14 de outubro de 2008

Miséria total

Ontem telefonaram para a escola a perguntar se estaríamos interessadas numa sessão de esclarecimento às crianças sobre nutrição.
A pessoa que telefonou identificou-se como estagiária na Câmara Municipal de Aveiro e nutricionista.
Claro que disse logo que sim!
Iniciativas destas só pecam por serem poucas!
É claro que nós na escola falamos imenso sobre alimentação saudável, mas vir alguém de fora dá outra "importância" ao assunto.

E hoje, pelas 11 horas lá se apresentou a menina (digo menina porque era novinha, só por isso).
Juntámos as 2 turmas a que a minha escola está reduzida numa sala e ela lá falou com as crianças.
Entretanto, distribuiu aos alunos duas folhas A5, agrafadas uma à outra, com umas imagens e uns conselhos sobre alimentação.
Os alunos observavam e comentavam.
Achei a brochura paupérrima, poucas imagens, pouca informação, papel fraco, nada apelativa.
Algumas eram a cores, outras meras fotocópias a preto e branco.
Uma aula assim diferente merecia qualquer coisa mais elaborada e bonita.

Mas o meu espanto atingiu o auge quando a rapariga, assim que deu por encerrada a sua apresentação, começou a recolher as brochuras!

Perante o meu espanto, lá me confidenciou, envergonhada (como se a culpa fosse dela!) que não a tinham deixado fazer uma brochura para cada aluno, por isso aquelas iriam servir para todas as escolas!

Nota: no dia em que tiver uma boa notícia para dar da minha Câmara Municipal, juro que faço uma festa!!

19 comentários:

Didas disse...

Que parvinha! Ainda não aprendeu nada da vida!

cereja disse...

Saltapocinhas, a Câmara deve ser pobrezinha mas a 'formadora' nutricionista também seria muito inexperiente. Dizes que era novinha, e deveria ser.

A tua descrição é excelente, mas para já estou a lembrar-me de montes de coisas que se poderiam fazer sem gastar muito dinheiro... A imaginação também devia contar, e essa é de graça.

Anónimo disse...

Realmente...

Marcella Castro disse...

Tens razão...falta de experiência heim! gostei do teu blog!

beijos!

Carla disse...

Imaturidade no trabalho...e a câmara aproveitou-se disso mesmo...

bjs

José António disse...

É do sub-prime. Como eu os compreendo...

maria mar disse...

Falta de experiência, falta de apoio e, acima de tudo, não é tão facil trabalhar com crianças pequenas como as pessoas (entre elas as nutricionistas, pois claro!) pensam. Por vezes 1 pequena troca de impressões com os profs titulares de turma, seria o suficiente para despoletar ideias que ainda não existem, dada a imaturidade profissional da pessoa em causa.Pediram avaliação dessa acção?
À imaturidade desta estagiária, alia-se a cegueira/ laxismo e/ou falta de sensibilidade dos profissionais(?) eleitos (e pagos)que vegetam pelas autarquias (pelouros da cultura?)e, que deveriam acompanhar e apoiar as escolas, em vez de se servirem delas para o que bem entendem (nutricionistas, campanhas... etc). Toca a avaliá-los também!!!
Cumps mm

ameixa seca disse...

Não é só a tua camara municipal... quando eu estive a estagiar não nos deixaram distribuir uns panfletos com informação acerca das DST's e SIDA porque era muito papel. São as condições de trabalho que oferecem neste país... Mas gostava de saber o que é que ela poderia ter feito já que dizem que é falta de experiência. Levar comida de casa e apresentar aos alunos?

rosa disse...

ó pobreza franciscana!!!!!!
e de certeza que na câmara há quem tire fotocópias e material para levar para casa... isso HÁ sempre, em todo o lado!!!

Boop disse...

Inacreditavel!!!!

aa disse...

Parabéns à professora por ser uma excelente profissional e por ter nascido já ensinada.
Inacreditável!
Parabéns, ainda, a todos os que aqui passaram e que tenham também nascido já ensinados.
Quem já estagiou como eu (sim, eu não nasci ensinada), sabe muito bem que existem muitos constrangimentos das instituições que nos acolhem e, por vezes, não podemos ou não nos autorizam a colocar em prática a nossa criatividade.
Mais, ainda, se ela é nova só demonstra que está com idade correcta para estagiar.

angelis disse...

Vá lá...não sejas mazinha com a miúda. A falta de experiência e imaginação dominaram a rapariga. Falta-lhe passar o que nós passamos no dia a dia da escola para "ganhar calo" e aguçar a imaginação. Milagres camarários?!!!! Diz-me onde se fazem que eu vou lá...

saltapocinhas disse...

olá a todos!

quro fazer aqui um esclarecimento, porque parece que fui mal interpretada por alguns, especialmente a marli.

no que escrevi não há nenhuma critica à actuação da estagiária!
antes pelo comtrário!
mostrou ser uma mulher de coragem ao enfrentar 30 alunos "sem rede".
a minha critica vai toda para a camara municipal que não apoia nunca este tipo de iniciativas!
e quando nós nos pomos a pensar "afinal vai apoiar dest avez", logo vemos que tudo não passa de fachada!

e marli, sim já fui estagiária e já fiz muito sdisparates, como toda a gente.
e ainda continuo a fazer, porque ninguém atinge a perfeição, nem que dure 300 anos!
eu, pelo menos, estpu muito longe disso, graças a deus!

aa disse...

Assim já gosto de si!!!

Anónimo disse...

Nessas coisas, a CM de Ílhavo é excepcional - montes de iniciativas p os alunos do 1º ciclo. No q diz respeito ao Dia da Alimentação, ontem qd fui dar as mhs aulas de Inglês, pude ver q os meus alunos do 2º ano tinham uns panfletos mt giros, coloridos, com informações sobre a alimentação, dicas e até jogos (descobrir palavras através de códigos feitos com alimentos, palavras cruzadas, ...) E pelos vistos foi fornecido pela Câmara. Outro assunto é o facto de a CM Ílhavo conceder contratos aos professores das AECs e a CM de Aveiro dizer q 'ñ podem suportar contratos, por isso têm q trabalhar a recibos verdes'. Ora eu ñ percebo mt de burocracias e financiamentos, mas pelo q sei, o ME dá as verbas às CM p as AECs. Logo umas Câmaras podem dar contratos aos profs e outras ñ?! Não querem é ter de suportar os gastos c a Seg Social e assim ficam com mais uns trocos p outras coisas, q está-se mm a ver, q nada têm a ver c a educação! (Sorry pelo testamento) :)

Anónimo disse...

O assunto merece dois comentários:

1º - É absolutamente inqualificável que um professor/formador, responsável pela estatura intelectual e moral dos seus alunos se esconda, ao abrigo de anonimato dum blog, e aproveitando-se de presença de uma inexperiente estagiária (obviamente causando mágoa profunda em quem espera auxílio e incentivo para a sua futura carreira profissional), para desferir ataques à sua autarquia. Penso que se redimiu bastante na sua segunda intervenção no que diz respeito à estagiária, contudo, se prentende restaurar a sua honra, deverá dar a cara junto dos responsáveis camarários, e a cara a cara expor as suas reinvindicações. Se nao tiver coragem para o fazer, deverá reflectir maduramente sobre a sua vocação que não será seguramente dirigida à educação de crianças.

2º - A alguns dos comentadores que, ou são também jovens inexperientes, ou são adultos cobardes que nunca fizeram nada para além de humilhar os mais fracos e indefesos, apunhalados pelas costas como neste caso.
Sempre ouvi dizer que nada é mais prejudicial para quem trabalha do que a presença daqueles que nada fazem.

saltapocinhas disse...

para o/a "J" (ou será "A?)
(antes de mais, trate do seu problema de dupla personalidade!!)

"cobardia do anonimato"???
este blog é tudo menos anónimo!
anónimos e cobardes sao os seus dois comentários, neste post e no anterior!

quanto à sua querida autarquia, eu não lhe "desfiro ataques"
eu limito-me a relatar exactamente o que se passa. infelizmente, ainda nunca tive motivos para dizer bem, quando tiver fá-lo-ei com certeza!

quer saber como devia funcionar uma autarquia: leia o comentário anterior ao seu!
leia e tire daí as suas ilações!!

Anónimo disse...

gostei do último parágrafo do sr. J: "Sempre ouvi dizer que nada é mais prejudicial para quem trabalha do que a presença daqueles que nada fazem". Ele afinal sabe quão prejudicial nos tem sido esta Câmara.

Anónimo disse...

Realmente o exemplo da CM Ilhavo é espectacular! No ano passado brindaram os alunos com um almoço constituido por batata frita e ovo estrelado no dia mundial da alimentação! Um óptimo exemplo para as crianças!Enquanto em Aveiro, coitadinhos (palavra proferidas por uma Srª Professora!),comeram Peixe assado no forno com batata assada e salada...
Quanto aos lindos panfletos serão fornecidos esta semana (5ªfeira) aos alunos do concelho de Aveiro acompanhados por uma peça de fruta. Sim, porque a Alimentação saudável deve ser comemorada todos os dias e não apenas com iniciativas num único dia. O que parece aos Senhores Professores?

Não Fujas Mais

Não Fujas Mais by Harlan Coben My rating: 4 of 5 stars View all my reviews