Querida SaltaPocinhas,é tudo manobras de marketing!!! Mais nada!

Beijito da Zona Franca

Anónimo disse...

Concordo em absoluto!
Não li nenhum, não me cativam.
Vi os filmes... enfim... são mínimamente aceitáveis dentro do género.
Sinceramente não compreendo como se tornaram best sellers e porque razão a autora já só tem que escrever mais um capítulo, mais do mesmo, e esgota antes de ela o escrever.
Bah.... consumismo, consumismo...

PS: respondi`-te lá nos meus comments... sua mafiosa!
hehehehe

Mocho Falante disse...

Ok, confesso que gosto de todo o seu ambiente, excepto claro o facto dos mochos e corujas terem sido escravizados e transformados em carteiros, é que o trabalho forçado é uma coisa que me incomoda

Bicadinhas

Tão só, um Pai disse...

Concordo. Não consegui acabar de ler nenhum, por os achar chatos, mas percebo que foram bem promovidos e espremidos comercialmente. De tal forma, que se tornaram uma moda.

Não sendo para nós uma novidade, entraram bem no imaginário das nossas crianças e puseram-nas a ler.

danirmartin disse...

Pois acho que tens razao. Nao é mau começar a ler sendo miudo. Eu comecei com "Asterix" e "Tintin" é hoje leio ao Saramago.

Tudo é começar.

Anónimo disse...

Eu não resisti à curiosidade e para saber se era recomendável aos meus alunos, pedi o primeiro livro emprestado à minha afilhada. Mais tarde, sob o pretexto de a acompanhar ao cinema, acabei por ver o 2.º filme ( o tal do carro). Por acaso achei a leitura interessante porque se torna viciante e isso é bom para os miúdos. O que está mal foi o aparecimento dos filmes e de todo merchandising porque se perdeu uma das características essenciais dos livros: o apelo à imaginação. Quando só existiam os livros os miúdos imaginavam, transportavam-se para um mundo de fantasia, agora têm a papinha toda feita e acredito que muitos já nem leiam o livro e prefiram esperar pelo filme.

kapa disse...

Também não li nenhum, vi um filme que já não sei qual foi e pelo que vi não tenciono ver mais nenhum.
Mas concordo contigo, o importante são as crianças lerem, mesmo que sejam estas obras o importante é lerem.
Assim, sempre podem começar a interessarem-se pela leitura. Beijinhos.....

Anónimo disse...

O Código Da Vinci não tem literatura melhor!Creio que já li tudo do Potter.

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews