1 de julho de 2006

Civilização

Faço questão de escrever isto um par de horas antes do jogo, porque o resultado que a selecção obtiver mais logo não influencia em nada o que penso agora:

Os portugueses mostraram ao mundo (aos ignorantes que ainda não o sabiam...) que, ao contrário do que às vezes nos querem fazer querer, não somos umpovo de trogloditas, porcos, feios e maus...
Somos um povo civilizado, que respeita os outros povos e se sabe comportar em todos os locais.
(Ainda há minutos ouvi no Jornal da Tarde que havia problemas entre adeptos ingleses e alemães, com feridos e tudo...)
Problemas com adeptos ingleses sempre houve (quem não se lembra do que se passou no Algarve na altura do Euro??) e toda a gente tem medo deles, desde os comerciantes às pessoas que simplesmente se passeiam nas ruas!

Portanto (e apesar de não embarcar em "vitórias morais" - se perdermos é porque marcamos menos golos e pronto...) temos a vitória do bom comportamento e demos uma lição aos países "civilizados" que afinal não o são tanto como apregoam!

4 comentários:

Hindy disse...

É isso mesmo!
Beijinhos :o)

Leonor disse...

margarida. tu sabes que em muitos aspectos o povo portugues tambem é troglodita. pode é ser menos troglodita que os outros que têm a fama de nao o serem e afinal até sao.

obrigado pelo teu comentario simpatico la no meu sitio.

beijinhos da leonoreta

saltapocinhas disse...

Leonoretta Todos os povos de todos os países têm direito aos seus trogloditas... O que eu queria dizer é que nós temos uma fama maior que o proveito (felizmente) mas seria bom que esta imagem começasse a mudar!

Anónimo disse...

Todos os povos têm "ovelhas negras". Dentro do povo português haverá sempre ovelhas tresmalhadas, mas não encontramos exemplos de mau comportamento massivo como se tem verificado junto dos adeptos ingleses. O Português encara as vitórias da selecção como motivo de festa, o Inglês vive cada jogo como se tratasse de uma batalha que urge vencer e descarrega a sua frustração destruindo a propriedade de outrém.
Os portugueses são mais agerridos no que toca a clubes, daí a violência gerar-se a um nivel mais interno e não tanto externo.

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews