30 de maio de 2006

Acabei agora de ler a proposta do novo Estatuto da Carreira Docente.
Fiquei enjoada.
Não é figura de estilo, estou mesmo enjoada.

Nunca tinha visto tanto disparate junto. Lá muito pequenino, tipo oásis no deserto, uma ou outra ideia aceitável.
De resto, parece um documento que foi feito por alguém que não percebe nada do que se passa no ensino, do que é a realidade da maioria das nossas escolas.
A história dos pais participarem na avaliação dos professores nem é a pior parte, por isso imaginem o resto...
Ou vão ver para crer.
Outro factor que me tira o sossego é a falta de competência e de unidade entre os sindicatos. Há sempre um que cede se lhe fizerem algumas vontades.
Por isso, não me inspiram confiança nenhuma para as lutas que se avizinham...

Os professores do 1.º ciclo que trabalham 25 horas por semana com "blocos" de 5 horas (qual 90 minutos, qual quê!!) continuam sem direito a redução de horário. Se bem percebi, vão ter uma redução aos 60 anos e 25 de serviço (mas quem chega aos 60 anos com menos de 25 de serviço?? São doidos ou quê?)

Outro disparate são as faltas: os professores sempre tiveram direito a faltar 2 dias por mês, faltas essas descontadas nas férias e no subsídio de almoço.
Esta lei vem desde sempre já que a profissão docente era maioritariamente feminina, servia para o caso de "indisposição de senhoras" - creio que era mesmo nestes termos que estava na lei.
Agora continuam a existir mas é preciso pedir autorização com 5 dias de antecedência.
Portanto, vamos ter de ser bruxos para acertar exactamente no 5.º dia antes de termos uma indisposição!!

Mas o que me tirou do sério foi passar a haver dois tipos de professores: os "titulares" e os outros...
E ainda há mais: os professores que estejam já no 9.º ou no 10.º escalão quando a lei entrar em vigor, ficam logo na categoria de "professor titular".
Estou para ver o que vão fazer comigo e com tantos como eu que não passo agora em Julho para o 9.º escalão porque tenho a carreira "congelada"
Será por incompetência?

7 comentários:

afigaro disse...

Escrevinhei alguma coisa no meu blog acerca das "avaliações anuais".
Sinto-me actor.

jorgesteves disse...

Acabo de ler... 'Ministra culpa professores e escolas pelo insucesso'; e continuo a ler...'a Ministra disse lamentar que a Escola não esteja a combater as desigualdades sociais'. Mais à frente, volta a mimar os professores, dizendo que 'as escolas (os professores) têm aversão ao saber', e 'há dez anos que as escolas (os professores) produzem insucesso acima dos níveis aceitáveis'.
...
Sejam os sindicatos, uns mais sindicatos do que outros e tendo à vista a 'promessa' da 'Confap' que diz 'querer ir mais além; deve ser também dada aos pais e seus representantes a possibilidade de avaliar os programas e o seu cumprimento por parte dos professores', fico na expectativa de saber o que 'vão dizer' os professores!...
solidariamente
amizade
jorgesteves

Yardbird disse...

Não estou muito dentro do assunto, mas o que me parece é que este Governo quer "mostrar obra", mesmo que sejam coisas feitas em cima do joelho.

Emiéle disse...

Não sei que dizer, com a maior franqueza. Como é possível as pessoas que tem por obrigação conhecer profundamente os problemas dos seus "chefiados" mostrar uma tão grande ignorância e incompetência. Se se imagina que é assim que se vai melhorar a qualidade do ensino, devem andar noutro planeta. A imagem sinistra que tenho, é daqueles atiradores que disparam em série para uma multidão - se calhar até podem acertar em alguém que "mereça levar um tiro"...

Emiéle disse...

Aliás, também na Função Pública em geral muitas vezes aparecem "ideias brilhantes" de coisas que são feitas há anos... Só que os chefes, acabados de chegar, nem sabiam disso!!!

pandora disse...

eu vou ser milhor que tuee... nhan nhan nhan! já tou no 9º escalão e tu não, toma toma!

a sério, isto não é normal, pois não?
estou de boca aberta há tanto tempo que já me doem os maxilares e não consigo fechar! também escrevi sobre o tema la na box... nem sei para quÊ... em Janeiro isto entra em vigor e pronto :/

haja paciência!

papoilasaltitante disse...

E eu em Setembro para o 8º Pelas mesmas razões!!
Enjoada... troca aí uma letra e escreve... enojada!!
Mais uma indignada