5 de julho de 2005

Inglês no 1.º ciclo

No EDUCARE sobre o inglês no 1.º ciclo:

«Em "parceria obrigatória com as escolas", o programa prevê a concessão de apoio financeiro a municípios, associações de pais e professores, a institutos de línguas ou outras entidades que se queiram candidatar ao ensino do Inglês no 1.º ciclo.»

Alô??
Está alguém desse lado?
O Ministério da Educação ainda existe ou já foi extinto?
(o que até nem era má ideia, poupavam-se uns milhões. E como a ministra fala como se administrasse uma mercearia, nem era nada mal pensado!)

Pelo menos até à data, os professores têm sido colocados por concurso...
Em Março o pessoal desatou a preencher uns impressos na net para se candidatar a um lugar numa escola. E há professores de todas as disciplinas numa lista que se chama "professores sem colocação".
Fui ver... (e não caía neve)!
Na lista de não colocados9.574 (não, não é engano) professores de inglês - entre 2.º ciclo, 3.º ciclo e secundário.
Não deveriam ir aqui buscar os professores que vão ser precisos?
O que terão a ver com isto as associações de pais (?) e quem serão as "outras entidades"?
Quanto aos institutos de línguas até posso ter uma ideia do que terão a ver com o assunto...
Mas os professores a colocar deveriam trabalhar em consonância com os professores do 1.º ciclo, por isso deviam pelo menos pertencer ao mesmo Agrupamento!
Ou são aulas de inglês só para inglês ver?

10 comentários:

PARTILHAS disse...

Olá Linda, Bom Dia,

Pior ainda, é que também existem professores de Inglês... que não conseguem manter uma conversa nesta língua...
Pode ser para Inglês ver... Mas, espera-se, que não seja, para Inglês ouvir...
Jocas

Caracolinha disse...

Mais palavras para quê ????
É o país que temos ...
Mas o Ministério da Educação existe mesmo ????
A avaliar pelas histórias que tenho ouvido, este, (como outros Ministérios), é mais um caso típico do "faz o que eu digo, não faças o que eu faço" ...
Beijo Solidário Encaracolado !!!!
~:o)

carlos disse...

Portugal existe...?

Ultimate_pt disse...

Olá.Chamo-me Pedro e tenho seguido com muito interesse o seu site.
O inglês no 1ºciclo é para inglês ver na minha opinião e devo dizer que tudo o que o governo disse até agora é surreal...é como fazer omeletes sem ovos.
1abraço deste teu "amigo".

O Micróbio disse...

Um desses não colocados é a minha mulher... :-(

M.P. disse...

Essa foi uma pergunta muito interveniente!!! **

Teresa Lopes disse...

Parabéns pelo teu Fábulas e pela tua graça... que bem falta faz, e pelo trabalho com os teus meninos. Virei aqui mais vezes. Abraço.

Leonoretta disse...

Ou seja...
eu até acho muito bom os miudos contactarem com o playgym, o musicalix e agora , talvez, "o fum speak", mas cada vez menos tenho tempo para cumprir o programa que querem que eu cumpra, com tantas interrupções. vamos ver....

beijinho da leonor

Varela de Freitas disse...

Olá!
Mais uma vez chego tarde...
A propósito do despacho da Ministra e do Inglês vou publicar um texto na Memória. Depois falamos!

Gotinha disse...

Olá saltaPocinhas,
a única justificação que me ocorre é que dessa forma o M. E. não tem que pagar a esses pseudo-professores.... Poupança a todo o custo! É uma vergonha.